Doutrinas CristãsObjeções e respostas

O que são eleição e predestinação?

Eleição e predestinação são ambos ensinamentos bíblicos. A palavra “predestinação” em português é traduzida da palavra grega proorizo ​​que significa 1) predeterminar, decidir de antemão; 2) no NT, Deus decretando desde a eternidade; 3) preordenar, designar de antemão. 1 Predestinação, então, é o ensinamento bíblico de que Deus predestina certos eventos e pessoas para realizar o que Ele deseja. A palavra proorizo ​​ocorre seis vezes no Novo Testamento, cada vez demonstrando que Deus é aquele que está preordenando e realizando certos eventos:

  1. Atos 4:28, “para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho predeterminaram que se fizesse
  2. Romanos 8:29, “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
  3. Romanos 8:30, “e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.”
  4. 1 Co.2:7, “mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus predestinou antes dos séculos para nossa glória.”
  5. Ef.1:5, “Ele nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.”
  6. Ef.1:11, “também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade.”

Você também deve notar que Deus predestina as pessoas como Rm. 8:30 e Ef. 1:5,11 demonstram. Há, no entanto, controvérsia quanto à natureza dessa predestinação. No campo reformado (calvinista), a predestinação inclui indivíduos. Em outras palavras, a doutrina reformada da predestinação é que Deus predestina quem Ele quer que seja salvo e que sem essa predestinação, ninguém seria salvo. O campo não reformado afirma que Deus predestina as pessoas para a salvação, mas que essas pessoas escolhem livremente seguir a Deus por conta própria. Em outras palavras, na perspectiva não reformada, Deus está reagindo à vontade dos indivíduos e os predestinando somente porque eles escolheram a Deus, enquanto a posição reformada afirma que as pessoas escolhem a Deus somente porque Ele as predestinou primeiro.

Eleição

A palavra “eleição” ou “eleito” vem da palavra grega eklectos e ocorre cerca de 25 vezes no Novo Testamento. Ela significa “escolher, escolher, selecionar ou escolher para si mesmo, escolher um dentre muitos.” 1 Aquele que faz a escolha, a eleição, é Deus.

  1. João 13:18, “Não falo de todos vocês. Eu conheço os que escolhi; mas é para que se cumpra a Escritura: ‘Aquele que come do meu pão levantou contra mim o seu calcanhar.”
  2. Ef. 1:4, “Ele nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele.”
  3. 1 Timóteo 5:21, “Eu te conjuro solenemente, na presença de Deus, de Cristo Jesus e dos seus anjos escolhidos, que guardes estes princípios sem parcialidade, nada fazendo com parcialidade.”

Novamente, há debate dentro do cristianismo quanto aos meios e propósitos da eleição de Deus.

Alguns dizem que Deus elege indivíduos e outros dizem que Ele elege apenas nações e/ou grupos de pessoas. Se Deus elege indivíduos, isso significa que Deus os está predestinando, elegendo-os para a salvação e Ele não está elegendo outros. Isso não agrada a muitos cristãos. Por outro lado, alguns cristãos afirmam que Deus elege com base em uma presciência do que um indivíduo fará.

Seja qual for o lado em que você acredita, lembre-se de que predestinação e eleição são conceitos bíblicos. Você também deve se lembrar de que, como você acredita ou não em predestinação e/ou eleição não afeta sua salvação. Portanto, você deve ser gracioso com outros cristãos que diferem de você neste assunto.

Referências
1 ↑ Strong, J., Strong’s Exhaustive Concordance of the Bible, edição eletrônica, Ontário: Woodside Bible Fellowship, 1996, GK4309

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia