Mormonismo

Mateus 5:48 ensina que podemos nos tornar deuses?

Por Luke Wayne

Em Mateus 5:48, no meio de seu famoso “Sermão da Montanha“, Jesus proferiu as palavras:

“Portanto, você deve ser perfeito, como seu Pai celestial é perfeito.”

Os Mórmons encontraram nessas palavras a promessa de sua própria exaltação. Eles acreditam que esse versículo significa que um dia eles podem se tornar deuses, assim como o Pai celestial é agora um Deus, pela obediência às “leis e ordenanças do evangelho”. Sim, exatamente isso que você entendeu, por mais absurdo que possa parecer o mormonismo apregoa que assim como Adão era, Deus já foi, ou seja, podemos progredir de humanos para deuses e termos o nosso próprio planeta para governar.

Um exame cuidadoso do contexto, no entanto, nos dá uma imagem muito diferente do significado de Jesus.

Devemos observar de antemão que a afirmação de Jesus é gramaticalmente um imperativo do tempo presente. Em outras palavras, sua declaração é uma ordem que deve ser obedecida agora. Não é uma promessa, nem é algo a ser cumprido em uma data futura. Jesus está dizendo a seus discípulos que façam algo imediatamente e a partir de então. Tudo o que Ele quis dizer com “seja perfeito”, era algo que Ele esperava que eles fizessem naquele exato momento. Se Ele estivesse ordenando que fossem deuses, eles falharam nesse comando, e o mesmo aconteceu com todos desde então, incluindo todos os mórmons que citam esta passagem. Se “ser perfeito” significa ser exaltado à divindade, todos estamos pecando por não sermos deuses agora.

No entanto, se lermos o parágrafo, veremos que há, de fato, uma maneira específica pela qual nos dizem que devemos ser como o Pai no céu. A passagem diz:

43 Ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. 44 Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus, pois que Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. 46 Porque se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos igualmente assim? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de notável? Não agem os gentios também dessa maneira? 48 Assim sendo, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai que está nos céus. “(Mateus 5:43-48)

Se nós simplesmente percorrermos o fluxo do argumento de Jesus, estamos não ordenados a sermos como Deus no sentido de se tornar seres divinos, mas sim a imitá-lo no amor pelos nossos inimigos. Assim como nosso Pai faz com que as bênçãos do sol e da chuva caiam sobre todos os homens, justos e iníquos, fiéis e rebeldes, da mesma maneira que devemos amar nossos inimigos e não apenas aqueles que são gentis conosco. A linguagem “pai / filho” aqui tem a ver com a imitação do comportamento, não com a nossa ascensão ao Seu estado de ser único e divino. Jesus não diz apenas “seja perfeito”, mas “portanto, seja perfeito”. O comando para ser perfeito está diretamente ligado ao que veio antes dele. Devemos ser perfeitos na imparcialidade de nosso amor e bondade e, dessa maneira específica,

Esse fato fica ainda mais claro se olharmos para onde o evangelho de Lucas repete o mesmo ensino:

32 Pois se amais os que vos amam, que galardão pode haver nisso? Porquanto, até mesmo os ímpios amam aqueles que os amam. 33 E se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é o vosso mérito? Até os infiéis agem deste mesmo modo. 34 E ainda, se emprestais àqueles de quem esperais receber de volta, qual é a vossa recompensa? Também os incrédulos emprestam aos incrédulos, a fim de receberem seu retorno desejado. 35 Concluindo, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem se desesperar por receber de volta. Então, sendo assim, grande será o vosso prêmio, e sereis filhos do Altíssimo. Porquanto Ele é bondoso até mesmo para com os ingratos e ímpios. 36 Sede misericordiosos para com os outros, assim como vosso Pai é misericordioso para convosco. Não cabe ao discípulo julgar o próximo. ” (Lucas 6:32-36)

Observe que Lucas comunica o mesmo ensinamento de Jesus, mas em vez da palavra “perfeito”, ele usa a palavra “misericordioso”. O ponto é exatamente o mesmo. Devemos imitar Deus especificamente por ser “gentil com homens ingratos e maus”. Devemos ser misericordiosamente amorosos e compassivos com todos, mesmo com aqueles cujo comportamento em relação a nós parece menos merecedor. Esta passagem é um chamado à humildade de coração, não a grandes desejos de nossa própria exaltação à divindade. É uma ordem a ser obedecida imediatamente e em todos os momentos, não uma esperança futura ou uma meta elevada que aguarda a realização futura. É o alto padrão do amor cristão no centro da moralidade do Novo Testamento. Violamos esse texto precioso se tentarmos fazer algo a respeito de qualquer outra coisa.

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia