Testemunhas de Jeová

As testemunhas de Jeová e a Ressurreição de Jesus

Por – Matt Slick 

A organização Torre de Vigia diz que Jesus não ressuscitou dos mortos no mesmo corpo em que morreu (Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, pg. 143-44). Em vez disso, eles dizem que Ele ressuscitou como criatura espiritual, e que o corpo material de Jesus foi levado por Deus Pai. Portanto, eles negam a ressurreição física de Cristo. Isso é importante?  Sim, definitivamente!

1 Co. 15:14 diz; ” E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé  E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não são ressuscitados Porque, se os mortos não são ressuscitados, também Cristo não foi ressuscitado.   E, se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais nos vossos pecados.“.

É óbvio que a doutrina da ressurreição de Jesus é um elemento vital e essencial do cristianismo, mas e quanto o ensino das Testemunhas de Jeová? Eles estão corretos na sua avaliação de negar a ressurreição física e corporal de Jesus. A resposta é um definitivo “Não

É óbvio de que pelas próprias palavras de Jesus em João 2:19-21 que Ele iria levantar-se dos mortos:

Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo.

João 2:19-21 é uma clara profecia de Cristo. Note-se que Ele disse que levantaria “este templo.” João, o apóstolo, esclarece para nós que “este templo” era na verdade o  corpo físico de Jesus. Portanto, o corpo físico de Jesus foi ressuscitado dentre os mortos. Muito simples. No entanto, as Testemunhas de Jeová não acreditam nas próprias palavras de Jesus.

A fim de ajudá-lo a detectar os erros da Torre de Vigília e a refutar os argumentos, eu compilei a seguinte lista de argumentos usados pelas Testemunhas de Jeová para apoiar a sua herética posição.

1.Eles gostam de usar 1 Pe. 3:18 onde  diz que Cristo foi “condenado à morte na carne, mas vivificado no espírito”, como uma tentativa de mostrar que Jesus não ressuscitou fisicamente, mas como um tipo de criatura espiritual.

Este versículo não diz que Ele ressuscitou como uma criatura espiritual. Ele diz que foi “vivificado no espírito”. O que isso significa? Simplesmente significa que Jesus ressuscitou em um corpo imperecível. Isto é o que 1 Co. 15: 35-45 diz quando se refere ao corpo como sendo semeado corruptível, mas ressuscitarão incorruptíveis; semeado em desonra e ressuscitado em glória; semeado corpo natural e ressuscitado corpo espiritual, etc. Jesus era o “último Adão” – um espírito vivificante. Paulo está tipificando a ressurreição do corpo. Nesta passagem Paulo está falando sobre a ressurreição de todas as pessoas. Todos os cristãos serão ressuscitados em corpos físicos. Diz-se o mesmo de Jesus.

2. A Bíblia diz que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus (1 Co. 15: 44-50). Portanto, o corpo físico de Jesus não poderia ter sido ressuscitado, pois contradiria este versículo.

O que as Testemunhas de Jeová não percebem é que, depois de sua ressurreição Jesus disse:

Toque-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.” (Lucas 24:39). Você deve notar que Jesus não disse: “carne e sangue.” Ele disse: “carne e osso”. Isso ocorre porque o sangue de Jesus foi derramado na cruz. A vida está no sangue, e é o sangue que purifica do pecado:

“Porque a vida da carne está no sangue, e eu dei a vocês sobre o altar para fazer expiação pelas nossas almas; pois é o sangue que faz expiação para a alma “. (Lv. 17:11). Veja também, Gn. 9:4Dt. 12:23; e  João 6:53-54. Jesus estava mostrando que Ele era diferente. Ele tinha um corpo, mas não um corpo de carne e sangue. Era de carne e ossos.

3. As Testemunhas de Jeová ensinam que Jesus se manifestou de diferentes formas físicas, a fim de convencer os discípulos  de que Ele tinha ressuscitado.

Este argumento é falho por várias razões.

Em primeiro lugar, isso significaria que Jesus estava enganando seus discípulos ao fazê-los acreditar que seu corpo ressurreto era de carne e ossos quando na verdade não era.

Segundo: Desconsidera o ensino claro do próprio Jesus que disse que seu próprio corpo seria levantado. Ele disse em João 2:19-21, “Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias?  Mas ele falava do santuário do seu corpo.”

Terceiro: Jesus disse que Seu corpo seria ressuscitado. As Testemunhas de Jeová negam claramente as  próprias palavras de Jesus.

Quarto, 1 Tm. 2:5 diz: “Porque há um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” Jesus diz ser um homem –  Se Ele não ressuscitou fisicamente, então como poderia ele ser um homem?

4. Jesus se manifestou com corpos diferentes depois da ressurreição – da mesma forma que os anjos tomaram forma humana no Antigo Testamento, a fim de mostrar aos discípulos que Ele havia ressuscitado.

Novamente isso contradiz o que Jesus disse em João 2:19-21 que Ele iria levantar-se dos mortos fisicamente. Além disso, Jesus não é um anjo, ao contrário do que as Testemunhas de Jeová acreditam. Jesus era Deus encarnado (João 8:58; João 1:1,14; Cl. 2:9; Fp. 2:5-8).

As Testemunhas de Jeová ensinam que Jesus não ressuscitou dos mortos no mesmo corpo em que morreu. Esta é uma doutrina perigosa que contradiz a Bíblia e condena aqueles que nela acreditam a destruição eterna, porque está negando sua ressurreição física, que é a prova de que ele venceu a morte. As Testemunhas de Jeová precisam manter em mente as palavras de Jesus quando disse: “Derribai  este templo e em três dias, eu o levantarei“. (João 2:19). Uma vez que  João disse que Ele estava falando de seu corpo, então deve ser verdade; Jesus ressuscitou dos mortos no mesmo corpo em que morreu. Além disso, em Sua ascensão várias pessoas assistiram Cristo ascender para estar com o Pai. É por isso que se pode dizer que Jesus cristo homem, é o mediador entre Deus e os homens. (1 Tm. 2:5). Não é um anjo ou uma criatura espiritual que é o mediador. É Jesus Cristo homem

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia