Perguntas Sobre

Eu preciso falar em línguas para ser salvo?

Por Matt Slick

Não, falar em línguas não é um sinal necessário de salvação.

Algumas igrejas pentecostais afirmam que o falar em línguas é uma manifestação necessária do Espírito Santo e, sem ela, uma pessoa não é verdadeiramente salva. 1 É tão importante para eles que uma pessoa que pertenceu a uma dessas igrejas, me disse que sua igreja tinha um altar pedindo que as pessoas subissem e recebessem o dom do Espírito Santo para que pudessem falar em línguas. Ela disse que nunca viu pedirem que subissem no altar e recebessem Jesus como salvador. Mas, este é apenas um exemplo e pode não ser atípico.

Vemos em Atos que muitas pessoas que se tornaram cristãs falaram imediatamente em línguas ( Atos 2: 4 ; 10:46 ; 19:6 ). Mas é um sinal necessário de salvação? Não, Não é. Considere os seguintes versículos em 1 Coríntios. 12.

  • 1 Co. 12: 7-11: “Mas a manifestação do Espírito é dada a todo homem para o seu proveito. 8 Porque a um é dada pelo Espírito a palavra de sabedoria; a outra a palavra de conhecimento pelo mesmo Espírito; 9 a outra. fé pelo mesmo Espírito; para outro os dons de cura pelo mesmo Espírito; 10 para outro a operação de milagres; para outra profecia; para outro discernimento de espíritos; para outro tipo diferente de línguas; para outro a interpretação de línguas.  11 Mas tudo isso opera aquele e o mesmo Espírito, dividindo a cada homem várias vezes como ele deseja. “
  • 1 Cor. 12: 29-30: “Todos são apóstolos? Todos são profetas? Todos são mestres? Todos operam milagres? 30. Todos tem dons da cura? Todos falam em línguas? Todos interpretam?”

Podemos ver que o Espírito Santo dá dons como Ele deseja. Ele os distribui sobre Seu povo na igreja como Ele quer ( 1 Co. 12:11 ). Paulo afirma em 1 Coríntios. 12: 7-11 que pessoas diferentes têm dons diferentes, e vemos nos versículos 29-31 que nem todos falam em línguas. Agora, algumas igrejas afirmam que todos devem falar em línguas, mas que nem todos falam. Eles sustentam que o falar em línguas é um sinal / dom necessário da verdadeira salvação, e que um verdadeiro crente vai falar em línguas. Mas, não é isso que o texto diz.

Paulo faz as perguntas: todos são apóstolos? Não. Todos são profetas? Não. Todos são mestres?  Não. Em outras palavras, dentro do corpo de Cristo, diferentes pessoas são chamadas por Deus para ter dons diferentes. Se alguém afirma que todos deveriam falar em línguas, mas que nem todos falam, então todos deveriam ser apóstolos também, mas nem todos são! Todos são chamados para serem profetas? Todos são chamados para serem mestres? Não. Da mesma forma, nem todos são chamados por Deus para falar em línguas.

É simples Nem todos falam em línguas porque Deus não dá o dom a todos. Falar em línguas não é o sinal da salvação, mas se algo, um sinal.

O fruto do Espírito, conforme listado em Gl 5: 22-23 é o sinal da salvação.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5: 22-23 ).

Então, novamente eu pergunto. Qual é o sinal bíblico da salvação – línguas ou fruto do Espírito?

 

 

 

 

  • Este artigo não trata da questão de saber se os dons carismáticos ainda estão em operação, mas assumirá, para este artigo, que eles estão.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia