Apologética

O que acontecerá com aqueles que nunca ouviram o evangelho?

Perguntar o que acontece com aqueles que nunca ouviram o evangelho é uma pergunta a qual ouvimos frequentemente. Muitos acham difícil acreditar que um Deus amoroso enviaria pessoas para o inferno só porque elas não ouviram falar dEle. Afinal, quem não ouviu falar de Cristo Jesus irá ou não para o tormento eterno?

A Bíblia, a única fonte confiável para resolvermos a questão, não nos fala especificamente sobre o que acontece com aqueles que nunca ouviram falar de Jesus. Mas diz que Jesus é o único caminho para a salvação (Atos 4:12).

Se é possível que alguém que não tenha ouvido o evangelho possa ser salvo, então deve ser através de Jesus Cristo e somente dele (João 14:6). É muito importante sabermos que segundo as escrituras, é impossível que uma pessoa que não tenha ouvido falar de Jesus possa chegar ao céu com base em ser boa, ou sincera,  um boas obras, pois isso violaria o ensino bíblico de que ninguém é bom ou justo segundo os padrões de justiça de Deus. (Rm 3:10-12).

Além disso, pode ser que aqueles que nunca ouviram o evangelho de Jesus Cristo irão para o inferno. Mas, se eles vão para o céu, então deve estar de acordo com a revelação da palavra de Deus. No entanto, eles serão julgados. Se todas as pessoas que nunca ouviram falar do evangelho de Jesus Cristo forem para o inferno, então isso seria correto, porque Deus nunca faria nada que fosse impróprio.

Por outro lado, se algum deles acabar no céu, seria a coisa certa a fazer pelo mesmo motivo. Mas, não pode ser por causa de suas boas obras ou sinceridade. Deve ser por causa da fé. Se a justiça diante de Deus pudesse ser alcançada sendo bom, ou sincero, ou seguindo várias leis, então Jesus morreu desnecessariamente: “Não torno inútil a Graça de Deus; porquanto, se a justiça pudesse ser estabelecida pela Lei, então, Cristo teria morrido em vão!” (Gálatas. 2:21).

Como as Escrituras não tratam especificamente dessa questão, não podemos fazer uma declaração absoluta a respeito. No entanto, visto que a Bíblia afirma que a salvação é somente através de Jesus e que uma pessoa deve receber a Cristo, então logicamente concluímos que aqueles que não ouviram o evangelho estão perdidos. Esta é mais uma razão para pregar o evangelho a todos.

“Pois quem invocar o nome do Senhor será salvo.  Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele a quem não ouviram?” (Rm. 10:13-14).

Também é muito importante lembrar, que em última instancia, o que levará as pessoas a salvação ou condenação eterna, não é o fato de terem ouvido ou não o evangelho, e sim se alguém confessou e lavou seus pecados no Sangue do Cordeiro “E eu lhe respondi: “Ó meu Senhor, tu o sabes”. Então ele afirmou: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro”. Ap.7:14

 

A seguir alguns versículos que se relacionam com este tópico:

  • João 3:36: “Quem crê no Filho tem a vida eterna; mas quem não obedece ao Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.
  • João 14:6, Jesus lhe disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
  • Atos 4:12, “E em nenhum outro há salvação; pois não há outro nome debaixo do céu que tenha sido dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.
  • Rm. 10:12-15 “Pois não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor é o Senhor de todos, abundante em riquezas para todos os que o invocam; 13 para “QUEM INVOCAR O NOME DO SENHOR será salvo”. 14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele a quem não ouviram? E como eles saberiam se ninguém contou? 15 E como pregarão se não forem enviados? Assim como está escrito: “QUÃO LINDOS SÃO OS PÉS DOS QUE TRAZEM BOAS NOVAS!”
  • 1 Tm. 2:5-6: “Porque há um só Deus, e um só mediador também entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus, 6 o qual se deu a si mesmo como resgate por todos, o testemunho dado a seu tempo”.
  • 1 João 5:11-12: “E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”.
  • Ap 20:15 : “E, se o nome de alguém não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo”.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia