Mormonismo

O Mormonismo e o endurecimento do coração do Faraó

A 8ª “Regra de Fé” da Igreja Mórmon afirma:

Cremos que a Bíblia é a palavra de Deus, desde que esteja traduzida corretamente; também acreditamos que o Livro de Mórmon é a palavra de Deus”.

Em outras palavras, eles acreditam que existam passagens bíblicas que os tradutores erraram ao fazer a tradução (geralmente aquelas que vão em confronto com seus ensinos).

Muitas vezes pedi aos mórmons que me dessem um exemplo específico de um lugar na Bíblia que eles acreditam não estar traduzido corretamente. Até hoje, todo mórmon a quem fiz essa pergunta respondeu com o mesmo suposto exemplo: o endurecimento do coração de Faraó.

As passagens

O livro do Êxodo começa com a opressão de Israel no Egito sob a crueldade de um ímpio Faraó. Deus revela a Moisés que libertará Israel por meio de uma série de sinais poderosos, mas Deus também faz uma declaração surpreendente:

E disse o SENHOR a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo. Então dirás a Faraó: Assim diz o SENHOR: Israel é meu filho, meu primogênito. E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho, para que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei a teu filho, o teu primogênito” (Êxodo 4:21-23).

Deus diz que endurecerá o coração de Faraó para que ele não deixe o povo ir. Deus explica que Ele está fazendo isso com o propósito de finalmente trazer a Páscoa, um evento que definirá o povo de Deus para as gerações futuras e até mesmo se tornará o pano de fundo para a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

 Deus tinha um plano e estava deixando Moisés saber exatamente como esse plano iria funcionar, incluindo endurecer o coração do Faraó. Deus iria reiterar isso, mais tarde, afirmando:

Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra. Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas. Faraó, pois, não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei meus exércitos, meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos. Então os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles (Êxodo 7:2-5).

 

Novamente, Deus não apenas diz que endurecerá o coração de Faraó, mas também explica Seu propósito ao fazer isso;

Então o Senhor disse a Moisés: “Vai a Faraó, porque endureci o coração dele e o coração de seus servos, para que eu possa realizar estes meus sinais entre eles, e que você possa contar aos ouvidos de seu filho, e de teu neto, como zombei dos egípcios e como executei os meus sinais entre eles, para que saibais que eu sou o Senhor” (Êxodo 10:1-2).

Em vários outros lugares, o texto testifica repetidamente que Deus endureceu o coração de Faraó. O fato de os relatos bíblicos também mencionarem várias ocasiões em que Faraó endureceu o próprio coração nos mostra que Faraó não era um homem humilde, razoável ou justo cujo coração Deus endureceu maliciosamente. No entanto, está claro que Deus tinha um propósito específico no que estava fazendo, e endurecer o coração de Faraó foi parte de realizar esse plano. Para o mórmon, entretanto, isso é simplesmente inaceitável. Quando pergunto como eles sabem que se trata de uma tradução incorreta, a resposta é sempre a mesma. Não pode ser uma tradução correta do texto porque “Deus não faria algo assim”. Eles não podem mostrar nenhum manuscrito mais antigo com uma leitura diferente, nem há nada de problemático na gramática, sintaxe ou fluxo narrativo. A ideia de Deus endurecendo o coração de Faraó não se encaixa na concepção mórmon de Deus e, portanto, é a Bíblia que deve mudar, não sua concepção.

Claro, talvez haja um pouco mais do que apenas isso. Afinal, este não é um desenvolvimento recente no mormonismo. Isso remonta ao próprio Joseph Smith. Joseph começou a produzir umatradução inspiradada Bíblia que corrigisse todos os lugares em que os tradutores humanos supostamente erraram em grego e hebraico. Ao se aproximar do Êxodo, Joseph Smith mudou todos os exemplos em que o texto diz que Deus endureceu o coração de Faraó e mudou para dizer que Faraó endureceu seu coração.

 

 Tais mudanças destroem completamente a mensagem clara na história de que Deus estava no controle, que Deus desejava tornar conhecido a Israel e ao Egito que Ele era Deus e que seus ídolos não eram nada, e que Deus pretendia desde o início trazer o A Páscoa que seria transmitida como testemunho às gerações futuras. A tradução “inspirada” da Bíblia por Joseph Smith nunca foi formalmente adotada pela igreja SUD. Eles ainda publicam e usam oficialmente a KJV. Ainda assim, embora eu nunca tenha ouvido pessoalmente um mórmon apresentar isso como um argumento, o fato de Joseph Smith ter declarado como uma revelação profética a ideia de que Deus endurecer o coração de Faraó foi uma tradução incorreta pode ser uma grande parte do motivo de tantos mórmons pensarem assim hoje.

Isso significa que há dois problemas a serem resolvidos aqui:

  1. Existe alguma chance de que Joseph Smith estava certo e esta passagem foi traduzida incorretamente em nossas Bíblias?
  2. O endurecimento do coração de Faraó é consistente com a maneira como o restante da Bíblia retrata Deus?

A Evidência Textual

 A evidência do manuscrito apoia esmagadoramente a leitura tradicional de que Deus endureceu o coração do Faraó:

  • O texto hebraico massorético, a família de manuscritos em que se baseia a maioria das traduções modernas da Bíblia, afirma de forma unânime e inequívoca que Deus endureceu o coração de Faraó.
  • Os Manuscritos do Mar Morto concordam que Deus endureceu o coração de Faraó.
  • A Torá Samaritana, a versão ligeiramente alterada dos livros de Moisés usada pelos Samaritanos, também diz o mesmo (exceto em Êxodo 4:21, onde Deus diz que Ele ” segurará o coração de Faraó para que ele não deixe o povo ir”. Mesmo aqui, ainda é Deus fazendo isso e o significado essencial é inteiramente o mesmo.)
  • A Septuaginta, a antiga tradução grega do Antigo Testamento frequentemente citada pelos escritores do Novo Testamento, sustenta a leitura de que Deus endureceu o coração de Faraó.
  • Os Targums, as traduções aramaicas usadas pelos antigos judeus nas sinagogas, todos dizem que Deus endureceu o coração do Faraó.
  • A Vulgata latina, que Jerônimo traduziu diretamente do hebraico em vez de confiar em qualquer outra tradução existente, ainda apresentou a frase que Deus endureceu o coração de Faraó.

Além da confirmação direta de todas as correntes textuais em todas as línguas, também encontramos essa leitura confirmada em todos os casos em que essas passagens são citadas e discutidas por outros escritores antigos. Por exemplo, o erudito cristão do século II Irineu cita um argumento do culto de Marcião. Os marcionitas argumentaram que o Deus do Velho Testamento era mau porque endureceu o coração de Faraó. 1Irineu explica por que isso, de fato, não torna Deus mau. O ponto aqui, entretanto, não é encontrado nos detalhes de seu argumento, mas sim no fato de que toda a natureza da disputa mostra que ambos os lados entenderam as passagens que dizem que Deus endureceu o coração de Faraó.

Tertuliano, um dos primeiros escritores cristãos no Ocidente de língua latina, também escreve sobre essa passagem de uma maneira que reflete a leitura de que Deus endureceu o coração de Faraó. 2Orígenes de Alexandria também é digno de nota, visto que ele estudou especificamente as diferentes correntes de transmissão do texto do Antigo Testamento em grego e hebraico. Ele luta com as implicações da passagem sobre o livre arbítrio humano, mas certamente entendeu que Deus endureceu o coração de Faraó. 3 Outros exemplos poderiam ser multiplicados, mas isso é o suficiente para mostrar que, em todas as regiões, idiomas e divisões teológicas, todos concordaram com a tradução adequada: Deus endureceu o coração de Faraó.

 

Evidência do Novo Testamento

“Mas e se“, “os fariseus, os sectários que fizeram os Manuscritos do Mar Morto, a diáspora judaica de língua grega, os samaritanos, os primeiros cristãos, os marcionitas e todos os outros grupos corromperam seus manuscritos … exatamente da mesma maneira … precisamente nos mesmos versos … sem nenhuma razão explicável. Como podemos saber que nem tudo são corrupções e erros de tradução?” As chances de tal corrupção permear todos os fluxos de transmissão sem variação estão simplesmente além da credulidade. Ainda assim, há mais uma evidência. O apóstolo Paulo, sob a inspiração direta do Espírito Santo ao escrever a Sagrada Escritura, afirmou que Deus endureceu o coração de Faraó. Em sua carta aos Romanos, Paulo escreve:

 

O que devemos dizer então? Não existe injustiça com Deus, existe? Que nunca seja! Pois Ele disse a Moisés: ‘Terei misericórdia de quem tiver misericórdia e terei misericórdia de quem tiver misericórdia’. Portanto, não depende do homem que quer ou do homem que corre, mas de Deus que tem misericórdia. Pois a Escritura diz ao Faraó: ‘Para isso mesmo te levantei, para demonstrar o Meu poder em ti, e para que o Meu nome seja proclamado em toda a terra.’ Portanto, tem misericórdia de quem deseja e endurece a quem deseja” (Romanos 9:14-18).

Deus levantou Faraó para um propósito específico, e ele é o exemplo perfeito de Paulo de que Deus “endurece a quem Ele deseja”. Simplesmente não há outra maneira de ler isso. O próprio Paulo, no Espírito de Deus, traduziu Êxodo como dizendo que Deus endureceu o coração do Faraó para cumprir Seu propósito. Há espaço para debater exatamente o que significa para Deus “endurecer o coração de Faraó”, mas não há espaço para questionar se Êxodo diz ou não que o fez. Deus endureceu o coração de Faraó. Não há tradução incorreta aqui.

Mas Deus faria isso?

Considere apenas algumas outras coisas que a Bíblia diz que Deus faz:

Tornam os corações deste povo insensíveis, seus ouvidos embotados, E seus olhos turvos, Do contrário, eles poderiam ver com seus olhos, Ouvir com seus ouvidos, Entender com seus corações, E voltar e ser curado” (Isaías 6:10).

‘Se um homem pecar contra outro, Deus fará a mediação por ele; mas se um homem peca contra o Senhor, quem pode interceder por ele?  Mas eles não deram ouvidos à voz de seu pai, porque o Senhor desejava matá-los” (1 Samuel 2:25).

Por esta razão, Deus enviará sobre eles uma influência enganosa para que creiam no que é falso, a fim de que sejam julgados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na maldade” (2 Tessalonicenses 2:11 -12).

Assim que ficou sozinho, Seus seguidores, junto com os doze, começaram a perguntar a Ele sobre as parábolas. E Ele estava dizendo a eles:

A vocês foi dado o mistério do reino de Deus, mas aqueles que estão de fora entendem tudo por parábolas, para que vendo, possam ver e não percebam , e enquanto ouvem, possam ouvir e não entender, caso contrário , eles podem voltar e ser perdoados,” (Marcos 4:10-12).

 

E os dez chifres que viste, e a besta, estes odiarão a prostituta e a farão desolada e nua, e comerão sua carne e a queimarão no fogo. Pois Deus colocou em seus corações a execução de Seu propósito tendo um propósito comum e dando seu reino à besta, até que as palavras de Deus se cumpram” (Apocalipse 17:16-17).

 

A Bíblia contém muitas dessas passagens. É perfeitamente consistente que a Bíblia também diga que Deus endureceu o coração de Faraó. Há muito espaço para discussão sobre o que essas coisas significam, mas se você está adorando um deus que simplesmente não faria essas coisas, então o deus que você adora claramente não é o Deus da Bíblia.

 A supremacia intocável da autonomia humana até mesmo sobre o propósito divino é uma marca registrada da teologia mórmon, mas não tem lugar na revelação bíblica. Deus é Deus, e nós não. Se seu deus não endureceu o coração de Faraó, seu deus não é o Deus de Moisés ou Paulo. Ele não é o Deus do antigo Israel ou do Cristianismo. Ele não é o Deus que propôs a Páscoa ou a cumpriu na morte e ressurreição de Jesus Cristo. Seu deus é um deus falso, um ídolo criado por você mesmo e precisa ser eliminado. Não podemos presumir que alguém alterou a Bíblia apenas porque ela diz coisas desagradáveis. É a nossa teologia que deve ser alterada quando se depara com os ensinos claros das Escrituras.

Referências
1 ↑ Irineu, Contra as Heresias, Livro 4, Capítulo 29
2 ↑ Tertuliano, Five Books Against Marcion, Livro 2, Capítulo 14
3 ↑ Orígenes, De Principiis, Livro 3, Capítulo 1, Seções 7-11

0

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia