Doutrinas CristãsMormonismoNovos ArtigosTestemunhas de Jeová

Regeneração versus Religião

 

Este artigo é uma tentativa de comparar a regeneração com a religião. O que quero dizer com isto é que os regenerados são verdadeiros cristãos, habitados por Deus. E no contexto deste artigo, quando me refiro a “religião”, estou me referindo à estrutura e autoridade dominantes da igreja impostas às pessoas em grupos como o catolicismo romano, ortodoxo oriental, as testemunhas de Jeová, o mormonismo, etc. É claro que, dentro das verdadeiras igrejas cristãs, há certamente os regenerados. Mas por causa deste artigo, estou tentando contrastar o verdadeiro cristianismo com as organizações religiosas do homem.

Regeneração Religião
Comportamento O comportamento é o resultado de um novo coração e das Escrituras Comportamento baseado em regras e regulamentos da Igreja
Mudança Mudança da pessoa internamente, coração novo Mudança externa, sem novo coração
Membro da Igreja No corpo de Cristo pela fé Na igreja por submissão aos requisitos da Igreja
Salvação Relacionamento com Deus Relacionamento com a Igreja
Salvação Dependente de Deus, sem obras Dependente de Deus e obras definidas pela igreja
Salvação Não pode ser perdida já que dependente de Cristo Pode ser perdida já que dependente da pessoa
Pecado Desejo sincero de evitar Desejo de evitar para ser fiel a Igreja
Submissão Submissão a Deus, de todo coração Submissão a Deus através da Igreja

 

A regeneração às vezes está em desacordo com a religião. Poderíamos dizer que a regeneração é obra de Deus e a religião é obra do homem.

Na regeneração, a pessoa que confiou em Cristo foi mudada. Ele nasceu de novo (João 3:3-8). Ele é feito uma nova criatura (2Co 5:17). Algo acontece com ele internamente com a habitação de Deus (João 14:23). Como resultado da obra de regeneração de Deus, o cristão deixa de lado o seu antigo eu que foi corrompido, e coloca o novo eu que “foi criado em retidão e santidade da verdade” (Efésios 4: 22-23). Por causa disso, ele então deseja coisas novas (2Co 5:17), incluindo o desejo de honrar a Deus, de não pecar e de ser mais semelhante a Jesus (Romanos 7: 21-25).

Religião, por outro lado, é uma construção de regras e regulamentos, de membros da igreja e requisitos que são muitas vezes mergulhados na tradição. Onde a regeneração afeta o coração, a religião afeta a mão. Regeneração afeta o que a pessoa é internamente, mas a religião afeta o que a pessoa faz externamente. O regenerado procura fazer a vontade de Deus começando por seu coração. Mas a religião tem como objetivo levar a pessoa à submissão por meio de seus rituais, requisitos e comandos. Nesse sentido, a igreja é externa e a regeneração é interna.

 

É claro que pessoas diferentes discordarão da maneira como eu organize as coisas, mas espero que vocês entendam que estou tentando contrastar a ideia de que há uma diferença entre a obra de regeneração de Deus em nós e a obra da religião do homem fora de nós.

 Licença para pecar?

Muitas vezes aqueles que são leais aos sistemas religiosos acusam o regenerado de usar a graça de Deus como uma licença para pecar. Mas isto não é o que os cristãos verdadeiros ensinam, nem é o que desejamos. Os verdadeiros cristãos não acreditam que a graça de Deus é uma licença para fazer o mal. Queremos agradar a Deus, não pecar contra ele. Isso é o que significa regeneração.

Mas se você, caro leitor, não está ciente disso, talvez seja porque você não é regenerado. Eu não estou acusando. Estou apenas tentando incitar um auto exame.

Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” (2 Coríntios 13:5).

A acusação dos religiosos que dizem que os regenerados veem sua segurança em Cristo como uma desculpa para o pecado, é uma manifestação da diferença entre as duas posições. Os meramente religiosos pensam que a justiça é através de meios externos, tais como manter rituais, submeter-se à autoridade da igreja, membros da igreja e manter uma lista de obrigações. Por causa disso, eles acreditam que a retidão deles é mantida pelo esforço com o cumprimento das Leis. Os religiosos então condenam aqueles que acreditam na segurança de Cristo, que não precisam guardar as leis para serem salvos. É por isso que eles acusam os regenerados de acreditarem que têm licença para pecar. Mas esta é uma acusação falsa.

No entanto, como cristãos, lutamos contra o nosso pecado enquanto realizamos a nossa salvação com temor e tremor (Filipenses 2:12). Por quê? Porque somos regenerados. Nós não precisamos da religião do homem para fazer isso.

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia