Objeções e respostas

Más interpretações das Escrituras por vários Pais da Igreja

Os Pais da Igreja fizeram um ótimo trabalho ao expor as Escrituras. Eles esclareceram, definiram e refutaram. Temos uma dívida para com eles por seus insights sobre a palavra de Deus. Os Pais da Igreja fizeram um ótimo trabalho ao expor as Escrituras. Eles esclareceram, definiram e refutaram.. A baixo é um exemplo de interpretações falhas. Agora, por favor, saiba que não estou ridicularizando-os. Em vez disso, estou simplesmente apontando que eles não eram perfeitos e ocasionalmente cometiam erros ao examinar a palavra de Deus e que seus comentários sobre as escrituras não eram inspirados como alguns porventura possam acreditar.

 

PAIS DA IGREJA

CITAÇÃO

ERRO

Crisóstomo
em João 6:39
João 6:39, “E esta é a vontade do Pai, o qual me enviou: que Eu não perca nenhum de todos os que Ele me deu, mas que Eu os ressuscite no último dia”.

“E em outro lugar Ele diz: “De tudo o que me deste, certamente nada perderei. No entanto, não apenas ele, ou seja, o traidor foi perdido, mas também muitos depois; como então Ele diz: “De maneira alguma perderei”? οὐ μὴ ἀπ “De minha parte, não perderei.” Então, em outro lugar, declarando o assunto com mais clareza, Ele disse: “De maneira nenhuma lançarei fora. Não por culpa Minha, não porque Eu os instigo ou os abandono; mas se eles começam por si mesmos, eu os atraio não por necessidade. ( https://ccel.org/ccel/schaff/npnf114.iv.lxxxiii.html )

Crisóstomo erra em sua referência a João 6:39, pois não diz que as pessoas podem se perder.
Cipriano
em João 6:65
João 6:65 , “E dizia: Por esta razão vos tenho dito, que ninguém pode vir a mim, se do Pai não lhe for concedido”.

“Ninguém pode vir a mim, a menos que lhe seja concedido por meu Pai?” De modo que é evidente que nenhuma remissão de pecados pode ser recebida no batismo do Filho, o que não é claro que o Pai tenha concedido” ( https://ccel.org/ccel/schaff/anf05.iv.iv.lxxii.html )

Em João 6:65, Cipriano liga isso ao batismo, que não está no contexto
Hilário de Poitiers, João de Damasco
em João 1:13
João 1:13, “que nasceram, não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.

“E assim ela concebeu o Filho de Deus, o poder hipostático do Pai, não da vontade da carne nem da vontade do homem, isto é, por conexão e semente, mas pelo bom prazer do Pai e cooperação do Espírito Santo”. ( https://ccel.org/ccel/schaff/npnf209.iii.iv.iv.xiv.html )

João de Damasco erroneamente diz que João 1:13 se refere ao nascimento de Jesus.
Irineu
em João 1:13
João 1:13 , “que nasceram, não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.

“..mas o Espírito Santo, prevendo os corruptores [da verdade], e guardando por antecipação contra o engano deles, diz por Mateus: “ Mas o nascimento de Cristo foi assim;” e que Ele é Emanuel , para que não possamos considerá-Lo como um mero homem: pois “não pela vontade da carne nem pela vontade do homem, mas pela vontade de Deus foi o Verbo feito carne ”; e que não devemos imaginar que Jesus era um e Cristo outro, mas devemos saber que eles são um e o mesmo. ( https://ccel.org/ccel/schaff/anf01.ix.iv.xvii.html)”Por esta razão [diz-se]: “Quem declarará a sua geração?” quem O reconhecerá?” Mas aquele a quem o Pai que está nos céus o revelou. O conhece, para que entenda que Aquele que “não nasceu nem pela vontade da carne, nem pela vontade do homem”, é o Filho do homem, este é Cristo, o Filho do Deus vivo ”. ( https://www.catholiccrossreference.online/fathers/index.php/John%201.13 )

Irineu erroneamente diz que João 1:13 se refere ao nascimento de Jesus.

“Quem” nasceu é plural.

Tertuliano
em João 1:13
  • João 1:13, “que nasceram, não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.

“Mas como pode ser isso, quando todos os que crêem no nome do Senhor são, em razão do princípio comum da raça humana, nascidos do sangue e da vontade da carne e do homem, como de fato é Valentino ele mesmo? A expressão está no singular, referindo-se ao Senhor: “Ele nasceu de Deus”.E muito apropriadamente, porque Cristo é a Palavra de Deus, e com a Palavra o Espírito de Deus, e pelo Espírito o Poder de Deus, e tudo o mais pertence a Deus. Como carne, porém, Ele não é do sangue, nem da vontade da carne, nem do homem, porque foi pela vontade de Deus que o Verbo se fez carne. À carne, de fato, e não à Palavra, cabe a negação da natividade que é natural para todos nós como homens, Formalis nostræ nativitatis. porque era como carne que Ele tinha que nascer assim, e não como o Verbo”. ( https://ccel.org/ccel/schaff/anf03.v.vii.xix.html )

Diz erroneamente que João 1:13 se refere ao nascimento de Jesus.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia