Mormonismo

A Tradução da Bíblia de Joseph Smith

Um tradutor profético? Uma tradução inspirada?

Se Joseph Smith fosse realmente um profeta de Deus, suas traduções supostamente divinamente inspiradas de documentos antigos seriam corretas. Sua assim chamada tradução inspirada da Bíblia, entretanto, não é precisa de forma alguma. Suas mudanças não têm nenhuma conexão com as verdadeiras escrituras gregas e hebraicas da Bíblia. Portanto, Joseph Smith claramente não era um profeta de Deus.

Joseph Smith Lendo

É extremamente importante para a doutrina Mórmon que Joseph Smith tinha uma habilidade sobrenatural, dada por Deus, de traduzir línguas antigas para o inglês. A afirmação de que Joseph Smith traduziu o Livro de Mórmon das placas de ouro antigas é a “prova” central de que ele foi um profeta de Deus. Se o Livro de Mórmon não é uma tradução real de um documento antigo real dado por Deus, todo o Mormonismo é uma fraude. 

Existem, é claro, muitas razões pelas quais sabemos que o Livro de Mórmon é falso e não é realmente uma tradução de um texto antigo e que o continente americano nunca foi habitado por um antigo povo hebreu para ter escrito tal texto.

 

Olhar para o Livro de Mórmon em si, entretanto, não é a única maneira de abordar essa questão. Podemos examinar Joseph Smith e seu suposto dom de traduzir pelo poder de Deus. O livro de Mórmon não é o único livro que Joseph Smith afirma ter traduzido. Joseph Smith afirmou ter traduzido um antigo texto egípcio para o “Livro de Abraão”, uma afirmação que se provou absolutamente falsa pelo exame do documento egípcio em questão. Ele também afirmou ter produzido uma tradução nova e melhor da própria Bíblia por meio desse poder, e um exame dessa “tradução inspirada” é muito revelador.

João 1:1

Um exemplo simples disso está em João 1:1 . A tradução tradicional para o português deste texto é:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”

Esteja alguém lendo a KJV, a JFA, a NIV ou qualquer outra tradução em inglês ou português respeitável, eles encontrarão este versículo traduzido exatamente da mesma forma, palavra por palavra. É claro que há grupos como as Testemunhas de Jeová que cometeram o erro de tradução amadorística de traduzir a última cláusula “a palavra era um deus”, 1mas mesmo essas raras exceções comprovam a regra: sabemos exatamente quais as palavras gregas estão neste texto e o que significam. 2 Joseph Smith, no entanto, afirmou que foi divinamente inspirado ao traduzir este versículo:

No começo o evangelho era pregado por meio do Filho. E o evangelho era a Palavra. E o Verbo estava com o Filho, o Filho estava com Deus e o Filho era de Deus” 3

Mesmo antes de olhar para o grego, a ideia de que todos os outros tradutores simplesmente perderam todas aquelas palavras extras no versículo é um grande exagero. Joseph Smith está afirmando que os tradutores não apenas traduziram as palavras incorretamente, mas simplesmente negligenciaram totalmente ou deixaram de traduzir metade das palavras do versículo, incluindo frases inteiras. Uma rápida olhada no grego deixa claro que Smith está errado. A palavra “uios” ou “filho” não está lá. Não está em lugar nenhum. Nem a palavra “evangelion” ou “evangelho”, ou qualquer verbo de ação, muito menos um que poderia ser traduzido como “pregado”. Joseph Smith não alegou estar descobrindo um significado oculto no texto ou restaurando palavras perdidas no texto; ele afirmou estar traduzindo. Traduzir é pegar um texto que está em um idioma e convertê-lo em outro idioma. Até mesmo o Livro de Mórmon explica a tradução profética dessa maneira em Mosias 8. Joseph Smith estava afirmando que sua tradução era uma versão mais precisa da Bíblia para o inglês. Claramente não é. O grego simplesmente não significa nada do que Joseph Smith disse que significava.

Além do mais, o Evangelho de João é um dos livros mais antigos do Novo Testamento. Temos manuscritos muito antigos de João, e também escritos cristãos muito antigos citando este versículo em João. A ideia de que esse versículo alguma vez disse qualquer coisa diferente do que temos em nossas Bíblias hoje vai totalmente contra tais evidências. Deve-se notar também que Joseph Smith contradiz sua própria leitura mais adiante neste capítulo. Enquanto ele diz em João 1:1 que a “Palavra” é na verdade o evangelho pregado pelo Filho e não o próprio Filho, ele continua dizendo em 1:14-15:

“E o mesmo Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade. João deu testemunho dele e clamou: Este é aquele de quem eu falei; o que vem depois de mim é antes de mim, porque foi antes de mim. Porque no princípio era o Verbo, sim, o Filho, que se fez carne e que nos foi enviado pela vontade do Pai ” 4

Até mesmo as próprias mudanças e acréscimos de Joseph Smith aqui falam da Palavra como sendo pessoalmente Jesus, o Filho, em vez de ser o evangelho. Portanto, até mesmo Joseph Smith testifica que ele, Joseph Smith, entendeu isso completamente errado.

Mateus 6:13 e Lucas 11:14

Na famosa oração-modelo que Jesus oferece em Mateus 6, uma das coisas que Ele nos ensina a orar é:

“E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” (Mateus 6: 13a)

O evangelho de Lucas registra uma frase semelhante na oração do Senhor:

E não nos deixes cair em tentação” (Lucas 11: 4)

Novamente, temos manuscritos muito antigos que testificam essas leituras, bem como os primeiros escritores cristãos que citaram essa oração. O Didaque, um dos primeiros documentos cristãos fora da Bíblia, registra essa oração no capítulo 8 e inclui a frase “não nos leva à tentação”. O significado do grego aqui é novamente bastante claro, e todos os manuscritos e testemunhas concordam.

Joseph Smith, no entanto, mudou as palavras em Mateus e Lucas, respectivamente, para ler:

Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”, 5

“Não nos deixemos cair em tentação”, 6

Essas são mudanças que poderíamos esperar se este for o trabalho de um mero homem que se sentiu incomodado com o texto original da oração. Como tradução, porém, está completamente errada. O grego diz: “não nos deixes cair em tentação”, quer estejamos confortáveis ​​com essa expressão ou não.

Este exemplo menor de um problema de tradução na versão de Joseph Smith é na verdade muito significativo por um motivo fácil de ignorar. Ironicamente, até mesmo o Livro de Mórmon oferece uma versão da oração do Senhor e inclui a frase:

“E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” (3 Néfi 13:12)

Portanto, se Joseph Smith afirma que a Bíblia não foi traduzida corretamente quando diz: “não nos deixes cair em tentação”, então o Livro de Mórmon também não foi traduzido corretamente. Mas se o Livro de Mórmon não for traduzido corretamente, Joseph Smith não é um profeta. Se, no entanto, Joseph Smith estava errado e a oração realmente deveria ser “não nos deixe cair em tentação”, então isso significa que ele estava errado e estava alterando a palavra de Deus em sua suposta tradução divina da Bíblia. Se for esse o caso, novamente seu dom profético de tradução é falso, e ele não é um profeta. 

De qualquer forma, essa leitura simples mostra que Joseph Smith não era um profeta de Deus e não podia traduzir textos antigos pelo poder de Deus.

Conclusão: nenhuma tradução inspirada e nenhum profeta dos últimos dias

Esses são apenas alguns dos muitos exemplos possíveis da tentativa imaginativa, mas completamente fracassada, de traduzir a Bíblia de maneira sobrenatural, visto que as afirmações de Joseph Smith de ser um profeta estão diretamente ligadas às suas afirmações de possuir esse dom, isso nos dá motivos mais do que suficientes para rejeitar as afirmações proféticas de Joseph Smith.

 

Referências
1 ↑ Para um estudo adicional sobre as questões gramaticais envolvidas nesta tradução e por que a tradução das Testemunhas de Jeová é falha, consulte Dan Wallace, “Gramática Grega: Além do Básico” pág. 266-270
2 ↑ As Testemunhas de Jeová questionam erroneamente se “theos” deve ser traduzido como “Deus” ou “um deus” aqui, mas ao fazê-lo ainda deixam claro que a palavra ali é “theos” e que todos concordam que é claramente o Palavra grega para deus / deus
3 ↑ Thomas A. Wayment, A Tradução Completa de Joseph Smith do Novo Testamento: Uma Comparação Lado a Lado com a Versão King James (Deseret Book, 2005) 224
4 ↑ Ibid, 225
5 ↑ Ibid, 17
6 ↑ Ibid, 181

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia