CristianismoTestemunhas de JeováTrindade

A Trindade antes de Nicéia

Há uma afirmação constante de muitos críticos do cristianismo bíblico que os cristãos antes do Concílio de Nicéia, em 325 dC, não acreditavam na doutrina da Trindade.

Teorias de conspiração abundam sobre esse concílio, alegando falsamente que (ou Constantino, o imperador romano da época) supostamente inventou a doutrina e a forçou em todas as igrejas. Alguns (como as Testemunhas de Jeová) vão ainda mais longe. Eles afirmam que o Concílio de Nicéia em si não afirmou a Trindade, e isso foi inventado e forçado na igreja em uma data posterior. Eles argumentam que o Credo Niceno não é claramente trinitariano porque não enfatiza o Espírito Santo o suficiente para sua aceitação.

 O credo realmente afirma a crença no Espírito Santo ao lado da crença no Pai e no Filho depois de entrar em grandes detalhes sobre a plena divindade, unidade e distinção tanto do Pai quanto do Filho. Além disso, o contexto de Nicéia era uma controvérsia sobre a natureza do Filho, em vez do Espírito, de modo que a ênfase excessiva em um e não no outro faz sentido no contexto, mas isso não é suficiente para satisfazer tais críticos. Qualquer que seja a variação desse mito, a insistência comum é que a Trindade foi desenvolvida por algum concílio da igreja tardia ou por algum imperador pagão nefasto que sequestrou o cristianismo.

A suposição parece ser a de que se os cristãos ainda não estivessem usando fórmulas específicas da doutrina da Trindade como temos hoje, então isso deve significar que ninguém naquele tempo acreditava em tal doutrina. Aparentemente, não é suficiente para os escritores terem falado ou aludido à doutrina naturalmente no curso das discussões normais, eles devem ter colocado isso em uma única declaração isolada ou a doutrina não estava lá. Este padrão é raramente, ou nunca, aplicado a qualquer outra doutrina. Tal insistência é, de fato, falaciosa.

 Pode-se ler os escritos da igreja primitiva por si mesmos e ver com que frequência os vários aspectos da doutrina da Trindade são abertamente expressos ou claramente assumidos por muitos desses escritores, mesmo que eles não repitam uma fórmula concisa e estabeleçam a doutrina em um parágrafo único em um único lugar. Ainda assim, é importante notar também que a doutrina da Trindade foi exposta exatamente no tipo de fórmula breve que tais críticos exigem nos escritos de pelo menos um líder da igreja primitiva antes do tempo de Constantino ou dos concílios da igreja. Entre 260-270 d.C. (mais de cinquenta anos antes do Concílio de Nicéia e, de fato, antes do nascimento do Imperador Constantino) Gregório Taumaturgo escreveu em sua breve obra: “Uma Declaração de Fé”:

Existe um Deus, o Pai da Palavra viva, que é a Sua Sabedoria e Poder subsistentes e Imagem Eterna: perfeito Criador do perfeito Gerado, Pai do Filho unigênito. Há um Senhor, Somente do Único, Deus de Deus, Imagem e Semelhança da Deidade, Palavra Eficiente, Sabedoria compreensiva da constituição de todas as coisas, e Poder formativo de toda a criação, verdadeiro Filho do Verdadeiro Pai, Invisível do Invisível, e Incorruptível do Incorruptível e Imortal do Imortal e Eterno do Eterno. E há um Espírito Santo, tendo Sua subsistência de Deus, e sendo manifestado pelo Filho, para os homens: Imagem do Filho, Imagem Perfeita do Perfeito; Vida, a causa dos vivos; Fonte Sagrada; Santidade, o Fornecedor, ou Líder, de Santificação; em quem se manifesta Deus o Pai, que está acima de tudo e em todos, e Deus o Filho, que é por todos. Há uma Trindade perfeita, na glória, na eternidade e na soberania, nem dividida nem alienada. Portanto, não há nada criado ou em servidão na Trindade; nem qualquer coisa superinduzida, como se em algum período anterior não existisse, e em algum período posterior ela foi introduzida. E assim nem o Filho jamais foi desejado ao Pai, nem o Espírito ao Filho; mas sem variação e sem mudança, a mesma Trindade habita sempre.” 

Como se pode ver aqui, o Pai, o Filho e o Espírito são corretamente distinguidos uns dos outros e colocados em relação eterna uns com os outros.

Eles também são declarados como um ser perfeito, indiviso e eterno; incriado e imutável. A Doutrina da Trindade foi assim claramente articulada clara, sistemática e concisamente pelos cristãos antes do Concílio de Nicéia ou qualquer possível influência do Imperador Constantino

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia