Salvação

Há prova bíblica de que os cristãos não podem perder a salvação?

Há prova bíblica de que os cristãos não podem perder a salvação?

Sim, e é encontrada nas palavras de Cristo. A vontade do Pai é de que Jesus não perca ninguém. Portanto, uma vez salvos, salvos para sempre.

  • “E aquele que me enviou está comigo; não me tem deixado só; porque faço sempre o que é do seu agrado” (João 8:29).
  • “E esta é a vontade do Pai, o qual me enviou: que Eu não perca nenhum de todos os que Ele me deu, mas que Eu os ressuscite no último dia” (João 6:39).

Destes dois versículos, podemos aprender várias coisas.

Primeiro, aqueles que são cristãos foram dados ao Filho pelo Pai. Sabemos que este é o caso porque Jesus disse em João 6:37, Deus Pai deu um grupo seleto de pessoas ao Filho. Nem todas as pessoas são dadas ao Filho. Para mais informações sobre isso, veja O que significa que o Pai deu pessoas ao Filho?

 “Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim eu certamente não lançarei fora” 

Deus Pai deu um grupo seleto de pessoas ao Filho. Nem todas as pessoas são dadas ao Filho. Para mais informações sobre isso, veja O que significa que o Pai deu pessoas ao Filho?

Segundo, em João 8:29 Jesus nos disse que ele sempre faz a vontade do Pai porque ele diz que ele sempre faz as coisas que são agradáveis ​​a Ele. Então, Jesus nunca pode deixar de fazer a vontade do Pai. Se ele deixa de fazer, então ele teria pecado.

Terceiro, vemos em João 6:39 que Jesus disse que é a vontade do Pai de que todos os que foram dados a Jesus, ele “não perca nenhum, mas os ressuscite no último dia”. Disto, podemos concluir que Jesus não pode perder ninguém e que aqueles que são dados a ele pelo Pai também serão ressuscitados. Esses são os crentes, porque Jesus diz em João 6:37,

 “Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”.

 Portanto, o contexto significa que aqueles que são ressuscitados são crentes e está falando da ressurreição para a glória — que ocorre no “último dia” (João 6:44;11:24). Então, é a vontade do Pai que aqueles que são dados a Jesus…

  • Jesus não perderá ninguém
  • Jesus os ressuscitará no último dia

Se as pessoas perdem a salvação, então Jesus falha em fazer a vontade do Pai, tanto perdendo algumas quanto não as ressuscitando. Se Jesus falhasse em fazer isso, ele teria pecado; mas Jesus não pode pecar. Portanto, devemos necessariamente concluir que Jesus não apenas fará a vontade do Pai não perdendo ninguém que lhe foi dado, mas que ele também fará a vontade do Pai ressuscitando essas mesmas pessoas para a glória eterna. Então, se as pessoas podem perder a salvação, necessariamente concluímos que Jesus falharia em fazer a vontade do Pai ressuscitando-as. Mas isso não pode ser. Portanto, os cristãos não podem perder sua salvação. Simples, não é? Ainda assim, as objeções permanecem.

A vontade do Pai nem sempre é feita

É verdade que a vontade do Pai nem sempre é feita. Por exemplo, Deus não quer que as pessoas pequem, mas elas pecam. Mas João 8:29 e João 6:39 não são sobre aqueles que falham em fazer a vontade do Pai. são sobre Jesus que sempre faz a vontade do Pai. Portanto, esta passagem, e particularmente João 6:39, não pode significar que a vontade do Pai não é realizada por Jesus.

Ressuscitá-los no último dia não é somente para os cristãos

É verdade que todas as pessoas serão ressuscitadas no Dia do Julgamento. Os ímpios serão julgados e lançados na condenação eterna e os justos na vida eterna; mas no contexto do que Jesus está falando, dos ressuscitados são apenas os crentes, dê uma olhada nos seguintes versículos:

  • “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia,” (João 6:44).
  • “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:54).

Em João 6:44, Jesus está falando daqueles que vêm a ele. Esses são os crentes. Em João 6:54, ele diz que aqueles que têm vida eterna, Ele ressuscitará no último dia. Portanto, o contexto está falando da ressurreição do crente para a glória.

Você pode se perder

Algumas pessoas transferem o fardo da responsabilidade de Cristo para o cristão quando se trata de não se perder. Elas dizem que Jesus não perderá ninguém, mas a pessoa pode se perder. Portanto, não é Jesus quem está perdendo, mas o indivíduo que se rebela contra Deus. Essa objeção não pode funcionar porque se alguém se afastasse de Cristo (se isso for possível depois de ser regenerado), então Jesus falharia em ressuscitar aqueles que lhe foram dados por Deus Pai.

Observe que em João 6:39 a vontade do Pai é que todos os que foram dados ao Filho sejam ressuscitados no último dia. Novamente, Jesus disse que ele sempre faz a vontade do Pai. Então, Jesus deve ressuscitá-los (para a glória) no último dia, ou ele falhou mesmo que “eles se percam”. Jesus está realizando a ação da ressurreição porque ele diz isso em João 6:40“… e eu mesmo o ressuscitarei no último dia.” Então, se uma pessoa pode “perder a si mesma”, então Jesus não será capaz de fazer a vontade do Pai ressuscitando para a glória aquela pessoa que lhe foi dada pelo Pai. Novamente, isso significaria que Jesus falhou em fazer a vontade do Pai, o que não pode acontecer.

Há escrituras que nos dizem que podemos perder nossa salvação

Se a análise das palavras de Jesus acima estiver correta, então não pode haver Escrituras para nos dizer que perdemos nossa salvação porque a Bíblia não se contradiz. Se alguém ainda afirma que a salvação pode ser perdida, então ele deve abordar o que Cristo diz em João 8:29 João 6:39 . No entanto, a Bíblia deve ser entendida como um todo; e se temos um conjunto de versículos sobre o assunto da segurança eterna e um conjunto de Escrituras só pode ser interpretado de uma maneira, e outras Escrituras podem ser interpretadas de maneiras diferentes, então as últimas devem ser interpretadas de uma maneira consistente com as primeiras. Caso contrário, estamos colocando Escritura contra Escritura.

João 6:37-40

Quando examinamos João 6:39 no contexto, podemos ver ainda mais claramente que ninguém será perdido. Codifiquei os versículos por cores para destacar conceitos relacionados para ajudar na explicação.

João 6:37-40
37 “Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
38 “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
39 “A vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas o ressuscite no último dia. 40 “Porque esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vir o Filho e nele crê tenha a vida eterna, e eu mesmo o ressuscitarei no último dia .”

No versículo 37 Jesus diz que não lançará fora nenhum que venha a ele. No versículo 38 Jesus está nos dizendo que veio do céu para fazer a vontade do Pai. No versículo 39 Jesus nos diz que a vontade do Pai é que ele não perca ninguém e que ele também os ressuscite no último dia. No versículo 40 Jesus continua a nos dizer a vontade do Pai que é a de todos os que contemplam o Filho e creem nele terão vida eterna e que Jesus também os ressuscitará no último dia.

Então, Jesus veio do céu para fazer a vontade do Pai (v. 38). A vontade do Pai é que Jesus não perca ninguém (v. 39), que todos os que creem em Jesus tenham vida eterna (v. 40), e que Jesus também os ressuscite no último dia (v 39, 40). Se Jesus falha em cumprir a vontade do Pai ao perder alguns, então Jesus também não cumpre a vontade do Pai que diz que quando alguém crê em Cristo, tem vida eterna?

 Nenhuma das duas coisas faria sentido. Se alguém crê em Jesus, ele tem a vida eterna. Mas se é verdade que alguns estão perdidos, então Jesus não cumpriu a vontade do Pai ao não perder nenhum, ao não os ressuscitar no último dia e também ao não lhes dar vida eterna. Não faz sentido.

Deus Pai falha?

Se alguns dos que são dados a Jesus pelo Pai acabam se perdendo, então isso não significaria que o próprio Deus Pai falhou porque alguns dos que o Pai decidiu dar ao Filho para que o Filho guardasse acabaram se perdendo?

O Pai, em toda a sua onisciência, não sabe quem dar ao Filho para que não se percam?

E o Pai também sabe que o Filho realizará Sua vontade e não perderá nenhum? Claro que sabe. O Filho não sabe como realizar a vontade do Pai e guardar aqueles que lhe foram dados? Claro que sabe.

 Então, dizer que alguns dos que foram dados ao Filho por Deus Pai se perderão é acusar Deus Pai de cometer um erro em seu julgamento de em quem confiar aqueles que ele escolheu para ter a vida eterna.

Você vê o problema gigantesco que é colocado aos pés daqueles que diriam que podem perder sua salvação ao dizer que precisam guardar a lei e/ou permanecer fiéis? Os versículos dos quais estamos falando aqui falam da obra e da vontade de Deus Pai dando ao Filho um grupo especial de pessoas. Se elas podem ser perdidas, então Jesus falhou em fazer a vontade de Deus Pai; e isso também significaria que Deus Pai cometeu um erro ao dar essas ao Filho para mantê-las em segurança.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia