MormonismoTestemunhas de Jeová

Acreditar em Jesus é o suficiente para ser salvo?

 

Sim, crer em Jesus é o suficiente para ser salvo. No entanto, por uma questão de clareza, devemos explicar algumas coisas.

Primeiro de tudo, há muitos grupos religiosos falsos por aí que dizem acreditar em Jesus, mas na realidade não acreditam. Os mórmons, por exemplo, ensinam que Jesus é um irmão do diabo, gerado através de relações sexuais entre Deus e sua esposa deusa que ambos vieram de outro planeta. Esse não é o Jesus da Bíblia. 

As Testemunhas de Jeová ensinam que Jesus é o Arcanjo Miguel que se tornou homem. Isso também é um falso Jesus. Acreditar neles não o salvará porque a fé é tão boa quanto quem ou o que nós a colocamos. De fato, Jesus nos alertou sobre isso quando disse. . . 

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e mostrarão grandes sinais e prodígios, para enganar, se possível, até os eleitos” (Mateus 24:24).

O apóstolo Paulo também mencionou o conceito de haver um “falso Jesus”. Considere isto . . . 

” Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis (2 Coríntios 11: 4) Então, crer em Jesus é o suficiente para ser salvo, mas você deve estar acreditando no verdadeiro Jesus, e não em um falso Jesus.

Quem é o verdadeiro Jesus?

A Bíblia nos diz que existe apenas um Deus em toda a existência (Isaías 43:10 ; 44: 6 , 8 ; 45: 5), e que Deus é uma Trindade . 

O verdadeiro Jesus, o Jesus que é ensinado nas Escrituras, é Deus e carne (João 1: 1 , 14 ; Colossenses 2: 9 ; Hebreus 1: 8). 

Ele é a segunda pessoa da Trindade que se tornou um de nós. Jesus tem duas naturezas. Ele é divino e humano ao mesmo tempo. Nós chamamos isso de união hipostática . Jesus disse. . . 

“Por isso eu disse a você que você vai morrer em seus pecados; pois a menos que você creia que eu sou, você vai morrer em seus pecados” ( João 8:24 ). É importante acreditar que Jesus é o “eu sou”, especialmente quando entendemos que quando Moisés conversava com Deus na sarça ardente e perguntava a Deus qual era o seu nome, o Senhor disse: “Eu sou o que sou” (Êxodo 3:14). Então, crer em Jesus significa que você acredita que ele é Deus e carne (Colossenses 2: 9). Além disso, você deve crer no evangelho ( Marcos 1:15 ) que é definido como a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus (1 Coríntios 15: 1-4).

O que é uma crença verdadeira?

Não apenas você deve crer no verdadeiro Jesus, mas também deve ter fé verdadeira. Na teologia, falamos sobre dois tipos de fé: ascentia e fiducia.

 Ascentia nada mais é que reconhecimento mental. O diabo, por exemplo, reconhece que Deus existe ( Tiago 2:19 ). Mas ele não tem a fé fiducia. Isto é, ele não tem uma fé confiante em Deus. É a fé fiducia que os cristãos devem possuir. Devemos ter uma confiança fiel e independente na obra de Cristo na cruz que nos purificou de nossos pecados. 

Nós não temos apenas um reconhecimento mental de que Jesus viveu e morreu na cruz. Nós não apenas acreditamos nisso, mas também confiamos no sacrifício pelo pecado que Jesus fez naquela cruz.

A salvação é pela fé somente em Cristo

Há muitos grupos que falsamente ensinam que, para serem salvos dos seus pecados, você deve acreditar em Deus e fazer coisas boas e / ou não fazer coisas ruins. Isso é falso porque somos justificados (declarados justos diante de Deus) pela fé ( Romanos 3:28 ; 5: 1 ), não por obras ( Romanos 4: 1-5 ; Efésios 2: 8-9 ).

Conclusão

Portanto, a crença em Jesus é suficiente para ser salvo, mas você deve crer que Jesus é Deus e carne, e sua crença deve ser um ato confiante de dependência de Cristo e Seu sacrifício na cruz. Só então a crença em Jesus é suficiente para salvar.

Por Matt Slick

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia