Doutrinas CristãsObjeções e respostas

A predestinação é um ensinamento bíblico?

Sim, a predestinação é bíblica. Predestinação é o ensinamento de que Deus , desde toda a eternidade, determinou livremente tudo o que deve acontecer. Encontramos isso em Efésios 1:11 que diz: “Nele, fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que cria absolutamente tudo de acordo com o propósito da sua própria vontade,”. Observe que Paulo ensina que a predestinação ocorre de acordo com o propósito de Deus e que Deus faz todas as coisas segundo a sua vontade. O “todas as coisas” significa exatamente isso, todas as coisas.

Voçê até pode dizer que não entende a predestinação, mas não pode dizer que este ensino não é bíblico, pois as escrituras de gênesis a apocalipse falam sobre ela.

  • Predestinação: “Ações de Deus em desejar algo para um resultado específico; também chamada de “preordenação”. Alguns teólogos cristãos, particularmente na tradição reformada, a viram como uma indicação do decreto eterno de Deus pelo qual todas as criaturas são preordenadas para a vida, ou morte eterna. Também pode ser usada como sinônimo de “eleição” e indica a graciosa iniciação de salvação de Deus para aqueles que creem em Jesus Cristo.” 1
  • “A determinação divina dos seres humanos para a salvação eterna ou condenação eterna. A doutrina da predestinação é um ramo, por assim dizer, da doutrina da eleição; a atividade predestinadora de Deus é uma função de sua existência como o Deus eleitor. Embora expressa no Antigo Testamento principalmente como a eleição corporativa do povo de Israel (cf. Dt 7:6–8 ), alguns também estendem a predestinação para incluir Deus tendo decidido antecipadamente os eventos de cada dia na vida de um indivíduo (por exemplo, Sl 139:13–16 ).” 2

A palavra predestinação vem do grego προορίζω, “prooridzo”. A palavra ocorre seis vezes em seis versículos no Novo Testamento.

  1. Atos 4:28 , “para fazer tudo o que a tua mão e o teu propósito predestinou que acontecesse.”
  2. Romanos 8:29-30 , “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; 30 e aos que predestinou , a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.”
  3. 1 Coríntios 2:7 , “mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus predestinou antes dos séculos para nossa glória.”
  4. Efésios 1:5 , “Ele nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.”
  5. Efésios 1:11 , “também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade.”

Olhando para esses versículos, podemos ver que a predestinação revela a grande soberania de Deus e o direito de fazer com Sua criação o que ele deseja. Mas também podemos ver que a predestinação lida com a salvação. Infelizmente, muitos cristãos não aceitam o ensino bíblico sobre a predestinação. Muitos não gostam da ideia de que Deus predestina as pessoas para a salvação, mas o fato é que a Bíblia ensina isso.

Podemos dizer que há duas visões principais sobre a predestinação. Uma é a visão arminiana, de que Deus tem presciência; isto é, ele sabia a quem  escolheria, e esses são aqueles que ele predestinou para a salvação. A outra ideia é sustentada pelos calvinistas que acreditam que Deus soberanamente, por sua própria vontade, predestinou certas pessoas para serem salvas, e sua escolha não é baseada em olhar para o futuro para ver quem o escolheria.

De qualquer forma, a predestinação é encontrada na Bíblia, e é uma doutrina que devemos aceitar. Então, para descobrir qual visão você acha mais bíblica, estude a lista de versículos acima em seu contexto e veja se você acha que Deus predestina de acordo com as escolhas humanas futuras, ou se é pela sua soberana e eterna vontade.

Referências

Referências
1 McKim, Donald K. The Westminster Dictionary of Theological Terms, Segunda edição: Revisado e expandido (Kindle Locations 10944-10947). Westminster John Knox Press. Edição Kindle.
2 Myers, Allen C. O Dicionário Bíblico Eerdmans. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1987.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia