Testemunhas de JeováTrindade

O livro de Judas e a divindade de Cristo

O livro de Judas é um dos livros mais curtos do Novo Testamento, contendo apenas um pequeno capítulo. No entanto, mesmo nessas poucas linhas, Judas consegue adicionar ao vasto testemunho bíblico da divindade de Cristo. Fica evidente, que mesmo nesta pequena carta, que os primeiros cristãos confessaram que Jesus era o único Deus verdadeiro e acreditavam na doutrina bíblica que viria a ser conhecida como a Trindade.

Jesus é Deus

No verso 4 Judas escreveu:

Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo,” (Judas 4).

Tome uma cuidadosa nota da frase final neste verso: “negar o nosso único dominador e Senhor, Jesus Cristo“. A palavra aqui para dominador, é o grego “déspotas” e a palavra para o Senhor é “kurios”. Déspotas é a palavra da qual obtemos palavras em português como “despótico”, e “despotismo”. É uma palavra que reflete autoridade absoluta ou mesmo propriedade. Era uma palavra usada para o chefe de uma casa ou o chefe de um estado que governava com autoridade suprema como se a nação fosse sua casa.1 Deve ser entendido que na cultura romana, o chefe de uma casa tinha autoridade total e real. . Ele até poderia legalmente matar seus próprios filhos simplesmente porque seu comportamento o desagradava, mesmo que seus filhos já fossem adultos e vivessem sozinhos 2 (para não falar do que ele poderia fazer com seus escravos 3).

O termo “despotas” reflete, assim, o poder absoluto. Os judeus frequentemente se referiam a Deus como despotas e rejeitavam a ideia de inclinar o joelho a qualquer outra pessoa como déspota. 4 É significativo, portanto, que Judas se refira a Jesus como “nossos únicos despota”. A palavra grega “kurios” é um pouco mais ampla em uso do que “déspotas”, mas é certamente outra palavra para “mestre” ou Senhor. Foi usado na Septuaginta (uma tradução grega antiga das Escrituras Hebraicas) como um substituto para YHWH (O nome divino de Deus: Jeová, ou Jehová). Também foi, naturalmente, uma palavra usada para vários mestres humanos. Nenhuma dessas palavras é inerentemente um nome divino, mas é muito difícil imaginar um escritor judeu referindo-se a qualquer governante humano como “nosso ÚNICO Dominador [déspotas] e Senhor [kurios]”. No mínimo, usar essas duas palavras juntas e dizer que Jesus é o único é a mais alta expressão possível da autoridade e poder absolutos de Jesus. Quando colocamos as palavras de Judas no contexto, fica claro que Ele está dizendo que Jesus é divino. O versículo seguinte lê:

“Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram,” (Judas 5)

Estas são literalmente as próximas palavras de Judas logo depois de dizer que Jesus é nosso único Mestre e Senhor. Ele confessa a Jesus como o único Senhor, depois lembra que o Senhor salvou o povo do Egito e julgou aqueles que não creram.

É simplesmente inimaginável que Judas passasse a chamar outra pessoa de Senhor ao mesmo tempo em que diz que Jesus é o único Senhor. De fato, muitos dos manuscritos mais antigos nem usam o título de “Senhor” no versículo 5, mas na verdade usam o nome pessoal de Jesus! Isso se reflete em traduções como  ESV em Inglês:

“Now I want to remind you, although you once fully knew it, that Jesus, who saved a people out of the land of Egypt, afterward destroyed those who did not believe,” (Jude 5 ESV)

Há, na verdade, um argumento muito forte para a ideia de que “Jesus” é a leitura original aqui, em vez de “Senhor”. Mesmo se assumirmos que o Senhor é a leitura original, no entanto, o fato de encontrarmos “Jesus” no lugar de “Senhor” nestes primeiros manuscritos aponta para o fato de que os primeiros cristãos entenderam o “Senhor” no versículo 5 como sendo Jesus, como o contexto exige claramente. Isso significa que Jesus é o Senhor que libertou Israel do Egito. Isso também significa que Jesus é o Senhor que julgou os anjos caídos e destruiu Sodoma e Gomorra. De fato, toda a passagem significaria inquestionavelmente que Jesus é Jeová Deus do Antigo Testamento.

Naturalmente, aqueles que não acreditam nessa conclusão fazem todos os esforços para dividir esses versículos. Por exemplo, a Tradução do Novo Mundo das Testemunhas de Jeová assim traduziu os dois versículos:

Minha razão é que certos homens entraram entre vocês que foram há muito tempo nomeados para este julgamento pelas Escrituras; eles são homens ímpios que transformam a benignidade imerecida de nosso Deus em uma desculpa para conduta descarada e que provam ser falsas para nosso único dono e Senhor, Jesus Cristo. Embora você esteja plenamente ciente de tudo isso, quero lembrá-lo de que Jeová, tendo salvado um povo da terra do Egito, destruiu depois aqueles que não demonstravam fé,” (Judas 4-5, TNM)

Observe que mesmo aqui Jesus é chamado de “nosso único dono e senhor”. No verso 5, no entanto, eles quebram a conexão traduzindo “kurios” como o nome pessoal “Jeová” em vez do título “Senhor”. Como mencionei anteriormente, há de fato alguns manuscritos que substituem “kurios” por um nome pessoal neste verso, mas ironicamente é o nome “Jesus” em vez de “Jeová”.

Os tradutores da TNM estão agindo aqui de acordo com a ideologia e não com qualquer evidência no próprio texto. Judas chama Jesus de nosso único despotas e kurios. Ele então continua falando sobre “o kurio”, e faz isso de maneira a mostrar esses kurios agindo como despotas. O Kurios está usando Sua suprema autoridade para julgar e até mesmo matar aqueles que estão agindo contra Seus mandamentos. Mudar “o kurios” do verso 5 para um “kurios” diferente do que o do verso 4, destrói completamente todo o fluxo do argumento no texto. As evidências na gramática, no fluxo do contexto e nos primeiros manuscritos todos apontam juntos em uma direção: Jesus é o Senhor do versículo 5, o que significa que Jesus é Jeová.

Judas e a Trindade

Judas não apenas reflete uma crença clara em Jesus como Jeová, mas o faz de maneira trinitária. Judas claramente distingue Deus Pai e Jesus um do outro no versículo 1 e novamente no versículo 25. Judas até faz uma admoestação trinitária aos seus leitores nos versículos 20-21:

” Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna,” (Judas 20-21)

Judas distingue claramente entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ele apresenta todos os três como presentes e ativos, e nossa santa fé para a vida eterna depende de cada uma dessas pessoas divinas.

Tudo em Judas aponta para um monoteísmo consistente com o restante das escrituras. Ele não está ensinando três divindades separadas. Judas acredita em um só Deus. No entanto, ele fala dessa devoção monoteísta em termos do Pai, Filho e Espírito Santo como três pessoas distintas.

Ele está comunicando a mesma fé que os cristãos sempre comunicaram; que existe um Deus que existe em três pessoas distintas, co-iguais e co-eternas. Esse Deus trinitário é o objeto do que o próprio Judas chama de fé “uma vez por todas entregue aos santos.” 

1.Richard Bauckham, Jude and the early relative of Jesus in the Early Church (T&T Clark, 1990) 303-304

2.Jo-Ann Shelton, As the Romans Did: 2nd Edition (Oxford University Press, 1998) 17

3.ibid, 173-174

4.Richard Bauckham, Jude and the early relative of Jesus in the Early Church (T&T Clark, 1990) 304

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia