Objeções e respostas

TEMOS O DIREITO DE FAZER JULGAMENTOS?

Declarar que um grupo religioso é falso pode parecer uma atitude errada para muitos, especialmente em uma cultura que prega a tolerância para tudo, desde a homossexualidade até o “direito” de uma mãe de matar seu filho ainda não nascido. A tolerância é a bandeira que une grande parte da nossa cultura e quem aponta o dedo julgador para alguém ou alguma coisa é muitas vezes ridicularizado, ou tido como preconceituoso.

Mas os cristãos são instruídos na Bíblia a se separarem das práticas pecaminosas do homem e expor o pecado. “Examinai todas as coisas e apegai-vos à verdade”, diz a palavra de Deus (1Tessalonicenses 5:21). Então nós assim fazemos.

Como podemos examinar sem julgarmos o que é certo e o que é errado? Jesus julgou os fariseus como hipócritas. Pedro julgou Ananias e Safira como mentirosos (At 5:3-4). Paulo julgou os gálatas como tolos (Gálatas 3:1).

A razão pela qual se pode dizer que algo está certo ou errado é que a Bíblia nos apresentou um padrão moral e doutrinário que é claro. É errado mentir. Assim, podemos dizer a alguém que mente: “O que você está fazendo é errado”. E isso é fazer um julgamento.

Da mesma forma, com as seitas, como cristãos, somos ordenados a dar respostas a todos (1 Pe. 3:15) e lutar pela fé que foi entregue pelos apóstolos ( Judas 4 ). Se não lutarmos pela fé, a fé será perdida. Se não expormos os erros das seitas, homossexualidade, humanismo secular, evolução, islamismo, catolicismo romano, então os falsos ensinamentos se propagarão sem controle no mundo, e levarão ainda mais pessoas à destruição eterna.

Ao fazer um julgamento reconhecemos que existem absolutos. Em um mundo que cultua o relativismo, absolutos não são bem-vindos, mas as seitas e falsas religiões que promovem suas falsas doutrinas pedem tolerância; eles não querem ser examinados. Defendendo a fé, apresenta a verdade da palavra de Deus, não uma coleção de falsas crenças que mudam e variam, conforme os caprichos das pessoas. Religiões falsas e ideologias seculares que negam quem Jesus realmente é são tópicos dignos de exame. Mas ao examinar, julgamentos serão feitos.

Claro que não defendemos a violência nem a opressão contra ninguém. Ao invés disso, nós promovemos um exame honesto, bíblico e lógico de diferentes sistemas de crenças e se eles não estão à altura das escrituras, nós os denunciaremos e exporemos suas falsas doutrinas.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia