Aborto

O aborto e a Igreja Primitiva

Embora a Bíblia não mencione explicitamente o aborto pelo nome, as Escrituras deixam claro que é errado matar um ser humano inocente e que os não nascidos são seres humanos dignos dessa proteção. Portanto, a Bíblia certamente proíbe o aborto. É valioso portanto, notar que o aborto foi entendido como um grande pecado desde o início do cristianismo, até o tempo em que o Novo Testamento foi escrito. Podemos estabelecer isso através de várias linhas de evidências.

O contexto judaico

Os primeiros cristãos, incluindo os próprios autores do Novo Testamento, eram judeus do primeiro século. O alvorecer da Nova Aliança na morte e ressurreição de Jesus mudou sua relação com a lei e os afastou de certas tradições judaicas específicas de seus dias. Ainda assim, a ética dos Apóstolos em questões como a moralidade sexual, evitando toda a idolatria e renunciando ao derramamento de sangue dos inocentes, estava profundamente enraizada na revelação do Antigo Testamento e foi compartilhada por outros judeus de seu tempo.

É certamente digno de nota que as várias seitas e divisões do judaísmo do primeiro século parecem ter concordado que as Escrituras proíbem o aborto mesmo que discordassem em tantas outras questões de interpretação. Por exemplo, o historiador judeu do primeiro século, Josefo, registrou que:

A lei, além disso, nos ordena a educar toda a nossa prole e proíbe as mulheres de causar aborto do que é gerado, ou de destruí-lo depois; e se qualquer mulher parecer ter feito isso, ela será uma assassina de seu filho, destruindo uma criatura viva e diminuindo a humanidade ” (Josefo, Contra Apion, Livro 2, Capítulo 25, Seção 202).

O Talmude Babilônico também relata uma interpretação de Gênesis 9: 6 e a proibição contra o derramamento de sangue humano pelo rabino Ismael (final do primeiro / início do segundo século):

Sob a autoridade do rabino Ismael, foi dito: [Um assassino é executado] até pelo assassinato de um embrião. Qual é a razão  rabino Ismael? Porque está escrito: Aquele que derramar o sangue do homem dentro de um homem, seu sangue será derramado. O que é um homem dentro de um homem? Um embrião no ventre de sua mãe” (Talmud Babilônico, Sanhedrin 57b).

Embora o argumento do rabino Ismael seja um tanto inventivo e baseado em um jogo de palavras com o hebraico original que talvez não achemos convincente hoje, ele ainda demonstra concretamente que o feto era entendido como um ser humano vivo. Seu argumento só funciona porque ele e aqueles com quem está falando concordam que um embrião é um ser humano vivo dentro de outro humano vivo. O fato de o Talmud registrar essa interpretação significa que a antiga tradição rabínica a considerava como lei oral canônica.

O livro de Enoque descreve

“a destruição do embrião no ventre que pode passar”, como sendo literalmente inspirado por um demônio (1 Enoque 69:12). O livro de Enoque representa uma vertente completamente diferente do judaísmo do que Josefo ou rabino Ismael, mas concorda com eles sobre o mal do aborto. Este livro era bem conhecido pelos primeiros cristãos. O livro do Novo Testamento de Judas até faz alusão a ele. Os cristãos não viam o livro como inspirado ou autoritário, é claro, mas a consciência deles e a visão positiva de alguns de seus ensinamentos são dignos de nota.

Uma obra visionária apocalíptica judaica conhecida como Oráculos Sibilinos (escrita em algum momento entre 100 aC e 100 dC) diz;

Aqueles que licenciosamente corromperam a carne; e todos os que libertaram o cinto da donzela por sexo secreto; e todos os que causaram abortos; e todos os que ilegalmente rejeitam seus descendentes assim como os feiticeiros e feiticeiras; a ira do Deus celestial e imortal conduza tudo isso contra um pilar em torno do qual, em um círculo, flui um interminável rio de fogo “(Sibylline Oracles, 2.280-84).

Entre os judeus helenísticos (judeus de língua grega que vivem fora das terras judaicas) foram feitas observações como:

Não permita que uma mulher destrua o feto em sua barriga, nem depois do parto o atinja diante dos cães e dos abutres como presa” (Pseudo-Phocyclides, versos 184-185).

A comunidade judaica como um todo viu na ética bíblica uma clara proibição contra a prática do aborto. Isso é suficiente para mostrar que esse entendimento da Bíblia não é o resultado das sensibilidades modernas. Também nos dá razão para pensar que, uma vez que não há ensinamento do Novo Testamento ou escrita cristã primitiva repudiando esta interpretação, os apóstolos e os primeiros cristãos provavelmente teriam compartilhado essa convicção. Esta suposição é ainda confirmada quando olhamos para os primeiros escritos cristãos.

A primeira testemunha cristã

Um dos primeiros documentos cristãos fora do Novo Testamento é uma obra conhecida como “Didaque” (final do primeiro / início do segundo século). O Didaque é uma coleção de ensinamentos sobre conduta cristã e prática da igreja que remontam, se não à própria era apostólica, pelo menos muito próxima a ela. E relata o mandamento claro:

Não matarás uma criança por aborto nem matarás o que é gerado” (Didaque capítulo 2).

A chamada “Epístola de Barnabé” (início do segundo século) preserva quase o mesmo mandamento:

Não matarás a criança procurando o aborto; nem a destruirás depois que ela nascer” (Epístola de Barnabé, capítulo 19).

Da mesma forma, no início do século II “Epistle to Diognetus”, o estilo de vida cristão é descrito, incluindo a declaração:

Eles geram filhos; mas eles não destroem a sua descendência. Eles têm uma mesa comum, mas não uma cama comum. Eles estão na carne, mas eles não vivem segundo a carne”, (Epístola a Diogneto, capítulo 5).

Como os “Oráculos Sibilinos” judaicos, o apócrifo Apocalipse de Pedro do século II descreve o julgamento eterno sobre aqueles que cometem abortos:

E perto daquele lugar vi outro lugar estreito no qual o sangue e a imundícia dos que estavam sendo castigados desciam e se tornavam ali como se fosse um lago; e ali estavam sentadas mulheres com o sangue ao pescoço, e defronte delas sentou muitas crianças que nasceram para eles fora do devido tempo, chorando; e saíram delas centelhas de fogo e feriram as mulheres nos olhos; e estas foram as que foram as malditas que conceberam e causaram o aborto ” (Apocalipse de Pedro, versículo 25).

 

Mais tarde, no segundo século, um apologista cristão chamado Atenágoras escreveu:

Dizemos que as mulheres que usam drogas para provocar o aborto cometem assassinatos e terão que prestar contas a Deus pelo aborto” (Athenagoras, A Plea for the Christians, capítulo 35).

 

E o teólogo latino, Tertuliano, explicou:

No nosso caso, assassinato sendo proibido de uma vez por todas, não podemos destruir nem mesmo o feto no útero, enquanto o ser humano ainda deriva sangue de outras partes do corpo para seu sustento. Impedir um nascimento é matar, nem importa se você tira uma vida que nasce, ou destrói uma que está chegando ao nascimento. Esse é um homem que vai ser um; você já tem o fruto em sua semente(Tertuliano). , Pedido de desculpas, capítulo 9).

Assim, as vozes da igreja primitiva resistem unanimemente ao aborto, quer olhemos para as tradições populares, para os primeiros estudiosos cristãos, ou mesmo para os bizarros trabalhos apócrifos.

Conclusão

Longe de ser uma imposição sobre o texto pelos leitores modernos, os primeiros cristãos e a cultura judaica circundante, na qual os escritores do Novo Testamento viviam e escreviam, entenderam a Bíblia proibindo o aborto e defendendo a santidade da vida humana no útero, bem como depois do nascimento.

Aqueles que negam que este é um claro ensino bíblico e que tentam justificar o aborto são aqueles que estão impondo suas ideologias sociopolíticas modernas ao texto.

A leitura fiel da Bíblia leva à conclusão de que os nascituros são vidas humanas sagradas feitas à imagem de Deus e que são preciosas bênçãos para serem estimadas e protegidas, não para serem destruídas. Os cristãos sempre souberam disso.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia