Objeções e respostasPerguntas Sobre

Judas Iscariotes irá para o Inferno?

Por David Brito

Não é incomum que eu seja questionado com relação a salvação de Judas Iscariotes, a pergunta quase sempre é: Judas foi salvo ou recebeu a condenação eterna?

Esta pergunta certamente é válida, uma vez que parece que as escrituras mostram que ele foi escolhido para trair Jesus e ele apenas fez a vontade de Deus que já estava determinada para ele, portanto ele não tinha opção a não ser fazer o que já estava predito que ele faria.

Ao fazermos uma analise superficial das escrituras, poderemos chegar a conclusões errôneas com relação não somente a pessoa de Judas, mas principalmente ao caráter do Eterno Deus.

É muito bom fazer perguntas sobre as escrituras, é assim que nós aprendemos sobre a vontade e os planos de Deus, mas jamais devemos chegar a conclusões que vão em sentido contrário a santidade, e o caráter do Eterno.

Já ouvi até algumas pessoas dizerem que, uma vez que Judas estava “predestinado” a trair Jesus, não havia nada que ele pudesse fazer. Certamente este tipo de pessoa não entende muita coisa sobre a diferença que existe entre o livre arbítrio e a vontade soberana de Deus.

Não, Judas não era um mero peão num jogo de tabuleiro, o qual ele poderia apenas fazer os movimentos que o Eterno predestinou que ele o fizesse. Judas livremente escolheu trair Jesus por 30 moedas de prata motivado pela ganância e ganho financeiro. Sabemos isso ao analisarmos o que as escrituras como um todo nos dizem a respeito de Judas Iscariotes.

A primeira coisa que fica evidente, é que ele premeditou trair Jesus e que ele era uma pessoa tremendamente hipócrita, pois através das escrituras nos vemos que ele subtraía da bolsa de ofertas, valores destinados ao sustento de Jesus e dos discípulos.

Podemos ver uma passagem das escrituras a qual Maria, irmã de Marta e Lázaro o qual Jesus mais tarde iria ressuscitar, usando um óleo de muitíssimo valor para ungir o Mestre num ato de adoração, o qual Judas neste momento acha ser um grande desperdício alegando que este óleo poderia ser vendido e o dinheiro dado aos pobres conforme vemos no evangelho de João 12:5,

Por que este bálsamo perfumado não foi vendido por trezentos denários e dado aos pobres?

Além de judas certamente acreditar que Jesus não era digno de tal ato de adoração, as escrituras nos mostram a real motivação da declaração de Judas:

Ele não disse isso por se importar com os pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, frequentemente tirava o que nela era depositado”. João 12:6

Deus certamente não manipulou a livre vontade de Judas para que ele roubasse o dinheiro da bolsa, ele o fez de livre vontade devido ao seu mau caráter.

Também podemos observar como Judas já premeditava trair a Jesus conforme vemos em Mateus 26:14-16,

14E aconteceu que um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, foi ao encontro dos chefes dos sacerdotes e lhes propôs: 15“O que me dareis caso eu vo-lo entregue?” E lhe pagaram o preço: trinta moedas de prata. 16E, desse momento em diante, procurava Judas uma ocasião apropriada para entregar Jesus.

O texto diz claramente que Judas buscava uma oportunidade para que pudesse trair a Jesus, tornando evidente de que Judas assim o fez de sua livre e espontânea vontade e que de modo algum ele, de alguma forma, teve sua vontade suplantada por Deus para fazer o que não era correto. Sim, Deus né onisciente, e tem conhecimento de antemão do que faremos, mas isso não significa que Ele nos manipula para fazer o que não queremos. Deus usa toda e qualquer situação por pior que seja, para que a sua soberana vontade seja feita.

Então, vamos a pergunta: Judas está condenado ao inferno?

As escrituras nos mostram que sim, conforme podemos ver no texto abaixo;

21O Filho do homem vai, conforme está escrito a respeito dele. No entanto, infeliz daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe fora jamais haver nascido!” Mc.14:21

Esta declaração não é uma maneira de dizer que Judas foi para o paraíso não é mesmo? Ainda têm mais uma passagem que nos dá uma ideia da situação final de Judas em Atos dos apóstolos em 1:24-25;

24E, orando, afirmaram: “Tu, Senhor, que conheces o coração de todas as pessoas, mostra-nos qual destes dois homens tens escolhido 25para assumir a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou, indo para o lugar que lhe era devido”

Mais uma vez, o “Lugar que lhe era devido” certamente não foi o paraiso.

 

 

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia