Catolicismo

Maria mãe de Deus é uma falácia lógica.

A Igreja Católica Romana frequentemente chama Maria de “mãe de Deus”, mas esta afirmação  é uma falácia lógica. A ICAR afirma;

“Como Maria é a mãe de Jesus, deve-se concluir que ela também é a Mãe de Deus : se Maria é a mãe de Jesus, e se Jesus é Deus, então Maria é a Mãe de Deus . Não há como fugir deste silogismo lógico, cuja forma válida foi reconhecida pelos lógicos clássicos desde antes da época de Cristo “. 

Há um sentido em que o silogismo é verdadeiro, mas também outro em que não é. Vamos dar uma olhada.

Falácia Lógica

Um silogismo é um conjunto de premissas com uma conclusão. Aqui está o silogismo sobre Maria 

  1. Maria é a mãe de Jesus.
  2. Jesus é Deus
  3. Portanto, Maria é a mãe de Deus.

Dentro desse silogismo está a falácia do equívoco. Essa falácia ocorre quando uma palavra ou palavras mudam de significado no uso de um argumento.

  1. Maria é a mãe de Jesus.
    1. Resposta: Isso é definitivamente verdade como é verificado nas Escrituras. O termo “mãe” deve se referir ao sentido biológico de Jesus porque Maria não precedeu a Palavra que se tornou carne (João 1:1, 14), nem ela é a autora de sua essência divina.
  2. Jesus é Deus
    1. Resposta: Quando dizemos que Jesus é Deus, estamos afirmando que Jesus tem uma natureza divina, assim como uma natureza humana (veja União Hipostática ). Portanto, a palavra “Deus” aqui deve se referir à natureza divina, a essência divina. 
  3. Portanto, Maria é a mãe de Deus.
    1. Resposta: Em que sentido o termo “Deus” é usado aqui? Significa Deus na essência divina? Ou significa Deus como uma Trindade ? 

Além disso, em que sentido a palavra “mãe” é usada aqui? Isso significa que ela é a mãe da natureza divina? Se assim for, não pode significar que ela é a mãe no sentido de estar diante da natureza divina da mesma maneira que todas as mães são anteriores de seus filhos. Não pode significar que ela está em uma posição superior à Palavra divina, já que ela é uma criatura. Então, qual o significado disso? A falta de clareza é o problema.

Deixe-me mostrar como a falácia do equívoco funciona com um exemplo que é mais claro.

  1. Jesus é Deus
  2. Deus é uma Trindade.
  3. Jesus é a Trindade.

Você pode perceber como a falta de verificação dos termos resulta em confusão? Deixe-me analisar isso para mostrar onde está o problema.

  1. Jesus é Deus
    1. Nesse sentido, “Deus” significa a essência divina.
  2. Deus é uma Trindade.
    1. Neste sentido, “Deus” está descrevendo a Trindade, um Deus em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.
  3. Jesus é a Trindade.
    1. A confusão surge no uso do termo “Deus”, que significa uma coisa na premissa um e algo diferente na premissa dois, embora seja a mesma palavra. Isso demonstra a falácia do equívoco.

Como você pode ver, sem erros de clarificação podem surgir erros de conclusões tão ambíguas quanto indefinidas. Tal é o caso da Igreja Católica Romana, que atribuiu a Maria muito mais do que as Escrituras declararam.

Preocupações Importantes

A preocupação inicial associada a chamar Maria de “mãe de Deus” é a implicação da superioridade e também uma posição especial que ela então possuiria. Por favor, considere os seguintes problemas associados com a exaltação de Maria.

  1. Maria está à direita de Cristo:“… ela é a ministra suprema da distribuição de graças . Jesus” está assentado à destra da majestade nas alturas “( Hebreus ib). Maria está sentada à direita do Filho … “(Papa Pio X, 1835-1914, Ad Diem Illum Laetissimum, 14).
  2. Maria é a segunda apenas para Jesus: “Maria foi exaltada pela graça acima de todos os anjos e homens para um lugar que perdia apenas para o seu Filho” (Concílio Vaticano II, p. 421). “Esta mãe … está esperando e preparando sua casa para você” (Manual para Católicos de hoje, p. 31).
  3. Maria é a santa: “Pedindo a Maria que reze por nós, reconhecemos que somos pobres pecadores e nos dirigimos à ‘Mãe da Misericórdia’, a toda santa” (CIC 2677).
  4. Reze a Maria: “Maria é a perfeita Orans (oração), uma figura da Igreja. Quando oramos a ela, estamos aderindo a ela ao plano do Pai” (CIC 2679).
  5. A oração mariana é a epítome do evangelho:   “As festas litúrgicas dedicadas à Mãe de Deus e à oração mariana, como o rosário, são um epítome de todo o Evangelho” (par. 971).
  6. Não há melhor lugar para se olhar do que olhar para Maria: “Depois de falar da Igreja, sua origem, missão e destino, não podemos encontrar melhor maneira de concluir do que olhando para Maria”(CIC 972).
  7. Maria nos traz os dons da Vida Eterna: Maria, “… por sua múltipla intercessão continua a nos trazer os dons da salvação eterna … (CCC par. 969)

Obviamente, há sérios problemas com a exaltação de Maria pelo catolicismo romano. No entanto, os crentes católicos romanos, não afirmam que Maria é mais velha que Deus ou a fonte de sua divindade. 

“Embora Maria seja a Mãe de Deus, ela não é sua mãe no sentido de que ela é mais velha que Deus ou a fonte da divindade de seu Filho, pois ela não é nenhuma nem outra. Em vez disso, dizemos que ela é a Mãe de Deus no sentido que ela carregava em seu ventre uma pessoa divina – Jesus Cristo, Deus “na carne” (João 2:7, cf. João 1:14) – e no sentido de que ela contribuiu com a matéria genética para a forma humana que Deus tomou em Jesus Cristo.  http://www.catholic.com/tracts/mary-mother-of-god 

Ainda assim, o problema da exultação de Maria não pode ser ignorado, como a lista documentada de exultação a respeito de Maria revela claramente.Para um artigo sobre este sério problema, veja : A Exaltação de Maria .

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia