Mormonismo

João 9:2 implica que nós preexistíamos no céu antes do nascimento?

O mormonismo ensina que cada um de nós existia como um corpo espiritual no céu antes de nascermos aqui na terra. Um versículo ao qual eles frequentemente apelam é João 9:2. Nesta passagem, Jesus e Seus discípulos passam por um homem que é cego de nascença, e lemos: 

E os seus discípulos perguntaram-lhe: ‘Rabi, quem pecou, ​​este ou seus pais, para que nascesse cego?” (João 9:2). 

O mormonismo alega que, para que a pergunta dos discípulos faça sentido, é possível que o homem tenha pecado antes de seu nascimento terreno. Afinal, de que outra forma o fato de ele ter nascido cego poderia ser o resultado de seu próprio pecado? Ainda que Jesus tenha negado no versículo seguinte, que este homem em particular não era cego como resultado de qualquer pecado de vida pré-existente, Os mórmons afirmam então, que Jesus não nega a suposição subjacente por trás da pergunta dos discípulos. Isso, dizem eles, apoia a ideia da doutrina Mórmon da pré-existência. 

Assim como hoje, muitas crendices circulavam entre o povo, inclusive entre os discípulos. 

É importante notar de antemão que, mesmo que a pergunta dos discípulos indicasse que eles e outros judeus do primeiro século acreditavam em algum tipo de pré-existência, isso tornaria a crença correta. Os discípulos e seus companheiros judeus tinham muitas suposições sobre a natureza do Messias ou o reino de Deus que acabaram sendo falsas suposições, e Jesus nem sempre interveio e as refutou completamente no momento em que surgiram. Uma vez que o Novo Testamento claramente refuta a ideia de uma pré-existência em outras passagens como por exemplo 1Co.15-46-47 onde o apóstolo Paulo lida com a ressurreição do corpo e vai dizer que o corpo material tem que morrer, para que o espiritual possa existir, e não o contrário.

A pergunta dos Discípulos assume uma pré-existência?

Não há nada na pergunta dos discípulos que indique a ideia de uma preexistência celestial. Existem muitas maneiras pelas quais o próprio pecado de um homem poderia, teoricamente, resultar em ele nascer cego. Sabendo que Deus transcende o tempo e conhece o futuro, os discípulos podem ter pensado que Deus cegou o homem preventivamente por causa de quão pecador Deus previu que o homem seria. Os discípulos também poderiam ter a falsa crença de que uma pessoa poderia cometer pecados estando ainda no útero. Isso pode parecer estranho para nós, mas na verdade tem algum precedente no antigo pensamento judaico! Há, por exemplo, um Midrash judeu que menciona uma mulher apresentando uma queixa perante um juiz contra seu filho porque ele “chutou-a irracionalmente no útero”*Outros comentaristas antigos disseram que Deus escolheu Jacó em vez de Esaú porque Esaú brigou com seu irmão no ventre (Gênesis 25:22). O Novo Testamento rejeita essas especulações (como observado em Romanos 9:11-12, por exemplo). São apenas alguns exemplos que essas questões eram discutidas na época e também que não era preciso presumir uma preexistência no céu para discutir tais assuntos.

Claro, também é possível que os discípulos não tivessem nenhuma teoria particular sobre essas coisas em mente e que estivessem simplesmente perplexos sobre por que as pessoas nasciam com deficiências. Se Jesus tivesse respondido: “Ele nasceu cego por causa do seu próprio pecado”, eles poderiam ter continuado com mais perguntas: “Mas como pode ser isso? Como um homem pode ser punido pelo pecado antes mesmo de nascer, da forma como Jesus respondeu não deixou margem para outros questionamentos, pois eles perceberam que suas suposições partiam de uma premissa falsa, ou seja, que a cegueira do homem deveria ser uma punição pelos pecados específicos de alguém. Esta foi, de fato, a verdadeira suposição por trás da pergunta dos discípulos, e Jesus a corrige.

O próprio evangelho de João, nega a pré-existência da alma.

Talvez a melhor maneira, no entanto, de ver claramente que João 9:2 não implica que preexistimos como espíritos no céu é simplesmente ler os oito capítulos que conduzem a esta passagem. Quando fazemos isso, descobrimos que João repetidamente e enfaticamente deixa claro que somente Jesus preexistiu e desceu do céu. Essa ênfase começa logo no início. As próprias palavras iniciais do evangelho testificam que “o Verbo” estava com Deus (e, de fato, sendo Deus) no princípio. Somos então informados destas Palavras:

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1:14 ) .

A Palavra desceu do céu e se fez carne, habitando entre nós. Dificilmente valeria a pena dizer, se todo ser humano na terra descesse do céu e se tornasse carne. Isso é algo distintivo sobre a Palavra (que, no contexto, é claramente Jesus). No versículo seguinte, João Batista enfatiza novamente a importância disso:

João testificou a respeito dele e clamou, dizendo: “O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. (João 1:15 ).

As palavras de João são repetidas novamente em João 1:30:

Este é aquele de quem eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que tem uma posição mais elevada do que eu, porque existia antes de mim” (João 1:30).

Portanto, devemos claramente dar atenção a isso. A vida humana de Jesus não começou antes de João Batista. Jesus era mais novo que João. No entanto, a verdade vital, a razão pela qual Jesus está acima de João e deve ser honrado e acreditado, é que ele realmente veio antes de João. Jesus existia antes de Seu nascimento humano, e isso O torna digno de honra, acima até mesmo de um profeta como João Batista! Neste mesmo capítulo, lemos também:

Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito que está no seio do Pai, esse o revelou” (João 1:18).

Se, como ensinam os mórmons, todos nós éramos espíritos no céu com Deus antes desta vida, então todos vimos o Pai. No entanto, o evangelho é claro ao afirmar que ninguém jamais viu Deus Pai. Precisamos de uma testemunha celestial para nos dar a conhecer o Pai precisamente porque nós mesmos nunca estivemos lá. Jesus foi essa testemunha celestial. O próprio Jesus expõe isso em João 3, durante sua conversa com Nicodemos:

Em verdade, em verdade vos digo: falamos do que sabemos e testificamos do que vimos, e vós não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrenas e não acreditastes, como crereis se vos falar das celestiais? Ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu: o Filho do Homem” (João 3:11-13).

Jesus deixa claro que uma pessoa só pode testemunhar o que viu, e ninguém na terra viu o céu, exceto o Filho do Homem que desceu do céu. Ele é quem pode nos dizer coisas celestiais. O resto de nós nunca estivemos lá. Mais adiante no capítulo, João Batista reforça esse mesmo ponto, dizendo:

É necessário que ele cresça e que eu diminua.  Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos.  E aquilo que ele viu e ouviu isso testifica; e ninguém aceita o seu testemunho.” (João 3:30-32).

Mais uma vez, nós somos da terra. Somente Jesus é do céu. Só Ele pode testificar das coisas celestiais. Mesmo um profeta como João ainda é um homem da terra. Jesus desceu do céu de maneira única. É por isso que devemos confiar nEle! Jesus prossegue expondo Suas origens celestiais novamente no capítulo 6, dizendo coisas como:

“Jesus disse-lhes então: ‘Em verdade, em verdade vos digo, não é Moisés quem vos deu o pão do céu, mas é meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo” (João 6:32-33).

Jesus disse-lhes: ‘Eu sou o pão da vida; quem vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede” (João 6:35).

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e também o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne” (João 6:51).

Curiosamente, o maior problema que a multidão teve com essa afirmação não foi que Ele poderia dar a vida, mas que Ele desceu do céu! Nós lemos:

Por isso os judeus murmuravam contra ele, porque disse: ‘Eu sou o pão que desceu do céu’. Eles diziam: ‘Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe conhecemos? Como Ele diz agora: “Desci do céu?” (João 6:41-42).

Mesmo alguns dos próprios discípulos de Jesus não podiam aceitar a ideia de que Jesus veio do céu. Lemos novamente:

Mas Jesus, sabendo que seus discípulos murmuravam disso, disse-lhes: ‘Isso vos faz tropeçar? E se virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes?” (João 6:61-62).

Duas coisas ficam claras a partir disso. Primeiro, definitivamente não havia uma suposição de que as pessoas existiam no céu. A multidão não pensou assim. Os discípulos não pensavam assim. Todos tiveram problemas com a afirmação de Jesus aqui. Além disso, a alegação aqui não é que todos desceram do céu. É claro que Jesus desceu do céu de maneira única. Nada nesta passagem faz sentido se todos nós descemos do céu. De acordo com o evangelho de João, de acordo com as palavras do próprio Jesus, o Filho do Homem é o único que desceu do céu. Esse é ponto principal! Jesus repete este fato claramente no capítulo 8:

E Ele lhes dizia: ‘Vós sois de baixo, eu sou de cima; vocês são deste mundo, eu não sou deste mundo” (João 8:23). Ele enfatiza o significado ainda mais adiante no capítulo, afirmando:

“ Seu pai, Abraão, regozijou-se em ver Meu dia, e ele o viu e se alegrou.’  Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão? Jesus disse-lhes: ‘Em verdade, em verdade vos digo, antes de Abraão nascer, EU SOU” (João 8:56-58).

 Segundo, observe, novamente, que a multidão está surpresa com a afirmação de Jesus de que Ele existia no tempo de Abraão. Definitivamente, não há suposição de uma pré-existência geral aqui. Mas a afirmação ousada de Jesus não é que todos existiam quando Abraão estava vivo. É apenas o que o próprio Jesus fez (na verdade, Jesus está afirmando ser o grande EU SOU , o Deus de Abraão!). A próxima história depois disso é João 9 e o cego de nascença. Assim, fica bastante claro que João 9 não implica qualquer suposição de uma pré-existência e certamente não pretende que pensemos que tal suposição seria verdadeira! Todo o evangelho de João é construído sobre a afirmação de que Jesus (e somente Jesus) preexistiu, desceu do céu e assumiu a carne. O evangelho de João é antitético à doutrina mórmon da pré-existência.

Referências
*Vajicra Rabba, conforme citado no Comentário de John Lightfoot sobre os Evangelhos: João 9:2

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia