Mormonismo

O mormonismo e a autoridade do Sacerdócio

Ponto de vista mórmon

A autoridade do sacerdócio é muito importante na teologia Mórmon, pois é o meio pelo qual a Igreja Mórmon supostamente tem autoridade para administrar as ordenanças que trazem salvação à humanidade, pregar o Evangelho e governar o reino de Deus nesta terra (LDS.org) . As duas citações a seguir ilustram.

“O que é o Sacerdócio? Não é nada mais nada menos que o poder de Deus delegado ao homem pelo qual o homem pode agir na terra para a salvação da família humana . . . pelo qual eles podem batizar para a remissão dos pecados e impor as mãos para receber o Espírito Santo, e pelo qual eles podem perdoar os pecados com a sanção e bênção do Deus Todo-Poderoso. É o mesmo poder e sacerdócio que foi confiado aos discípulos de Cristo enquanto Ele estava na Terra. .” (Joseph F. Smith, 6º Profeta da Igreja SUD, Gospel Doctrine , 1919, p. 173; ver também Mormon Doctrine de Bruce R. McConkie, 1966, p. 594).

Cremos que um homem deve ser chamado por Deus por profecia e pela imposição de mãos, por aqueles que têm autoridade para pregar o evangelho e administrar suas ordenanças” (5ª Regra de Fé).

Os mórmons frequentemente se orgulham do fato de terem essa autoridade do sacerdócio o qual nenhuma outra igreja na terra possui. Em essência, não pode haver Igreja verdadeira ou administração verdadeira das ordenanças, a menos que a autoridade do sacerdócio seja dada. De qualquer forma, existem duas classes de sacerdócio no mormonismo: O Aarônico e o de Melquisedeque. Curiosamente, para jovens convertidos ao mormonismo, o Sacerdócio Aarônico é conferido aos 12 anos de idade e o Sacerdócio de Melquisedeque, superior, é conferido aos 18 anos João 15:16Atos 8:14-20Hebreus 5:4; e Tiago 5:14-15 . 1

Uma resposta aos argumentos bíblicos

A Igreja SUD apela para várias passagens do Novo Testamento em apoio à sua doutrina de um sacerdócio ordenado Aarônico e Melquisedeque. A seguir, uma lista de algumas dessas passagens com uma breve resposta a cada uma.

Passagem # 1 :João 15:16, “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

A Igreja SUD afirma que Jesus está falando sobre ordenar os apóstolos ao sacerdócio, mas esta passagem não afirma absolutamente nada sobre a ordenação ao sacerdócio. Em nenhum lugar em todos os Evangelhos ou em todo o Novo Testamento encontramos qualquer referência a esta doutrina. Ordenar aqui significa simplesmente “nomear” ou “apontar”. Os apóstolos foram designados para ir e dar frutos, o que eles fizeram após receberem o Espírito Santo (Atos 1:8 ; cf. Atos 2) e então foram e pregaram o Evangelho (veja o Livro de Atos).

Passagem # 2Atos 8:14-20 menciona Pedro e João impondo as mãos sobre o povo de Samaria, que então recebeu o Espírito Santo. Refere-se simplesmente a pessoas que receberam o Espírito Santo pela imposição de mãos. Não menciona nada sobre uma autoridade Aarônica ou do Sacerdócio. Inferir tal ensinamento é um erro crasso, uma eisegese.

Passagem # 3 : Tiago 5:14-15 , outra passagem que a igreja SUD usa, afirma: “Está alguém doente entre vocês? que chame os presbíteros da igreja; e orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor: 15 E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”. Novamente, esta passagem não menciona nada sobre uma autoridade do Sacerdócio Aarônico ou de Melquisedeque. Os “presbíteros da igreja” em Tiago 5 provavelmente se referem aos sábios mais velhos que receberam autoridade na igreja (cf. 1 Tm. 5:1Atos 14:2321:18.). Não há evidências de que se refira a alguém que foi ordenado ao Sacerdócio Aarônico ou de Melquisedeque.

Passagem # 4Hebreus 5:4 afirma: “E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão”. Esta passagem não se refere a nenhum comando para a igreja hoje instituir um sacerdócio ordenado pela imposição de mãos. Aarão foi chamado por Deus, não por Moisés ou qualquer outro impondo as mãos sobre ele (Nm. 18:7; cf. Ex. 4:27). Arão foi ungido, mas também o tabernáculo (Ex. 40:13) e tudo nele (Ex. 40:9-15).

Devido à evidência acima, a reivindicação da Igreja Mórmon é falsa, pois não há apoio das escrituras para suportar tal afirmação.

Sacerdócio na Bíblia

Sacerdócio Aarônico

Em contraste com os ensinamentos da Igreja Mórmon, a Bíblia ensina uma doutrina bem diferente sobre o sacerdócio.

Primeiro, o sacerdócio Aarônico era limitado aos membros judeus do sexo masculino da tribo de Levi que eram descendentes de Arão (Ex. 28:1Nm. 3:5-13Hb. 7:5 ). O sacerdócio foi herdado por descendência de Arão, e não transmitido por meio da ordenação. Nunca deveria ser praticado por gentios (não-judeus). Não há absolutamente nenhuma doutrina sobre este ensino do sacerdócio Aarônico sendo praticada pelos gentios no Antigo ou Novo Testamento.

Além disso, o sacerdócio Aarônico foi eliminado por meio de Cristo como o sacerdote final (Hb. 7:11-12) que cumpriu a Lei como o Sacerdote eterno (Hb. 7:11-288:6-7). Os sacerdotes do Antigo Testamento eram mediadores, mas agora Jesus é o único Mediador entre os homens e Deus (1 Tm. 2:5; Hb. 7:24-25; Jo. 14:6). Portanto, não há necessidade dessa autoridade do sacerdócio Aarônico hoje. Finalmente, o Sumo Sacerdote no Antigo Testamento entrava no santo dos santos uma vez por ano para fazer um sacrifício pelos pecados de si mesmo e dos outros (Ex. 30:10Hb. 9:719-22.). No entanto, Jesus completou a obra da salvação sendo o Sumo Sacerdote e o sacrifício (Hb. 3:19:11-12 ,25-26)! Uma vez que a obra de Cristo está terminada (João 19:30), não há necessidade de um Sumo Sacerdote nesta terra. Cristo é o único mediador e Sumo Sacerdote no céu (1 Tm. 2:5; Hb. 8:1-6).

Sacerdócio de Melquisedeque

Em segundo lugar, não há absolutamente nenhuma menção em toda a Bíblia sobre uma classe especial de sacerdotes de Melquisedeque. Melquisedeque é mencionado brevemente no Velho Testamento em dois lugares (Gn. 14:18-20 e Sl. 110:1). Em Gênesis 14, Melquisedeque é um rei e sacerdote que abençoa Abraão e a quem Abraão dá o dízimo. O Salmo 110 , um salmo messiânico, aplica este sacerdócio de Melquisedeque a Jesus, que também é sacerdote e rei (cf. Mateus 22:4426:64Marcos 16:19Hb. 5:5-6). No entanto, em nenhum lugar do Antigo ou do Novo Testamento vemos a prática de ordenar homens ao ofício do sacerdócio de Melquisedeque. Somente Jesus é mencionado no Novo Testamento como sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Hb. 5:1-4).

O sacerdócio de todos os crentes 

Em vez disso, a Bíblia ensina que todos os crentes têm autoridade do sacerdócio (1 Pedro 2:59Ap. 1:65:1020:6). Mesmo no Antigo Testamento, a nação de Israel deveria ser um reino de sacerdotes (Ex. 19:5-6). No entanto, Jesus é o único Sumo Sacerdote (Hb. 7:23-8:13). Cada crente tem autoridade para pregar o Evangelho, batizar e governar o reino de Deus nesta terra. Não é algo limitado a homens com mais de 12 ou 18 anos. 2

Perguntas dos Mórmons

Quem lhe dá o direito de batizar?

A resposta simples é Deus em Sua Palavra. No Novo Testamento, não há nenhum comando específico sobre quem pode e quem não pode batizar. Jesus ordenou a todos os discípulos que fossem batizar (Mt. 28:18-20), mas Ele nunca limitou o batismo apenas aos apóstolos. Uma vez que os cristãos são todos sacerdotes (1 Pedro 2:59Ap. 1:65:1020:6), qualquer um deles tem o direito de batizar. Os cristãos têm autoridade para batizar com base na Palavra de Deus, que é a fonte de revelação inspirada e autorizada. Se alguém crê, recebe o Espírito Santo (Ef.1:13 ) e nasce de novo (João 1:13) então tem poder para batizar. O batismo não é necessário para a salvação (Atos 10:43-481 Co. 1:17Rm. 4:5Ef. 2:8-9; etc). Nenhuma organização eclesiastica tem autoridade para decidir quem pode ou não receber o Espírito Santo. Quem crê recebe o Espírito Santo pela fé (Ef. 1:13) e tem a certeza da vida eterna (1 João 5:13).

Quem lhe dá o direito de interpretar as Escrituras?

A Bíblia permite que indivíduos interpretem as Escrituras. Em Atos 17:11, os bereanos são elogiados porque eles”. . . receberam a palavra com toda a prontidão e examinavam diariamente as escrituras para ver se essas coisas eram assim”. Os bereanos investigaram e estudaram as Escrituras para ver se os ensinamentos do apóstolo Paulo eram verdadeiros. Além disso, Jesus ordenou aos fariseus e judeus: “Examinai as Escrituras; porque neles julgais ter a vida eterna; e são elas que de mim testificam” (João 5:39). A Bíblia não é um manual secreto que é apenas para os eruditos, mas para todas as pessoas lerem, estudarem e aplicarem, usando princípios sólidos de interpretação.

 

Fontes

  • Marvin W. Cowan, Mormon Claims Answered , 1997, disponível: http://www.utlm.org/onlinebooks/mclaims6.htm, acessado em 15 de junho de 2010.
  • LDS.org, acessado em 15 de junho de 2010. Veja: http://www.lds.org/ldsorg/v/index.jsp?locale=0&sourceId=ab839daac5d98010VgnVCM1000004d82620a____&vgnextoid=bbd508f54922d010VgnVCM1000004d82620a RCRD.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia