CristianismoObjeções e respostas

O arrependimento é necessário para a salvação?

Por Matt Slick.

 

A resposta para a pergunta:

O arrependimento é necessário para a salvação?é sim e não. Depende do que se entende pela pergunta.

Se perguntando “O arrependimento é necessário para a salvação?”  isto significar que o pecador deve primeiro se arrepender , mudar de ideia e parar de pecar para só depois ser salvo , então a resposta seria não. A razão seria que nós não somos salvos do justo julgamento de Deus , parando de pecar e fazendo o bem – isso seria a salvação pelas obras. Somos salvos de nossos pecados confiando em Cristo, que levou nossos pecados em seu corpo na cruz (1 Pe 2:24) e não cessando de pecar e fazendo o que é certo.

Quando recebemos a Cristo (João 1:12), somos justificados pela fé (Romanos 3:28; 4:5; 5:1); e após isso, ocorre a regeneração que nos capacita  a nos desviar dos nossos pecados. Portanto, o arrependimento é o resultado da regeneração (salvação) e não a causa disso.

  • “ 26E vos darei um novo coração e derramarei um espírito novo dentro de cada um de vós; arrancarei de vós o coração de pedra e vos abençoarei com um coração de carne. 27Eis que depositarei o meu Espírito no interior de cada pessoa e vos capacitarei para agires de acordo com as minhas leis e princípios; e assim obedecereis fielmente aos meus mandamentos!” (Ezequiel 36: 26-27).
  • Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, aqueles que creem em seu nome, 13 que não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus“(João 1:12-13).
  • O vento sopra onde quer e você ouve o som dele, mas não sabe de onde vem e para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito ”(João 3: 8).
  • “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas”(Tiago 1:17-18).

Por outro lado, o arrependimento é necessário para a salvação, no sentido de que não podemos ser salvos do justo julgamento de Deus sem mudar nossa opinião sobre o pecado – sem nos desviarmos dele e honrar a Deus.

  • Pois Eu vos asseguro que não! Todavia, se não vos arrependerdes, todos vós, semelhantemente perecereis” (Lucas 13: 3).
  • E Pedro lhes disse:“ Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em o nome de Jesus Cristo para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo ”(Atos 2:38).
  • Em épocas passadas, Deus não levou em conta essa falta de sabedoria, mas agora ordena que todas as pessoas, em todos os lugares, cheguem ao arrependimento.” (Atos 17:30).

O arrependimento é definitivamente parte da mensagem do evangelho , mas temos que nos certificar de que não cometemos o erro de dizer que nossa salvação é por causa de nosso arrependimento . Mais uma vez, não queremos dizer que a nossa salvação é o resultado de pararmos de fazer o que é errado e de nos voltarmos a fazer o que é certo. Isto seria salvação pelas obras. Esta é uma questão complicada entre os cristãos sobre se ou não o incrédulo que é um escravo do pecado (Romanos 6: 14-20), que não pode entender as coisas espirituais (1 Coríntios 2:14) e não pode fazer o bem (Romanos 3:10-12), é capaz de fazer uma escolha para parar de pecar com base em sua natureza pecaminosa. Parece que a capacidade de se arrepender deve ser concedida por Deus (Fp 1:29 ; Atos 11:18 ; 2 Tm. 2:25 ).

Portanto, temos que ter cuidado quando perguntamos se o arrependimento é necessário para a salvação.

A verdadeira questão é: “O arrependimento é o resultado da salvação?” E a resposta para isso é sim.

Mas o arrependimento também é parte da mensagem de salvação que ordena as pessoas a se arrependerem, porque se voltar do pecado é o que é o certo a fazer. O pecado é contra a natureza de Deus, e é por isso que Deus sempre ordena a todos em toda parte que se arrependam (Atos 17:30). Assim como ele também ordena que você seja santo ( 1 Pedro 1:16 ), embora não possamos ser santos.

Deus é o padrão de perfeição, e esse padrão não é diminuído por causa de nossa incapacidade. Portanto, o arrependimento é ordenado, como é a santidade; e nós temos que depender de Deus para ambos.

 

 

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia