Teologia

As alianças do pacto

Uma aliança é um contrato ou acordo entre duas ou mais partes. A aliança é como Deus escolheu se comunicar conosco, nos redimir e nos garantir a vida eterna em Jesus .Essas verdades, reveladas na Bíblia, são a base do Cristianismo. A Bíblia é um documento de aliança. O Antigo e o Novo Testamento são realmente a Antiga e a Nova Aliança. A palavra “testamento” é latim para Aliança.

Existe um padrão para os convênios encontrados na Bíblia. Basicamente, é o seguinte. A parte iniciadora descreve a si mesma e o que Ele fez; então há uma lista de obrigações entre as duas (ou mais) partes. O que se segue é a seção que trata das recompensas e punições que governam o cumprimento e a quebra do convênio. Os Dez Mandamentos se encaixam nesse padrão e são um documento de aliança.

A aliança é como Deus primeiro decidiu lidar com a humanidade. 

Sabemos disso ao estudar a Aliança Eterna mencionada em Hb.13:20, “Que o Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas” (NVI). Nesta aliança, Deus Pai e o Filho fizeram um acordo sobre os eleitos. Esta aliança foi feita antes da criação do universo, e consistia na promessa do Pai de trazer ao Filho todos os que o Pai lhe dera (João 6:3917:9, 24). O Filho se tornaria homem (Cl. 2:9; 1 Tm. 2:5), tornar-se-ia por um tempo menor que os anjos (Hb. 2:7), e estaria debaixo da Lei (Gl. 4:4-5). O Filho morreria pelos pecados do mundo (1 João 2:2; 1 Pedro 2:24), e o Pai ressuscitaria o Filho dentre os mortos (Salmo 2).

A Aliança Eterna, então, leva à Aliança da Graça. Onde a Aliança Eterna foi feita entre o Pai e o Filho, a Aliança da Graça é feita entre Deus e o Homem. Esta última aliança é onde Deus promete ao homem a salvação eterna com base no sacrifício de Jesus na cruz. A manifestação dessa aliança ocorre em nosso mundo em uma sequência de alianças adicionais que Deus fez com indivíduos: Adão (Gn. 2:15-17), Noé (Gn. 9:12-16), Abraão (Gn.17), os israelitas no Monte Sinai (Êxodo 34:28), crentes na Nova Aliança (Jr. 31:31-37), etc. Apresento a visão de que existem duas alianças principais. No entanto, há discordância quanto ao número de Convênios. Alguns dizem que há apenas uma, a Aliança Eterna, com todas as outras de baixo dela. Alguns dizem duas, alguns dizem três e outros quatro, etc. Realmente não há uma resposta absoluta.

Entender o Pacto é importante por vários motivos:

  1. Aprendemos que Deus lida com o homem de forma pactual.
  2. Uma vez que uma aliança é um acordo, é uma promessa feita por Deus. Já que podemos confiar na palavra de Deus por toda a eternidade, podemos ter grande conforto em Sua aliança que nos promete a vida eterna em Seu Filho.
  3. Isso nos ajuda a ver a Bíblia como um documento de aliança. O Antigo e o Novo Testamento são a Antiga e a Nova Aliança.
  4. Com o Pacto entendido como uma estrutura através da qual a Bíblia foi escrita, podemos entendê-lo melhor, o trato de Deus conosco por meio dele e nossas responsabilidades para com Deus, bem como as Suas para conosco.
  5. Podemos entender melhor os símbolos usados ​​por Deus na ratificação da aliança: A Ceia do Senhor e o Batismo.

1 Requisitos e Promessas na Aliança Eterna

    1. O Pai requereu do Filho que expiasse os pecados daqueles a quem o Pai Lhe dera (1 João 2:2; João 6:39; 10:11,15  e fizesse o que Adão falhou em fazer guardando o lei (Gálatas 4:4-5; 1 Pedro 2:22).
    2. Este requisito incluiu os seguintes detalhes:
      1. Que ele deveria assumir a natureza humana (João 1:1,14; Colossenses 2:9).
      2. Que Ele deveria colocar-se sob a lei (Gálatas 4:4-5)
      3. Que Ele, depois de realizar o perdão dos pecados e a vida eterna, deveria aplicá-los aos eleitos (Rm. 5:18; 2 Co. 5:14).

2- A Relação da Aliança Eterna e a Aliança da Graça

    1. A Aliança Eterna é o modelo para a Aliança da Graça. A primeira é eterna, isto é, desde a eternidade e a segunda é temporal, no sentido de que se realiza no tempo. O primeiro é um pacto entre o Pai e o Filho como fiador e cabeça dos eleitos, enquanto o último é um pacto entre o Deus trino e o pecador eleito.
      1. Se não houvesse Aliança Eterna entre o Pai e o Filho, não poderia haver Aliança da Graça entre Deus e o homem pecador.
      2. O Espírito Santo, que produz fé no pecador, foi prometido a Cristo pelo Pai, e a aceitação do caminho de vida pela fé foi garantida por Cristo.
  1. A  Aliança com Adão também conhecida como a Aliança das Obras
    1. Esta foi uma aliança feita entre Deus e Adão, onde Adão teria vida eterna baseada na obediência a Deus. Isso aparentemente foi possível, visto que Adão não tinha uma natureza pecaminosa.
      1. “E o Senhor Deus ordenou ao homem: ‘Você pode comer de qualquer árvore do jardim; mas não comas da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque, comendo dela, certamente morrerás” (Gn 2:16-17).
    2. Deus fez uma aliança com Adão.
      1. A promessa ligada a essa aliança era a vida. A condição era perfeita obediência. Sua pena era a morte.

3- A aliança com Noé

    1. Essa aliança foi a promessa de Deus a Noé de nunca mais destruir o mundo com um dilúvio. Deus deu o arco-íris como sinal.
      1. “Agora estabeleço minha aliança com você e com seus descendentes depois de você e com toda criatura vivente que estava com você – as aves, o gado e todos os animais selvagens, todos aqueles que saíram da arca com você – toda criatura vivente em terra. Estabeleço minha aliança com você: nunca mais toda a vida será cortada pelas águas de um dilúvio; nunca mais haverá um dilúvio para destruir a terra”. E Deus disse: “Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e todos os seres viventes que estão com vocês, uma aliança para todas as gerações vindouras: coloquei meu arco-íris nas nuvens, e ele será o sinal de a aliança entre mim e a terra. Sempre que eu trouxer nuvens sobre a terra e o arco-íris aparecer nas nuvens, me lembrarei da minha aliança entre mim e você e todas as criaturas vivas de todas as espécies. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda a vida. Sempre que o arco-íris aparecer nas nuvens, eu o verei e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todas as criaturas vivas de todas as espécies na terra”. Então Deus disse a Noé: ‘Este é o sinal da aliança que estabeleci entre mim e toda a vida na terra’” (Gn 9:9-17).
  1. A aliança com Abraão
    1. Deus prometeu uma terra e descendentes a Abraão, que recebeu a ordem de “guardar” a aliança (Gn 17:9, 14) e recebeu a circuncisão como sinal (Gn 15:8-18; 17:1-14). .
      1. Naquele dia, o Senhor fez uma aliança com Abrão e disse: “À tua descendência darei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates” (Gn 15:18).
  2. A aliança com Moisés
    1. Ao dar a Lei, a nação de Israel foi constituída uma nação santa e recebeu estipulações a seguir para garantir a comunhão com Deus. A aliança foi ratificada por um sacrifício de aliança e a aspersão de sangue (Êxodo 24:4-8).
    2. Êxodo 24:4-8 “Então Moisés escreveu tudo o que o SENHOR havia dito. Ele se levantou cedo na manhã seguinte e construiu um altar ao pé da montanha e erigiu doze pilares de pedra representando as doze tribos de Israel. 5 Então ele enviou jovens israelitas, e eles ofereceram holocaustos e sacrificaram novilhos como ofertas de comunhão ao Senhor. 6 Moisés pegou metade do sangue e colocou em tigelas, e a outra metade aspergiu sobre o altar. 7 Então ele pegou o Livro da Aliança e o leu para o povo. Eles responderam: ‘Faremos tudo o que o Senhor disse; nós obedeceremos.’ 8 Moisés, então, tomou o sangue, aspergiu-o sobre o povo e disse: ‘Este é o sangue da aliança que o Senhor fez convosco, segundo todas estas palavras’
  3. A aliança com Davi
    1. Deus fez uma promessa a Davi de que seus descendentes teriam um reino eterno e seriam conhecidos como seus filhos.
      1. “Tu disseste: ‘Fiz aliança com o meu escolhido, jurei ao meu servo Davi: estabelecerei a tua linhagem para sempre e firmarei o teu trono por todas as gerações’” (Salmos 89:3-4) .
      2. Foi através dos descendentes de Davi que Jesus nasceu.
  4. A Nova Aliança
    1. Esta é a nova aliança da era messiânica onde a Lei de Deus seria escrita no coração dos homens.
      1. “Está chegando a hora”, declara o Senhor, “em que farei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. . . Esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daquele tempo”, declara o Senhor. “Porei a minha lei em suas mentes e a escreverei em seus corações. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (Jr. 31:31,33).
    2. Foi prometido no Éden
      1. “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a dela; ele te esmagará a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3:15).
    3. Foi anunciado a Abraão
      1. “Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei a quem te amaldiçoar; e todos os povos da terra serão abençoados por meio de ti” (Gn 12:3).
    4. Foi cumprido em Cristo
      1. “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque ele veio e redimiu o seu povo. Ele levantou um poder de salvação para nós na casa de seu servo Davi (como ele disse por meio de seus santos profetas de outrora), salvação de nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam – para mostrar misericórdia a nossos pais e para lembrar de sua santa aliança, o juramento que fez a nosso pai Abraão: para nos resgatar das mãos de nossos inimigos e nos permitir servi-lo sem medo em santidade e justiça diante dele todos os nossos dias. E você, meu filho, será chamado profeta do Altíssimo; porque irás adiante do Senhor, preparando-lhe o caminho, para dar ao seu povo o conhecimento da salvação, pela remissão dos seus pecados, por causa da ternura misericordiosa do nosso Deus,(Lucas 1:68-79).
  5. A  Aliança da Graça
    1. Isso pode ser definido como aquele gracioso acordo entre o Deus ofendido e o pecador ofensor no qual Deus promete a salvação pela fé em Cristo, e o pecador aceita isso pela fé – prometendo uma vida de fé e obediência (João 1:12-13;3:16; Rm 10:9-10)
  6. Comparação entre o Pacto de Obras (o Pacto Adâmico) e o Pacto da Graça

Pacto de Obras

Pacto da Graça

Deus é o Criador e Senhor. Estabelecido por causa de Seu amor e benevolência. Deus é o Redentor e Pai. Estabelecido por causa de Sua misericórdia
O homem aparece simplesmente como criatura de Deus – corretamente relacionado com o seu Deus O homem aparece como um pecador que perverteu seus caminhos e só pode estar em união com Deus através de Cristo e a graça.
Sem Mediador Jesus é o Mediador
A justiça é baseada na obediência de um homem mutável que é incerto. Baseado na obediência de Cristo como Mediador que é absoluta e certa.
O caminho da vida é guardar a Lei. O caminho da vida é pela fé em Jesus Cristo.
A aliança é parcialmente conhecida na natureza, pois a lei de Deus está escrita no coração do homem. A aliança é conhecida exclusivamente por meio de revelação especial: a Bíblia.

 

Assim como no pacto das obras, também no pacto da graça, Deus é o primeiro dos contratantes. Ele toma a iniciativa e determina a relação que a segunda parte terá com Ele.

Não é fácil determinar quem é a segunda parte, mas, em geral, pode-se dizer que Deus naturalmente estabeleceu a aliança da graça com o homem caído.

A ideia de que a aliança é totalmente realizada apenas nos eleitos é uma ideia perfeitamente bíblica e aparece, por exemplo, em Jr. 31:21-34; Hb. 8:8-12. Também está inteiramente de acordo com a relação que o Pacto da Graça mantém com o Pacto Eterno.

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia