Salvação

Por que Deus cria pessoas sabendo que irão para o inferno para sempre?

Deus tem suas razões para tudo o que faz. Mas, Deus deveria criar apenas pessoas que vão para o céu? Se sim, de onde vem o padrão moral de justiça ao qual Deus deve se submeter?

Quem diz o que Deus “deveria” fazer? Em vez disso, temos de compreender que as respostas são difíceis e que a questão levanta muitas questões.

Se Deus é todo amoroso, por que Ele mandaria as pessoas para o inferno ? O que é inferno? É um lugar de tormento eterno? Por que criar criaturas sabendo que acabarão numa eternidade de condenação? Deus está impotente para salvar todos eles?

Muitas vezes, os céticos tentam apresentar uma ideia de modo que a justiça e a compaixão exijam que o Deus cristão não possa ser real.

Por exemplo, às vezes dizem que um Deus verdadeiramente amoroso não criaria pessoas que Ele sabia que iriam para o castigo eterno. Claro, esta é apenas uma opinião, mas às vezes é levantada mesmo assim.

Como disse um cético: “Se Deus realmente nos ama (esse amor sacrificial de que você fala), então Ele simplesmente diria: ‘Não quero que a criança nasça.’ Ele está no controle e tem essa habilidade, não é mesmo? Eu não gostaria que nenhum dos meus filhos, a quem amo, passasse por uma vida de dor agonizante.”

O principal problema com tal abordagem é que ela é excessivamente simplista e baseada no emocionalismo, não nas escrituras. 

O que diz a palavra de Deus?

Primeiro de tudo, quando Deus criou Adão, Ele o criou bom. Adão tinha a liberdade de escolher obedecer ou desobedecer a Deus. Adão é quem se rebelou. Deus não fez com que ele se rebelasse, e Deus não é responsável pela rebelião de Adão.

Seria como se um pai tivesse um filho sabendo que o filho acabaria por desobedecer aos pais. Isso significa que os pais são responsáveis ​​pela rebelião do filho quando ela ocorre porque sabiam que isso aconteceria? Claro que não. Além disso, se o pai tiver mais filhos, ele/ela não sabe que alguns filhos podem muito bem acabar sendo bons e outros ruins? Os pais não deveriam então ter filhos porque alguns deles poderiam serem maus? O cético, se for consistente, recomendaria aos pais que não tivessem filhos, sob pena de alguns deles se tornarem maus.

O cético pode dizer: “Mas Deus sabe com certeza quem fará o mal e quem fará o bem.

 Em primeiro lugar, por que permitir que pessoas que vão para o inferno nasçam?” Mas, se este for o caso e se Deus providenciasse que nenhuma pessoa “má” nascesse, então todos nós iríamos para o inferno. Veja, Jesus é a única maneira de sermos perdoados de nossos pecados. Seu sacrifício na cruz foi necessário para que fosse possível sermos salvos porque todos, “bons” e “maus”, pecaram.

Segundo, se alguém diz que é errado Deus permitir que alguém que nasça irá para o inferno, então ele preferiria que Deus retirasse nossa liberdade de nos rebelarmos contra Ele, para que ninguém pudesse ser culpado pelo pecado? Se o crítico diz que só quer que nasçam as pessoas que vão para o céu, então como serão verdadeiramente livres e como isso cumpriria o plano final de Deus de sacrificar o Seu Filho pela redenção da humanidade?

Terceiro, Deus poderia ter motivos para enviar pessoas para o inferno que não conseguimos entender.

Quarto, Deus é justo e sempre faz o que é certo. Portanto, mandar pessoas para o inferno é a coisa certa a fazer, principalmente quando entendemos que Deus é eternamente santo e quem peca contra Deus incorre em ofensa infinita porque o Deus infinito é quem é ofendido.

Finalmente, a Bíblia simplesmente nos diz que as pessoas irão para o inferno. Eles vão para lá porque não estão cobertos pelo sacrifício de Cristo. Se eles foram criados ou não, isso não afeta o fato de que os pecadores devem ser punidos. Caso contrário, a santidade e a justiça de Deus não significam nada.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia