Trindade

Romanos 8:9-11 e a Trindade

 

“Vós, contudo, não estais debaixo do domínio da carne, mas do Espírito, se é que de fato o Espírito de Deus habita em vós. Todavia, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. 10Porém, se Cristo está em vós, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. 11E, se o Espírito daquele que ressuscitou dos mortos a Jesus habita em vós, aquele que ressuscitou dos mortos a Cristo Jesus igualmente vos dará vida a seus corpos mortais, por intermédio do seu Espírito que habita em vós.
(Romanos 8:9-11).

Esta passagem é um dos testemunhos frequentemente esquecidos da Bíblia sobre a verdade da Trindade . É claro que Paulo não está ensinando sobre a Trindade nestes versículos, mas quando prestamos atenção vemos que ele está assumindo a Trindade como um terreno comum entre ele e seus leitores. A linguagem da passagem só faz sentido a partir de uma perspectiva trinitária. Observe as frases que Paulo usa para descrever a habitação do Espírito Santo nos crentes:

  • “o Espírito de Deus habita em vóz.”
  • “ter o Espírito de Cristo”.
  • “Cristo está em você.”
  • “o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós”.

Paulo chamou alternadamente o Espírito Santo de “Espírito de Deus” e “Espírito de Cristo”

Isso não faz sentido se Jesus não for Deus. Não falaríamos de forma intercambiável sobre o “Espírito de Deus” e o “Espírito de Miguel Arcanjo”. Não consideraríamos o “Espírito de Deus” como o mesmo espírito que “O espírito daquele professor humano realmente importante”. Na verdade, esta passagem iguala o Espírito de Deus habitando em você com o próprio Cristo habitando em você, o que não é algo que se possa dizer de qualquer homem, anjo ou “ser divino” menor.

No entanto, também há distinções cuidadosas aqui. O Espírito Santo é o Espírito de Cristo, mas Ele também é o Espírito “Aquele que ressuscitou Cristo dentre os mortos”. Assim, o Pai e o Filho se distinguem um do outro. Cristo e Aquele que ressuscitou Cristo dentre os mortos são pessoas distintas e interativas neste contexto. Assim, não estamos falando de uma pessoa que às vezes atua como Pai, às vezes como Filho e outras vezes como Espírito. Estamos falando de um Deus que é Pai, Filho e Espírito ao mesmo tempo e de forma interativa. Um Deus, em três pessoas.

Vemos isso mais adiante no restante do Capítulo. O Espírito intercede a Deus em nosso favor dentro de nós e, portanto, é pessoal e distinto de Deus no céu (Romanos 8:26-27). Jesus está à direita do Pai, e também intercede ao Pai em nosso favor (Romanos 8:34 . Deus está trabalhando todas as coisas juntas para conformar os crentes à imagem de Seu Filho, então vemos uma distinção entre o Pai e o Filho (Romanos 8:28-29). Pai, Filho e Espírito são todos pessoais, distintos e interativos entre si. No entanto, o amor divino do qual não podemos nos separar é chamado alternadamente de amor de Cristo (Romanos 8:35) e amor de Deus (Romanos 8:39).

Novamente, vemos uma unidade de ser e ainda uma distinção pessoal. É verdade que o título “Deus” é geralmente usado para o Pai aqui, mas é igualmente verdade que estamos falando de um Ser Divino que é Pai, Filho e Espírito Santo. Existe um Espírito compartilhado tanto pelo Pai como pelo Filho, e ainda assim esse Espírito é pessoal e intercede em oração a eles. Existe um amor que é ao mesmo tempo o Amor de Deus e o Amor de Cristo. O fato de o Espírito habitar em nós é o mesmo que Cristo habitar em nós, e ainda assim a intercessão do Espírito é distinta da intercessão de Cristo.

O Espírito intercede e Cristo TAMBÉM intercede. Assim, vemos que ao longo desta passagem assume um Deus em três pessoas. Esta passagem depende do pressuposto da doutrina da Trindade para defender seus pontos. Paulo e seus irmãos e irmãs em Roma acreditavam nisso juntos, e assim Paulo pôde escrever livremente construindo sua teologia nesses termos, sem confusão.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia