CristianismoSalvação

Como posso saber se vou para o céu?

Sim, você pode saber se vai para o céu. Se você confiou no sacrifício do verdadeiro Deus e acredita no verdadeiro evangelho, então você irá para o céu. Além disso, 1 João 5:13 diz que podemos saber que temos a vida eterna. Em outras palavras, é possível saber que está indo para o céu.

Essa confiança em ir para o céu não se baseia em nossas obras ou em nossa bondade. Se fosse, haveria dois problemas.

Primeiro, isso seria arrogância porque você está tentando ganhar seu lugar com Deus por meio de seu próprio esforço. Em segundo lugar, você nunca seria capaz de saber se foi realmente bom o suficiente. Todas as falsas religiões ensinam que sua salvação depende, em parte, de sua capacidade de ser bom. Isso só leva à frustração e dúvida porque somos todos imperfeitos. Na verdade, mesmo que uma pessoa seja sincera a respeito de Deus, isso não significa que ela vai para o céu, porque a sinceridade é um apelo à bondade do próprio coração e isso é outra forma de arrogância.

Em vez disso, a salvação é baseada na obra de Jesus, que é Deus em carne (João 1:1,14 ;Colossenses 2:9), que viveu uma vida perfeita (1 Pedro 2:22), que carregou nossos pecados em seu corpo sobre a cruz (1 Pedro 2:24), morreu e ressuscitou dos mortos (1 Coríntios 15:1-4). 

Ser perdoado de nossos pecados , que nos permite ir para o céu, e isto, baseia-se apenas na obra de Cristo e em seu pagamento por nossos pecados contra Deus o qual recebemos pela fé somente, e não por obras. É por isso que podemos ter certeza de que iremos para o céu . Não estamos colocando nossa confiança em nada que tenhamos feito, mas em tudo que Jesus fez.. Isso é de vital importância. Ao fazer isso, você pode ter certeza de que está indo para o céu.

O que é necessário para confiar em Jesus?

Antes de tudo, você deve saber que é um pecador porque mentiu, roubou, cobiçou, ficou irado injustamente, etc. (Romanos 3:23). Você deve acreditar que seus pecados o separam de Deus (Isaías 59:2) e resultam em morte (Romanos 6:23), porque só então, você clamará por libertação de Deus (Gálatas 3:24). Só então você, pela fé, confiará no que Jesus fez na cruz para perdoar seus pecados. 

Quando você crê no evangelho (Marcos 1:15; 1 Coríntios 15:1-4), então você é justificado diante de Deus pela fé (Romanos 3:28; 4:5; 5:1). É assim que você pode saber se vai para o céu.

Finalmente, você se comporta de acordo com o que acredita (Romanos 6:16). Quando uma pessoa acredita no evangelho, quando acredita que é um pecador e precisa do perdão por meio de Cristo, então ela se comporta de maneira consistente com essa crença. Em outras palavras, há uma mudança de comportamento e principalmente no modo de pensar(cosmovisão) (2 Coríntios 5:17). Quando uma pessoa nasce de novo (João 3:3), Deus passa a habitar nela (João 16:23). Isso significa que há uma mudança na pessoa, e a mudança resulta na luta contra os pecados e no desejo de agradar a Deus. Isso não significa que sempre fazemos da maneira certa, mas significa que queremos agradar ao Senhor.

Então, você pode saber se vai para o céu confiando no que Jesus fez na cruz. Você pode pedir a ele que perdoe seus pecados. Você pode confiar no que ele fez. Esta é a vida eterna.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia