Igreja ortoxa

O que é Theosis?

Theosis é a crença, encontrada principalmente dentro da Igreja Ortodoxa Oriental, que os cristãos podem experimentar uma união com Deus e tornar-se tanto semelhantes a ele que participam da natureza divina. Este conceito também é conhecido como deificação. 

Theosis não significa que eles se tornam deuses ou se fundem com Deus, mas que são deificados. Eles participam das “energias” de Deus com as quais ele se revela a nós na criação. Mas, diz-se que esses cristãos não participam da essência de Deus. Além disso, essa deificação não significa que uma pessoa pare de pecar ou não lute mais contra o pecado. Em vez disso, theosis é uma união mística com Deus que ocorre ao longo da vida da pessoa e culmina na ressurreição do corpo. Alguns dizem que isso é equivalente à santificação ensinada nas igrejas ocidentais.

Os protestantes não usam esse termo por causa do erro natural associado a se tornarem deuses. Não somos Deus e nunca seremos Deus. Somente Deus possui Sua natureza divina. As religiões falsas, como o mormonismo, ensinam que podemos nos tornar divinos e até mesmo deuses. Por esta razão, devemos ter muito cuidado ao descrever a doutrina da theosis, e também devemos ter cuidado para não adotar nada que apoie a heresia de se tornar divino por natureza. Na melhor das hipóteses, nos tornamos mais parecidos com Cristo à medida que aumentamos nosso relacionamento com ele, mas de forma alguma nos tornamos divinos.

Os versos usados ​​para apoiar a theosis são . . .

  • João 17:22-23 , “A glória que me deste, eu lhes dei, para que sejam um, assim como nós somos um; 23 Eu neles e tu em mim, para que eles sejam perfeitos na unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste e os amaste, assim como tu me amaste.
  • 2 Pedro 1:4 , “Porque por elas nos deu as suas preciosas e magníficas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, tendo escapado da corrupção que há no mundo pela concupiscência.”

Embora seja verdade que temos uma união com Deus como Jesus disse em João 17 e onde também é verdade que nos tornamos “participantes da natureza divina”, isso não pode e não deve ser interpretado como significando nossa deificação no sentido de uma mudança ontológica. Participamos da santidade de Deus por meio da pessoa e obra de Cristo que habita em nós. É ser “participante da natureza divina” que nos permite tornar-nos mais semelhantes a Cristo em nossa resistência ao pecado e aumentar nossa prática e atitude santa.

Catolicismo e Ortodoxia Oriental

O Catecismo da Igreja Católica afirma no parágrafo 460;

“O Verbo se fez carne para nos tornar “participantes da natureza divina”: “Porque é por isso que o Verbo se fez homem, e o Filho de Deus se fez Filho do homem: para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e assim receber a filiação divina, pode tornar-se um filho de Deus”. “Porque o Filho de Deus se fez homem para que nós nos tornássemos Deus.” “O Filho unigênito de Deus, querendo nos tornar participantes de sua divindade, assumiu nossa natureza, para que, feito homem, pudesse fazer dos homens deuses.”

Embora a Igreja Católica Romana não ensine que realmente nos tornamos deuses, esta citação no parágrafo 460 do Catecismo Católico é preocupante porque nada em seu contexto nos parágrafos anteriores ou seguintes esclarece que não nos tornamos divinos dentro de nós mesmos.

Além disso, o Defendendo a fé não apóia a Igreja Ortodoxa Oriental e considera que ela contém erros graves. Recomendamos fortemente que a Igreja Ortodoxa Oriental, assim como a Igreja Católica Romana, seja evitada. No entanto, fornecemos várias citações de fontes ortodoxas orientais para que você possa entender melhor o que ela ensina sobre theosis.

  • theosis, é tornar-se semelhante a Cristo 1
  • “Os Padres ascetas procuraram experimentar esta visão da luz divina através da oração e meditação. Chamamos isso de theosis ou participação na glória divina”. 2
  • “Os Padres ascetas procuraram experimentar esta visão da luz divina através da oração e meditação. Chamamos isso de theosis ou participação na glória divina”. 3
  • Tal, de acordo com o ensinamento da Igreja Ortodoxa, é o objetivo final ao qual todo cristão deve almejar: tornar-se deus, alcançar theosis, ‘deificação’ ou ‘divinização’. Para a Ortodoxia, nossa salvação e redenção significam nossa deificação”. 4
  • “o fato de uma pessoa estar sendo deificada não significa que ela deixe de ter consciência do pecado. Pelo contrário, a deificação sempre pressupõe um ato contínuo de arrependimento”. 5

 

Referências

1 ↑ Coniaris, Anthony M. (2010-12-29). Apresentando a Igreja Ortodoxa: Sua Fé e Vida (Kindle Location 1649). Light & Life Publishing Company: www.light-n-life.com. Edição Kindle.
2 ↑ , 3 ↑ ibid, Kindle Locations 4249-4250.
4 ↑ Ware, Timothy (1993-04-29). A Igreja Ortodoxa (pág. 231). Penguin Books Ltd. Edição Kindle.
5 ↑ ibid., pág. 236

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia