Perguntas Sobre

Pode Satanás colocar pensamentos na mente de um cristão?

A Bíblia não diz se Satanás pode ou não colocar pensamentos na mente de um cristão. Porém, existem escrituras relacionadas a este tópico, que examinarei a seguir. No entanto, Satanás pode influenciar o pensamento dos cristãos e, claro, dos incrédulos. Ele pode usar as circunstâncias e outras pessoas para frustrar, irritar e até ferir. Mas no que diz respeito a colocar pensamentos reais na mente de um cristão, isso precisa ser esclarecido biblicamente.

Na verdade, ao ler este artigo, você descobrirá que não posso defender absolutamente a resposta à pergunta. Mas vale a pena dar uma olhada no tema e nas escrituras relacionadas a ele.

Todos nós já passamos por algum momento orando, dirigindo ou simplesmente fazendo qualquer coisa e, de repente, um pensamento maligno surge em nossas mentes. O que é aquilo? Foi colocado lá pelo diabo ou é derivado de nossa natureza decaída? Digo às pessoas que não preciso da ajuda do diabo para pensar coisas ruins. Afinal, ainda sou um pecador – embora esteja salvo (Romanos 7.18-25). Então, quando esses maus pensamentos surgem em minha mente, eu imediatamente oro e peço a Deus que me ajude a lidar com eles e os repreenda.

Os cristãos não podem ser possuídos por demônios

Mt. 12:43-45 : “Ora, quando o espírito imundo sai de um homem, ele passa por lugares áridos em busca de descanso, e não o encontra. 44 “Então diz: ‘Voltarei para minha casa de onde vim’; e quando chega, encontra-o desocupado, varrido e arrumado. 45 Então ele vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele, e eles entram e moram lá; e o último estado desse homem torna-se pior que o primeiro. Assim será também com esta geração má.”

As Escrituras acima nos dizem que quando uma força demoníaca deixa uma pessoa e retorna, ela pode entrar novamente se a “casa” de onde veio for encontrada vazia. A inferência é que se a pessoa não tem o Espírito Santo nela, então uma força demoníaca pode mais uma vez viver nela. Não faz sentido dizer que uma força sinistra possa ocupar o mesmo lugar que o Espírito Santo. Portanto, os cristãos não podem ser possuídos por demônios.

Mas e as influências das forças demoníacas?

Influências externas.

Todos conhecemos a famosa oração que começa com “Pai Nosso que está nos céus”. É uma instrução que Jesus ensinou em Mateus 6:9-13 . Vemos nessa oração que Ele nos diz para buscarmos a Deus e pedirmos para não sermos tentados (v. 13). Ele não nos diz que tipo de tentação é, se os amigos, as circunstâncias ou os nossos desejos pecaminosos. Mas como este é um artigo sobre a influência de Satanás sobre nós, vou me concentrar nisso.

  • 6:9-13, “Ore, então, desta forma: ‘Pai nosso que está nos céus, santificado seja o teu nome. 10 ‘Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. 11 ‘O pão nosso de cada dia nos dá hoje. 12 ‘E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. 13 ‘E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.”

Sabemos pelas Escrituras que Satanás tenta as pessoas (1Co 7.5; 1Tes 3.5). Este é um trabalho externo. Em outras palavras, acontece fora de nós e nos afeta. Mas isso significa que Satanás pode colocar pensamentos em nossas mentes – mas também não significa que ele não possa?

Influências internas.

  • Tiago 1:14: “Mas cada um é tentado quando é levado e seduzido pela sua própria concupiscência.”

Este versículo é vital porque nos informa que a nossa concupiscência pode nos tentar. Podemos cair em pecado sem influência externa. Às vezes, tudo que precisamos para pecar é apenas ouvir nossos desejos em vez da palavra de Deus. Todos nós já experimentamos isso. É por isso que é difícil discernir qual pensamento ou desejo pecaminoso que podemos ter vem de nós mesmos ou do diabo.

Judas e o diabo

  • João 13:2, “Durante a ceia, tendo o diabo já colocado no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,”
  • João 13:27: “Depois do bocado, Satanás entrou nele. Portanto, Jesus lhe disse: “O que tiver que fazer, faça-o rapidamente”.

Vemos nos versículos acima que Satanás colocou um desejo maligno no coração de Judas. O interessante é que isso ocorreu antes que o diabo o possuísse. Mas isso significa que os cristãos podem ter um pensamento colocado na mente? Não necessariamente porque Judas nunca foi salvo. Sabemos disso em João 6:64: “Mas há alguns de vocês que não crêem”  Pois Jesus sabia desde o princípio quem eram os que não criam e quem o trairia”. Então, parece que o diabo pode colocar pensamentos nas mentes das pessoas – se elas não forem cristãs.

Pedro e Satanás

  • Mateus 16:21-23: “Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, e padecesse muitas coisas dos anciãos, e dos principais sacerdotes, e dos escribas, e fosse morto, e ressuscitasse ao terceiro dia. 22 Pedro chamou-o à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita isso, Senhor! Isso nunca acontecerá com você, Mas Ele se virou e disse a Pedro:  “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para Mim; pois você não está pensando nos interesses de Deus, mas nos interesses do homem.”

Pedro certamente acreditava em Jesus. E Jesus o repreende por seu “pensamento”, que teria negado o sacrifício expiatório. Jesus se dirigiu a Pedro como Satanás, ou ele estava se dirigindo a Satanás em Pedro? Ou, mais uma vez, ele estava se dirigindo a Satanás, que influenciaria Pedro? Todas essas três, são possibilidades lógicas.

É difícil concluir exatamente qual possibilidade é a verdade. Uma das questões adicionais que complica a questão é que Cristo ainda não tinha sido sacrificado. Por causa disso, alguns teólogos afirmam que o Espírito Santo não habitou permanentemente nos cristãos porque Jesus ainda não havia sido crucificado, e as pessoas ainda não foram purificadas (pelo sacrifício de Cristo) para serem habitadas pelo Senhor (João 14:23). Mas, novamente, não é tão definitivo quanto gostaríamos.

No mínimo, embora bem motivada, as palavras de Pedro seria as mesmas que satanás diria a Jesus. Talvez Jesus tenha se dirigido a Pedro de uma forma que refletisse a seriedade do que aconteceria com o Senhor Jesus em Sua morte na cruz, aquela morte pela qual somos redimidos.

 Ananias, Safira e o Espírito Santo

  • Atos 5:3: “Mas Pedro disse: ‘Ananias, por que Satanás encheu seu coração para mentir ao Espírito Santo e reter parte do preço da terra?”

No livro de Atos, muitos cristãos venderam suas propriedades e depositaram o dinheiro aos pés dos apóstolos. Mas Ananias “reteve para si parte do preço, com pleno conhecimento de sua esposa…” (Atos 5:2). Então Pedro disse: “Ananias, por que Satanás encheu o seu coração para mentir ao Espírito Santo e reter parte do preço da terra?” (Atos 5:3). Agora a questão é se Ananias e Safira foram salvos ou não. Se fossem, então isso seria uma evidência de que Satanás poderia colocar pensamentos na mente das pessoas. Se eles não fossem salvos, isso não seria prova. Então, temos um problema porque não sabemos qual é o caso.

Conclusão

Não há nenhuma prova definitiva na Bíblia quanto à capacidade ou incapacidade de Satanás de colocar maus pensamentos nas mentes dos cristãos. Mas se Ananias e Safira fossem salvos, isso significaria que Satanás poderia colocar um pensamento maligno nas suas mentes como cristãos. Se eles não foram salvos, ainda não podemos determinar se Satanás pode ou não colocar pensamentos nas mentes dos cristãos.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia