CatolicismoDoutrinas Cristãs

É certo batizar crianças?

baby

Existem diferentes opiniões mantidas por diferentes denominações cristãs – cada uma afirmando ter o claro ensinamento das escrituras. Mas há basicamente apenas duas respostas para saber se é certo ou não batizar bebês: sim e não. Vamos olhar brevemente para os dois.

Batizar crianças tem sido praticado há muito tempo no cristianismo. Dentro do escopo desta prática estão as denominações que insistem que o próprio batismo traz o bebê para um relacionamento de salvação com Deus. Sobre isso, o Defendendo a Fé discorda fortemente. O batismo não salva ninguém. O batismo é um sinal, um sinal de aliança, de identificação com o evangelho cristão. Por outro lado, há denominações (geralmente presbiterianas) que batizam crianças não com o propósito de salvá-las, mas para um relacionamento de aliança. A lógica usada por esses grupos é basicamente a seguinte:

1) as crianças foram circuncidadas e entraram em aliança com Deus no Antigo Testamento ( Gn 12-17 ; 2); a circuncisão não salvou a criança; 

2) o pacto abraâmico sob o qual as crianças foram circuncidadas ainda é válido, já que o pacto abraâmico é chamado de evangelho em Gl. 3:8 

 3) o pacto abraâmico, que ainda é válido e que é o evangelho, incluía crianças; e, portanto, os bebês ainda devem ser incluídos no mesmo pacto; 

4) vemos evidências de famílias inteiras sendo batizadas em Atos ( Atos 16:15 ). Portanto, pelo menos alguns desses lares tinham de incluir crianças, e um bom judeu convertido ao cristianismo não excluiria seus filhos infantis do relacionamento de aliança com Deus.

Em contradição com isso, aqueles que se opõem ao batismo infantil geralmente mencionam o fato de que não há exemplos explícitos de bebês sendo batizados no Novo Testamento. Se qualquer coisa, nos é dito para crer e ser batizado ( Atos 8:13 ; 18: 8 ). 

Eles perguntam como pode um bebê acreditar, então ele pode ser batizado? Essas perguntas são uma preocupação valiosa.

Ambos os lados têm bons argumentos para sua posição, respondendo às objeções do outro e apresentando seu caso. No entanto, as pressuposições de alguém irão governar como ele vê o argumento. Mas, uma coisa precisa ser mencionada: uma vez que existem bons argumentos de ambos os lados e uma vez que existem bons e piedosos cristãos de ambos os lados do argumento, precisamos ser gentis com aqueles que diferem nesta questão. 

Observe o que diz em Rm. 14: 1-5 

“ORA, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.”.

Observou como Paulo nos permite ter diferenças de opiniões sobre vários assuntos? 

Seu objetivo era ter unidade no corpo de Cristo e, ao mesmo tempo, permitir diferenças em questões discutíveis.

Finalmente, a posição do Defendendo a Fé é que não há problema em batizar as crianças se os pais da criança são cristãos tementes a Deus e crentes na Bíblia que honestamente veem o batismo infantil como um ato fiel ao pacto – não que ele salve a criança. Por outro lado, se os pais não acreditam que é apropriado batizar seu filho – então não é correto fazê-lo.

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia