Teísmo Aberto

Gênesis 22:12 e o Teísmo aberto

Os defensores do teísmo aberto dizem que devemos olhar para a Bíblia e interpretar versículos como Gênesis 22:12 literalmente pelo que eles dizem. Claro, há momentos em que devemos fazer isso e outros em que não.

E ele disse: ‘Não estendas a tua mão contra o rapaz, e não lhe faças coisa alguma; porque agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste o teu filho, o teu único filho‘” (Gn 22:12).

No entanto, os teístas abertos concluem que Deus teve que aprender o que Abraão faria; Deus teve testa-lo para saber o que ele iria fazer. Mas se assumirmos que Deus teve que aprender, outros problemas surgem quando examinamos este texto sob essa interpretação. Vamos dar uma olhada.

Se Deus não sabia que Abraão iria matar Isaque ou não, então Deus sabia se Abraão iria levar Isaque para a colina, dizer a Isaque para carregar a lenha e uma série de outras decisões que precisavam ser tomadas para que tudo desse certo. Isso é um monte de desejos esperançosos de Deus, esperando que Abraão faça o que Deus quer que ele faça.

Além disso, como Deus sabia que, uma vez que Abraão erguesse a faca, no segundo, Abraão não desviaria a faca e não mataria seu filho? De acordo com o teísmo aberto, Deus realmente não sabia porque houve outro segundo em que Abraão poderia ter mudado de ideia.

As palavras de Deus em Gênesis 22:12 são ditas depois que Abraão estava prestes a sacrificar seu Filho Isaque no altar. Abraão levantou a faca com a qual ele teria matado Isaque, e foi aí que Deus disse a Abraão para parar. Deus disse: “…agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste o teu filho, o teu único filho”. Isso significa que Deus não sabia ao certo o que Abraão faria até que visse a faca erguida? Isso também significa que Deus não sabia se Abraão O temia ou não, como afirma o versículo? O Teísta Aberto se depara com um problema porque o teísmo aberto afirma que Deus conhece o presente totalmente. Se Deus conhece exaustivamente todas as coisas presentes, então Deus não conhecia o estado do coração de Abraão em relação ao temor reverente de Abraão por Deus? Como Ele não poderia?  1 Cr. 28:9 diz: “porque o Senhor sonda todos os corações e entende todas as intenções dos pensamentos” Visto que Deus conhece até a intenção do coração, então Ele sabia qual era a intenção do coração de Abraão durante a jornada de três dias para o lugar de sacrifício, bem como se Abraão O temia ou não. Novamente, Ele saberia que Abraão O temia, e o teste era desnecessário para estabelecer este fato.

Podemos observar que Gênesis 22:5 diz: “E disse Abraão a seus moços: Ficai aqui com o jumento, e eu e o moço iremos para lá; e nós adoraremos e voltaremos para ti.’” Abraão estava pronto para sacrificar seu filho e esperava que o Senhor ressuscitasse a Isaque. Isto é o que diz em Hb.11:19, Então, Deus sabia que Abraão estava confiando completamente no Senhor. Por que então Deus ainda precisava testar Abraão? Isso faz do teísmo aberto inconsistente com as sagradas escrituras.

Teísmo aberto e suas inconsistências

 Visto que podemos ver que não é consistente com as escrituras e nem com a lógica dizer que Deus não sabia o que estava no coração de Abraão e que Deus não sabia o que Abraão faria, podemos concluir, que Deus estava falando com Abraão em termos e palavras que ele poderia compreender. Isso não é estranho às escrituras. Em Gênesis 3:9, depois do pecado de Adão, Deus chama Adão e pergunta: “Onde você está?” Devemos dizer que Deus não sabia onde Adão estava no jardim? Claro que não. Deus faz declarações muitas vezes destinadas a nos revelar uma verdade que precisa ser apresentada. Na verdade, Deus frequentemente faz perguntas para as quais já sabe as respostas. No caso de Adão, o “onde” estava relacionado a uma condição espiritual, não a um local físico. No caso de Abraão, Deus estava simplesmente se relacionando com Abraão em termos consistentes com o que Abraão entenderia, particularmente após o evento real com Isaque no altar.

Além disso, Gn. 22 está cheio de tipos e representações do evangelho. O Filho, Isaque, é oferecido na madeira, em uma colina após uma jornada de três dias. Jesus, o Filho, foi oferecido no madeiro, sobre uma colina, e esteve na sepultura por três dias. De fato, Jesus disse em João 8:56: “Seu pai Abraão se alegrou em ver o meu dia, e ele o viu e se alegrou”.  O dia de que Jesus está falando é o dia da morte sacrificial de Cristo. Deus ordenou que o evangelho fosse revelado no Antigo Testamento, assim como diz em Amós 3:7: “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma sem revelar o seu conselho secreto aos seus servos, os profetas”.

Deus estava fazendo duas coisas. Primeiro, Deus revelou o evangelho de forma oculta. Em segundo lugar, Deus estava falando em benefício de Abraão; isto é, era Abraão quem precisava ouvir que Deus estava reconhecendo que Abraão O temia. O teste não era para Deus, mas para Abraão, e as palavras “Agora eu sei” não eram para Deus, mas para o homem que precisava ouvir Deus afirmar sua fidelidade. Abraão é um homem preso no tempo. O ato de sacrificar Isaque foi importante profeticamente, mas também é importante para nós como testemunho de fidelidade a Deus.

Resumo

A posição teísta aberta em Gênesis 22:12 levanta mais questões do que respostas.

  1. Deus não conhecia a presente condição do coração de Abraão, uma vez que Deus conhece exaustivamente todas as coisas presentes?
  2. Deus já não sabia que Abraão o temia?
  3. Deus já sabia, de acordo com Gênesis 22:5 , que Abraão esperava que Deus ressuscitasse Isaque. Deus se esqueceu disso ao testar Abraão?
  4. Uma vez que o Teísta Aberto afirma que as pessoas têm livre arbítrio, então que garantia Deus tem de que Abraão não se tornará infiel no futuro?
  5. Se Deus não sabe com certeza que Abraão será fiel no futuro, isso significa que se Abraão se tornasse infiel, Deus teria cometido um erro. Podemos confiar em um Deus que comete erros?

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia