Objeções e respostas

Hebreus 6:4-6 ensina que podemos perder nossa salvação?

Não, Hebreus 6:4-6 não ensina que podemos perder nossa salvação. Na minha opinião, trata-se dos hebreus que se diziam cristãos e não sabiam como integrar a revelação bíblica do Antigo Testamento com os ensinamentos do Novo Testamento. Eles rejeitaram a plenitude da obra de Jesus e, portanto, não podem ser renovados para o arrependimento. Hb. 6:4-6 não diz que alguém ‘perde a salvação‘. Além disso, esta perícope (uma seção das escrituras) não diz que os indivíduos a quem se dirige eram realmente cristãos. Deixe-me explicar.

Em primeiro lugar, sabemos que o livro de Hebreus foi dirigido àqueles que adotaram a fé cristã, mas eram judeus. Considere o versículo de abertura. 

Hebreus 1:1, “1Havendo Deus, desde a antiguidade, falado, em várias ocasiões e de muitas formas, aos nossos pais, por intermédio dos profetas 

Em segundo lugar, os judeus estavam acostumados a acreditar que a guarda da Lei era um elemento necessário para agradar a Deus e, esperançosamente, alcançar a salvação. Eles tiveram uma rica herança de Deus, incluindo os oráculos (Rm. 3:1-2Hb. 5:12), os profetas: Abraão, Moisés, Isaías, Jeremias, etc., e as escrituras. Mas eles precisavam de um melhor entendimento de como tudo funciona junto no que se refere ao cumprimento das promessas de Deus em Jesus. 

Quando olhamos para esta seção das Escrituras, notamos várias coisas. 

Hebreus 6:4–64Ora, é impossível para aqueles que uma vez foram iluminados, experimentaram o dom celestial e se tornaram participantes do Espírito Santo, 5e provaram os benefícios da Palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, 6mas apostataram da fé, sim, é impossível que tais pessoas sejam reconduzidas ao arrependimento; tendo em vista que contra si mesmos estão crucificando outra vez o Filho de Deus, e zombando publicamente dele. 

Iluminado 

O texto trata daqueles que foram iluminados. A palavra grega é φωτίζω phōtízō . Ocorre 12 vezes no Novo Testamento ( Lucas 11:36João 1:91 Co. 4:5Efésios 1:183:92 Tm. 1:10Hb. 6:410 :32Ap. 18:121:2322:5). Em nenhum lugar nas Escrituras a palavra significa que uma pessoa é salva. Em vez disso, é usado no contexto de trazer algo à luz, expor algo, esclarecer algo, etc. 

Provou do dom celestial 

 O que significa “provar o dom celestial”? Isso significa que uma pessoa é salva? Se sim, como isso é validado pelas Escrituras? Sem esclarecimento, não podemos afirmar que isso se refere a alguém que realmente nasceu de novo. Pense nisso. Poderíamos dizer que Judas provou o dom celestial das obras e ensinamentos de Cristo. Mas ele nunca foi salvo (João 6:64,70). 

João 6:64, 64Entretanto, existem alguns de vós que não crêem. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o iria trair.. 

Feitos participantes do Espírito Santo 

 Ser feito participante do Espírito Santo pode ser entendido de diferentes maneiras. Alguns podem dizer que significa que uma pessoa nasceu de novo. Se for esse o caso, como sabemos com certeza? apenas dizer que é isso que significa não o torna verdadeiro. Além disso, poderia significar que ser participante do Espírito Santo significa experimentar sua obra na igreja, por meio de Cristo e de outros crentes, ou mesmo na convicção do pecado? A questão aqui é que a frase não é clara. Portanto, não podemos afirmar que deve significar uma coisa particular, a saber, que fala de crentes. 

Provou a boa palavra de Deus e os poderes da era vindoura 

O que significa provar a palavra de Deus? Significa aceitar algo totalmente ou ser exposto a isso? Provar algo não significa necessariamente que você o está consumindo. Da mesma forma, o que significa provar os poderes da era vindoura? A frase é difícil de interpretar, então não podemos dizer exatamente o que significa, desta forma, então não devemos afirmar que deve significar salvação. No entanto, a palavra para ‘provado’ é γεύω geúō , e ocorre 15 vezes no Novo Testamento. Refere-se a provar a morte (Mateus 16:28Marcos 9:1Lucas 9João 8:Hebreus 2:96:4), provar algo para beber (Mateus 27:34; João 2:9), saborear comida (Lucas 14:24), comer (Atos 10:1020:1123:), saborear genericamente ( Cl. 2:21), provar a boa palavra de Deus (Heb. 6:5), e provando a bondade de Deus. (1 Pe 2:3). 

Poderíamos dizer que Judas, que traiu a Cristo, provou a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Mas ele nunca foi salvo (João 6:6470). Portanto, não podemos afirmar que esta frase necessariamente significa que uma pessoa é salva. 

caíram 

Algumas pessoas interpretam a frase ‘caíram’ como significando que uma pessoa perdeu sua salvação. Mas esse não é necessariamente o caso. Poderia ser possível que os hebreus chegassem ao conhecimento de Cristo, nunca tendo recebido a Cristo como Salvador, e então rejeitassem a Cristo. Eles se afastaram da verdade. Mas isso não exige que eles tenham sido salvos em algum momento. 

Impossível renová-los novamente ao arrependimento 

Muitas pessoas que usam Hebreus 6:4-6 falham em considerar esta parte da perícope. Se isso significa que foi um verdadeiro cristão nascido de novo que perdeu sua salvação, então eles devem ser consistentes e dizer que tal pessoa nunca mais poderia ser renovada ao arrependimento. Em outras palavras, se tal pessoa foi realmente salva e perdeu sua salvação, então, de acordo com esta seção da Escritura, ela nunca poderia se arrepender e ser salva novamente. Os proponentes da salvação condicional afirmam que uma vez que uma pessoa perde sua salvação, ela nunca mais poderá recuperá-la? Ou eles ensinam que uma vez que uma pessoa se arrepende, ela pode recuperá-la? Eles precisam ser consistentes. 

Conclusão 

Fica claro que, hebreus 6:4-6 não é sobre cristãos perdendo sua salvação. É sobre os hebreus que se identificavam publicamente como cristãos ou consideravam seriamente o que o cristianismo tinha a oferecer e então o rejeitaram.  Eles foram esclarecidos sobre as questões de quem é Cristo, provaram o dom celestial da provisão de Deus no Messias, tornaram-se participantes do Espírito Santo ao testemunhar o movimento do Espírito entre as pessoas, provaram a boa palavra de Deus e os poderes da era vindoura ao experimentar a obra milagrosa dos apóstolos, talvez até do próprio Cristo, e depois se afastaram da verdade. Esses são os que nunca podem chegar ao arrependimento porque rejeitaram a provisão da obra de Deus em Cristo. Não há mais nada para eles. Então, eles não têm arrependimento. 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia