Testemunhas de Jeová

O nome Jeová foi removido do Novo Testamento? 

Por Luke Wayne 

 A Tradução do Novo Mundo das Testemunhas de Jeová frequentemente  insere o nome Jeová no Novo Testamento.  Eles justificam  isso alegando que o Novo Testamento original continha esse nome. Eles insistem que todos os nossos manuscritos, traduções e citações do Novo Testamento, através de toda a história da Igreja, desde os primeiros anos do cristianismo, são todos corruptos. Eles acreditam que os escribas alteraram as leituras originais que continham o nome de Jeová.  

Todos os manuscritos do Novo Testamento (e até mesmo os manuscritos do Antigo Testamento ) fornecem evidências contra essa teoria.  

Não há evidências físicas e históricas para essa alegação. Eles, portanto, tentam encontrar um argumento lógico que talvez anule o peso da evidência material contrária fazendo a seguinte afirmação: 

 “Visto que as Escrituras Gregas Cristãs eram uma adição inspirada às Sagradas Escrituras Hebraicas, o súbito desaparecimento do nome de Jeová do texto pareceria inconsistente.” 1 

 Seria inconsistente os escritores do Novo Testamento referirem-se ao Todo Poderoso como “Pai”, “Senhor”, “Mestre” e “Deus”, mas nunca usar o nome pessoal “YHWH” como a maioria dos Escritores do Antigo Testamento fizeram? 

 Temos que supor, contra todas as evidências materiais, que os apóstolos devem ter escrito o nome de Jeová em seus escritos, porque muitos dos profetas o fizeram?  

 Não, isso não é  uma conclusão necessária. 

 Primeiro de tudo, nem todos os escritos do Antigo Testamento contêm o nome de YHWH. O livro de Ester, por exemplo, não contém. 

 O livro de Cântico de Salomão só pode ser dito usar o nome de Deus de uma forma muito derivada como um pedaço de outra palavra, e até isso é contestado. 2  Também devemos lembrar que os Salmos eram todos  composições individuais e só mais tarde foram compilados em um livro. Considerados como escritos separados, muitos dos Salmos são obras do Antigo Testamento que não contêm o nome YHWH, como Salmos 43., 45, 49, 52, 53, 60, 61, 63, 65, 67, 82 e 114. Os escritores inspirados das escrituras hebraicas certamente usaram o nome divino na maioria de suas obras, mas não o fizeram em todos os documentos inspirados que eles escreveram.  

 Você não pode então dizer que, escrever uma carta ou um livro de história sem usar o nome de Deus, como aqueles que compõem o Novo Testamento, é mais inconsistente do que um livro de história como Ester ou um poema inspirado como o Salmo 43. 

 De fato, a abordagem da Tradução do Novo Mundo aos Salmos é um grande exemplo do fato de que eles não estão realmente preocupados com o padrão que os autores do Antigo Testamento usaram em relação ao nome divino. Em vez disso, eles estão impondo um padrão de sua própria criação e alterando os escritos do Antigo e do Novo Testamento para ajustá-lo a este padrão. Por exemplo, os Salmos 44, 51, 57 e 66 também não possuem o nome YHWH no texto hebraico. Em vez disso, eles chamam Deus pelo título “Adonay” ou “Senhor”. Os tradutores das Testemunhas de Jeová, no entanto, ignoram o hebraico e inserem o nome Jeová nesses lugares como bem entendem. Parece que não importa que o salmista realmente tenha escrito Senhor, os publicadores da Torre de Vigia acreditam que ele deveria ter escrito “YHWH”. 

Em um exemplo ainda mais interessante, o Salmo 53 não contém o nome YHWH ou mesmo a palavra “SENHOR”, mas eles inserem o nome “Jeová” no lugar da palavra “Elohim” ou “Deus”.

 Já nos manuscritos do Mar Morto, o hebraico nesta passagem diz claramente “Deus”. A Septuaginta grega se traduz com a palavra “Theos“, a palavra grega para “Deus”. O Espírito Santo, através do autor do Salmo, escolheu claramente a palavra “Deus” quando escreveu esta passagem, mas os tradutores das Testemunhas de Jeová aparentemente acreditam que “Jeová” teria sido uma escolha melhor, então corrigiram o erro do escritor divinamente inspirado.  Os próprios salmistas não cumprem os padrões das Testemunhas de Jeová no uso do nome divino. 

 Finalmente, também não é certo chamar os escritos do Novo Testamento de “uma adição inspirada aos escritos do Antigo Testamento”. Quando os profetas escreveram depois que Moisés deu os livros da Lei, eles não estavam tentando acrescentar à Lei.   Eles estavam criando um novo corpo de documentos inspirados que também eram infalíveis e autoritativos para o povo de Deus, mas seus escritos eram distintos.  Da mesma forma, os salmistas estavam escrevendo a palavra profética de Deus, mas suas obras não foram acrescentadas às obras dos profetas. Não somente os judeus sempre fizeram tais distinções, o próprio Jesus também o fez (por exemplo, em Lucas 24:44). 

 Quando os escritores do Novo Testamento começaram a produzir suas obras, eles certamente não teriam dito que estavam escrevendo acréscimos à Lei.  Eles não teriam dito que estavam acrescentando aos Profetas.  Eles estavam produzindo um novo e distinto corpo de escritura. Existe um sentido em que podemos chamar todos esses trabalhos juntos como “as escrituras”, mas seria errado entender que todos são apenas uma coisa só.  Os livros da Bíblia representam diferentes gêneros e são escritos em diferentes idiomas.  Eles aparecem nos estilos de seus vários autores e expressam os costumes literários dos vários tempos e lugares em que foram escritos. Cada um deles tem um contexto e propósito únicos, e são corretamente agrupados em várias categorias. Isso não significa que alguns sejam mais verdadeiros ou mais autoritários do que outros, nem significa que haja qualquer contradição entre eles. O que isso significa, no entanto, é que não podemos esperar que todos usem as mesmas palavras ou se expressem da mesma maneira. Embora todos os seus ensinamentos se harmonizem perfeitamente, não há um conjunto específico de palavras, frases ou termos que um autor bíblico seja obrigado a usar. 

 

 

  • 1.Tradução do Novo Mundo: Revisão de 2013, Apêndice A5 
  • 2.Cântico de Salomão 8:6 compara as paixões do amor ao fogo. A palavra usada para o fogo aqui é sălhebetyáh.  Muitos estudiosos entendem o sufixo “ Yah ” no final ser derivado de “Yahweh” ou “YHWH” (Jeová), embora de forma abreviada. É por isso que a NASB e a ESV traduzem “o fogo do SENHOR”. A maioria dos estudiosos entende que a palavra primariamente carrega o sentido de “uma chama poderosa” (NIV), “ uma chama furiosa” (NRSV), “ uma chama mais veemente” (NKJV, KJV) “chamas ardentes – as mais ferozes de todas” (HSCB). Traduções antigas como a Septuaginta favorecem o último entendimento e não incluem uma referência a YHWH ou ao Senhor neste versículo.   

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia