DESTAQUE

Jesus morreu Espiritualmente e padeceu no Inferno?

Por Matt Slick

Há muitos pregadores cristãos hoje que ensinam que Jesus morreu espiritualmente, esse conceito é uma doutrina falsa. Eles estão dizendo que Jesus morreu na cruz e foi para o inferno, onde ele terminou o trabalho expiatório.  Isso é uma negação da suficiência da cruz . Alguns dizem que Jesus também perdeu sua natureza divina e adotou a natureza de Satanás enquanto estava no inferno.  Isso nega a divindade de Cristo . Outros ensinam que Jesus teve que nascer de novo.  Esta é uma negação da santidade da natureza de Cristo. Qualquer que seja a variação adotada, está errada. 

A verdade é que Jesus terminou a obra expiatória na cruz, nunca deixou de ser divino, não sofreu no inferno e não precisou nascer de novo. Então, vamos dar uma olhada no que alguns dos “mestres” cristãos proeminentes afirmaram sobre a expiação de Cristo.

  1. JOYCE MEYER

Jesus nasceu de novo: “Jesus pagou na cruz e foi para o inferno em meu lugar. Então, como Deus havia prometido, no terceiro dia Jesus ressuscitou dos mortos. A cena no reino espiritual foi algo assim: Deus levantou-se de seu trono e disse aos poderes demoníacos atormentando o filho sem pecado de Deus, “deixe-o ir”. Então o poder da ressurreição do Deus Todo-Poderoso atravessou o inferno e encheu Jesus. Na terra sua sepultura onde eles o enterraram estava cheia de luz de Deus e encheu seu corpo.Ele ressuscitou dos mortos – o primeiro nascido de novo homem” .

      1. A decisão mais importante que você jamais fará, por Joyce Meyer, segunda impressão, maio de 1993, página 36.

Jesus foi separado da presença do Pai: “Jesus pagou pelos nossos pecados na cruz e foi para o inferno em nosso lugar. Então, como Deus havia prometido, no terceiro dia Jesus ressuscitou dos mortos… a cruz, Ele levou o nosso pecado sobre Si. Deus não pode ficar na presença do pecado. Como Jesus levou o nosso pecado, Ele foi separado da presença do Pai… Ele entregou o Seu Espírito ao Pai e morreu. Ele – isto é, Seu corpo – em uma sepultura, e Seu espírito foi para o inferno porque é para lá que merecemos irNão há esperança de alguém ir para o céu a menos que eles creiam nessa verdade… Jesus foi para o inferno por você. Ele morreu por você. “

    • Meyer, Joyce (2008-10-23). A decisão mais importante que você irá tomar: uma compreensão completa e minuciosa do que significa nascer de novo (locais do Kindle 249-250). Palavras de fé. Edição Kindle.        
    • Reconhecemos que o texto foi atenuado por Meyer em sua versão subsequente do livreto.

A vitória foi ganha no inferno: “Ele foi para o inferno em seu lugar e conquistou a vitória lá, triunfando sobre o inimigo. (Atos 2:31)”

    • Meyer, Joyce (2008-10-23). A decisão mais importante que você jamais fará: uma compreensão completa e minuciosa do que significa nascer de novo (locais Kindle 287-288). Palavras de fé. Edição Kindle.

KENNETH COPELAND

Nega que Jesus pagou pelos nossos pecados na cruz: “Por três dias Ele sofreu tudo o que há para sofrer. Algumas pessoas não querem acreditar nisso. Eles querem acreditar que após a sua morte, Jesus apenas ficou na região superior do Sheol que a Bíblia chama de paraíso, mas eles estão enganados! Se Ele simplesmente tivesse ficado lá, não haveria preço pago pelo pecado. ”(Voz da Vitória, 19, n. 9, set. 1991) de Believer (ênfase adicionada)

    • http://moriel.org/MorielArchive/index.php/discernment/church-issues/word-faith/the-jesus-died-spiritually-doctrine-of-the-word-faith-teachers

Jesus foi separado da presença do Pai e Jesus pagou o preço total da nossa redenção no inferno:  A morte que Deus advertiu Adão foi sobre a morte espiritual. É a morte interior que acontece quando um ser espiritual é separado de Deus. Isso é o que é espiritual a morte é separação de Deus, Adão o experimentou no momento em que ele pecou, ​​foi imediatamente cortado de sua comunhão com o Pai, e a luz da vida e da glória de Deus dentro dele foi extinguida, para que Jesus se tornasse nosso substituto. a passar pelo mesmo tipo de separaçãoEle tinha que morrer, não só fisicamente, mas espiritualmente, e descer ao inferno para sofrer toda a penalidade do pecado. Isso choca a sensibilidade religiosa de algumas pessoas ao pensar em Jesus no inferno, mas isso não muda o fato de que Ele foi para lá. As Escrituras atestam isso de novo e de novo. Elas nos dizem que Ele desceu “. . . nas profundezas [ou no abismo] ”antes de ser ressuscitado dos mortos ( Romanos 10: 7 ); e que “a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu corrupção” ( Atos 2:31 ). O Salmo 18 , que pinta um quadro detalhado e profético do que Jesus passou entre a cruz e o trono, declara: “As tristezas do inferno me cercaram: as ciladas da morte me impediram” (versículo 5 ). Jesus não apenas foi para o inferno, Ele mergulhou até a parte mais profunda e escura para sofrer tudo o que era necessário em nosso favor.. Nós estaremos sempre felizes por Ele também, porque se Ele não tivesse ido para o inferno, nós teríamos que fazer isso . Se Ele tivesse parado de pagar esse preço, teríamos que pagá-lo nós mesmos. A única razão pela qual podemos andar sem dívidas pelo portão do céu é porque Ele pagou tudo. ” 

    • Copeland, Kenneth (2011-06-30). A bênção do SENHOR torna-se rica e ele não acrescenta tristeza a ela. Provérbios 10:22(Loc. 2776 do Kindle). Publicações de Kenneth Copeland. Edição Kindle. (enfase adicionada)

O sangue de Jesus não expia na cruz: “Jesus foi para o inferno para libertar a humanidade da penalidade da traição de Adão …quando seu sangue se derramou, ela não expia… Jesus passou três dias e três noites nas entranhas desta a terra voltando para você e para mim está bem com Deus “. (Dr. DR McConnell,Um Diferente Evangelho[Peabody, Massachusetts; Hendrickson publishers, 1988], p. 120, nota de rodapé 27, “Carta pessoal de Kenneth Copeland,” Fort Worth, Texas, 12 de março de 1979). (ênfase adicionada)

FREDERICK K. PRICE

A punição de Jesus pelo nosso pecado era ir para o inferno, não para a cruz:Você acha que a punição pelo nosso pecado foi morrer numa cruz? Se fosse esse o caso, os dois ladrões poderiam ter pago o seu preço. Não, a punição era ir para o próprio inferno e servir o tempo no inferno separado de Deus… Satanás e todos os demônios pensaram que eles o tinham amarrado, e eles jogaram uma rede sobre Jesus e eles O arrastaram até o poço do próprio inferno para servir a nossa sentença “. (Mensageiro de Fé Sempre Crescente[junho de 1980], p. 7; citado no Dr. DR McConnell,Um Diferente Evangelho[Peabody, Massachusetts; Hendrickson publishers, 1988], p. 120). (Graças ao cristianismo em crise por Hank Hanegraaff para esta referência)

KENNETH HAGIN

Jesus foi para o inferno em nosso lugar: “Ele provou a morte espiritual para cada homem. Ele morreu na cruz e tomou nosso lugar na morte espiritual. Seu espírito, Seu homem interior, foi para o inferno em nosso lugar”.

    • Hagin, Kenneth E (2010-05-14). O Nome de Jesus – Legacy Edition (Kindle Locations 382-383). Publicações da Biblioteca de Fé. Edição Kindle.

CHARLES CAPPS

Jesus não terminou o trabalho na cruz: “Observe que quando Jesus disse: ‘Eu terminei o trabalho’ [João 17: 4], sabemos que ele não havia terminado o trabalho. Mas eu quero que você entenda algo no como ele orava e como falava – ele falava os resultados finais. Ele nunca falava o que era. Ele nunca admitiu a morte ou a derrota … Jesus estava falando o resultado final em sua oração ao pai “. (Autoridade em Três Mundos, 258-59, ênfase no original). (Citação encontrada em Christianity in Crisispor Hank Hanegraaff, Harvest House Publishers, Eugene Oregon, 1993, p. 382, ​​nº 38).

De acordo com esses “professores”, podemos agora resumir os ensinamentos do que significa para Cristo ter morrido espiritualmente.

  1. Jesus foi para o inferno
  2. Jesus foi separado da presença de Deus
  3. Jesus terminou o trabalho expiatório no inferno
  4. Quando o sangue de Jesus foi derramado na cruz, ele não expiou nossos pecados (“expiar completamente” é a implicação)
  5. Jesus nasceu de novo

Analisando suas Afirmações

O que eles estão dizendo é bíblico? 

Jesus sofreu no inferno e terminou a expiação lá? 

Para responder a isso, teremos que dar uma olhada no que a Escritura realmente diz sobre a expiação e onde ela foi realizada. Também precisaremos abordar versículos que falam sobre o que aconteceu com Jesus durante o período entre sua morte e ressurreição. Vamos dar uma olhada no que a Bíblia diz sobre a expiação de Cristo. 

João 19:30

  • João 19:30 , “Está consumado”.
    • “A sexta palavra ou dizendo que Jesus falou da cruz foi a única palavra grega tetelestai que significa ‘Está consumado’. Recibos de Papiros para impostos foram recuperados com a palavra tetelestai escrita em todos eles, significando “pago na íntegra”.
      • Walvoord, JF, Zuck, RB e Dallas Seminário Teológico. (1983-c1985). O comentário do conhecimento bíblico: Uma exposição das escrituras (2: 340). Wheaton, IL: Victor Books.
    • “Talvez o significado mais significativo de tetelestai foi aquele usado pelos comerciantes: ‘A dívida é paga na íntegra!’ Quando Ele se entregou na cruz, Jesus atendeu plenamente às justas exigências de uma santa lei; Ele pagou nossa dívida integralmente “.
      • Wiersbe, WW (1996, c1989). O comentário da exposição da Bíblia. “Uma exposição do Novo Testamento compreendendo toda a série ‘BE'” – Jkt. ( Jo 19:28) Wheaton, Ill .: Victor Books.
    • “Ao morrer, ele exclamou: ‘Está consumado’, marcando a conclusão de sua obra expiatória pelos pecados do mundo.”
      • Willmington, HL (1997). Manual da Bíblia de Willmington (622). Wheaton, Ill .: editores da casa de Tyndale.

Como você pode ver, João 19:30 nos diz que Jesus terminou a obra expiatória na cruz. Jesus fala em contradição com os mestres da fé que negam que Jesus terminou a obra expiatória na cruz.

Colossenses 2:14

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”

    • “Essa nova vida veio quando Deus  perdoou todos os nossos pecados,pois Ele cancelou a dívida escrita .”
      • Walvoord, JF, Zuck, RB e Dallas Seminário Teológico. (1983-c1985). O comentário do conhecimento bíblico: Uma exposição das escrituras (2: 678). Wheaton, IL: Victor Books. (ênfase original)
    • “O sangue de Jesus lavou tudo o que estava escrito contra nós sobre o projeto de acusação, e nós estamos livres.”
      • Richards, LO (1991; publicado em formato eletrônico por Logos Research Systems, 1996). O companheiro dos leitores da Bíblia (ed eletrônico). (814). Wheaton: Victor Books.
    • ” Ele cancelou é o verbo grego para” aniquilar, apagar “, usado também em Atos 3.19 (pecados), Apocalipse 3.5 (nome), 7.17, 21.4 (lágrimas); o verbo hebraico correspondente no AT é frequentemente usado também com” pecado (s) ”como o objeto (compare Sl 51.9 , 109.14 , Is. 43.25). Para expressar o conceito de cancelamento, é possível em alguns idiomas usar uma frase como “rasgar”, “jogar fora” ou “declarar que não é mais válido”. O registro de nossas dívidas representa um substantivo grego que é literalmente “um documento manuscrito” – uma nota promissória (isto é, “eu devo você”) assinada pessoalmente pelo devedor, reconhecendo sua dívida. ser traduzido como “o artigo que diz quanto devemos” ou “a lista de tudo o que devemos” ou “a página que informa quantas são as nossas dívidas”.
      • Bratcher, RG, & Nida, EA (1993), c1977). Um manual sobre as cartas de Paulo aos colossenses e a Filemom. Originalmente publicado sob o título: Um manual do tradutor sobre as cartas de Paulo aos colossenses e a Filemom. Ajuda para tradutores; Série de manuais do UBS (60). Nova York: Sociedades Bíblicas Unidas.

 

Colossenses 2:14 nos diz que Jesus “cancelou o certificado da dívida”. Outras Bíblias traduzem Colossenses 2:14 como. . .

  • ESV, “cancelando o registro da dívida … pregando-a na cruz”.
  • KJV, “apagando a caligrafia das ordenanças … pregando-a à sua cruz.”
  • NKJV, “tendo apagado a caligrafia dos requisitos … tendo pregado na cruz.”
  • NIV, “tendo cancelado o código escrito … pregando-o na cruz.”
  • NRSV, “apagando o registro que estava contra nós … pregando-o na cruz”.
  • YLT, “tendo apagado a caligrafia nas ordenanças … tendo pregado na cruz.”

Quando a dívida do pecado foi cancelada, apagada, riscada,?

Foi executada na cruz, não no inferno e não por Jesus sofrendo lá.

 Em nenhum lugar a Bíblia ensina que a expiação terminou no inferno. Isso é tão sério que quem ensina que a obra expiatória não terminou na cruz está negando a suficiência do sacrifício de Cristo na cruz.

Isaías 53: 4-6

  • Isaías 53: 4-6 , “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos”.

A profecia do Antigo Testamento que trata da obra expiatória de Cristo nos diz que ele foi “transpassado por nossas transgressões”, “esmagado por nossas iniquidades” e que “o Senhor fez cair nEle a iniquidade de todos nós”. 

O contexto é a cruz. Não há menção aqui de qualquer obra expiatória, de qualquer pagamento pelos pecados, ou de qualquer sofrimento de Cristo que não seja na crucificação. 

No entanto, isso não impediu que muitos supostos mestres da Bíblia dissessem que Jesus foi para o inferno e sofreu lá. 

Agora precisamos voltar nossa atenção para versos que eles usam para apoiar sua doutrina. Quando você lê-los, veja se o que eles dizem está no texto.

Versos que falam sobre onde Jesus estava entre sua morte e ressurreição

  • Lucas 23:43 e disse-lhe: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
  • Atos 2:27 : “Porque não abandonarás a minha alma ao Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção.”
  • Atos 2:31 , “Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.
  • Atos 13:35 , “Por isso também em outro salmo diz: Não permitirás que o teu santo veja corrupção.”.
  • 1 Pe. 3:19 , “em que também foi e fez a proclamação aos espíritos agora na prisão.”

Nenhum desses versos diz que Jesus foi para o inferno e sofreu. 

 Então, como pessoas como Joyce Meyer, Kenneth Copeland, Fred Price, Charles Caps, etc., dizem que Jesus sofreu no inferno e pagou o preço lá? 

 Para qualquer um dizer que Cristo realmente sofreu no inferno nas mãos do diabo tomando o nosso lugar, a pessoa leu no texto coisas que simplesmente não estão lá. Não é apropriado interpretar a Escritura de qualquer maneira que não seja fiel ao texto. 

Vemos nos versos listados acima que Jesus estava indo para o Paraíso, que seu corpo não sofreu decadência, e que ele fez a proclamação aos espíritos agora na prisão. Não diz em nenhum dos versos que Ele sofreu no inferno. Simplesmente não está nas escrituras. 

Se a Bíblia não ensina, os “professores” da Bíblia também não deveriam.

Isso é significativo porque a Bíblia diz: “E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro “.1 Co 4:6

 Em minha opinião, “esses mestres” da Bíblia excederam o que está escrito na palavra de Deus e, ao fazê-lo, violaram as Escrituras.

Se a expiação foi terminada na cruz, então Jesus não teve que ir para o inferno para sofrer pelos nossos pecados; caso contrário, estaria negando a suficiência da cruz. Ensinar que Cristo foi para o inferno e terminou a expiação e / ou sofreu em nosso lugar é heresia. Todos os que ensinam isso devem ser evitados.

Conclusão

Podemos ver claramente que João 19:30 nos diz que a obra expiatória de Cristo foi concluída na cruz.  Colossenses 2:14 nos diz que a dívida do pecado foi cancelada na cruz. Se o trabalho expiatório de Cristo foi terminado na cruz e a dívida do pecado foi cancelada na cruz, então não há necessidade de Jesus ir para o inferno para terminar qualquer coisa ou sofrer em nosso lugar, já que tudo foi feito na cruz. 

Além disso, nenhum dos versos que eles usaram para apoiar a ideia de que Jesus foi para o inferno e sofreu remotamente sugere que esse era o caso. Portanto, aqueles que ensinam que Jesus tinha que ir para o inferno para terminar a expiação e tomar o nosso lugar sofrendo lá estão negando a suficiência da cruz. Eles precisam se arrepender.

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia