Mormonismo

VERSÍCULOS PARA MEMORIZAR AO EVANGELIZAR MÓRMONS

Por- Ryan Turner Tradução – David Brito

Introdução

Os Mórmons gostam de usar a tradução da Bíblia, de João Ferreira e Almeida, Eu recomendo que você use apenas esta tradução, pois não queremos entrar no mérito das traduções existentes e perdermos o foco da evangelização.

Conhecer o significado: Nem sempre é necessário ter memorizado palavra por palavra ou o versiculo inteiro. Geralmente será suficiente se voce puder falar de cor o versiculo, ainda que resumidamente e puder explicar a exência do que ele diz. No entanto, eu recomendo fortemente que você, pelo menos, possa memorizar alguns versículos chaves.

Saber encontra-lo na bíblia: Será extremamente útil se você souber o exato capítulo e versículo onde uma escritura em particular está localizada. Às vezes é suficiente apenas conhecer o capítulo, mas será útil se você também puder localizaro versículo.

Deus

Apenas um Deus

Isaias 43:10: ” Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá..”

Isaias 44:6, 8: ” Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.. 8 Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.

Se houvesse apenas dois versículos que eu pudesse recomendar quando estiver testemunhando aos Mórmons, eu recomendaria Isaias 43:10 e 44:6, 8.

Livro de mórmon

Por mais Surpreendentemente que possa parecer, o Livro de Mórmon igualmente ensina que há apenas um Deus em toda a existência.

Alma 11:26-29: ” E Zeezrom disse-lhe: Dizes que existe um Deus vivo e verdadeiro? 27-E Amuleque respondeu: Sim, existe um Deus vivo e verdadeiro 28 Disse então Zeezrom: Existe mais de um Deus? 29 E ele respondeu: Não.

 

A eternidade de Deus:

Salmos 90:2: ” Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.

Moroni 8:18: ” Pois sei que Deus não é um Deus parcial nem um ser variável; mas é aimutável, de beternidade a eternidade..”

Deus nunca pecou

Revelação 4:8: ” E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir. “

Compare também com  Moroni 8:18 acima, que afirma que Deus é imutável. Uma vez que Deus agora é santo e é imutável, ele não poderia ter sido sempre um pecador.

Jeová é Elohim

Deuteronomio 4:35: ” A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR é Deus; nenhum outro há senão ele.”

1 Reis 18:39: ” O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram, só o Senhor [Jeová], é Deus [Elohim]; só o Senhor [Jeová], é Deus.

Jesus

Jesus sempre foi Deus (João 1:1-3; Cl. 1:16-17). Uma vez que a bíblia ensina que Jesus é Deus (João 10:30; 20:28; Heb. 1:8) e Deus é eterno (Salmos 90:2), então Jesus deve ter sido sempre Deus.

João 1:1-3: ” NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”

Colossenses 1:16-17: ” Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

 

É importante notar que Jesus criou todas as coisas, incluindo Satanás. No mormonismo, Jesus é o irmão espiritual de Satanás que foi gerado através de relações sexuais literais entre Pai celestial e, possivelmente, a Mãe celeste. Portanto, no mormonismo, Jesus não criou Satanás. O corpo físico de Jesus é o resultado de algum tipo de união física entre o Pai Celestial e Maria.

Salvação

Compare os seguintes versículos

Book of Mormon: Moroni 10:32; 2 Néfi 25:23; 1 Néfi 3:7; Alma 11:37; D&C 1:31-33; D&C 58:42-43; D&C 82:7; Alma 34

Bíblia: Efésios 2:8-9; Gálatas 2:16-17; João 5:24; Romanos 11:6; Tiago 2:14-26

Autoridade do Sacerdócio

Hebreus 7:11-12: ” De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico ( porque sob ele o povo recebeu a lei ), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? 12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. “

Não é necessário literalmente memorizar essas passagens, mas você deve pelo menos estar familiarizado com a essência de seu ensino; ou seja, que (1) o sacerdócio levítico terminou, e (2) o sacerdócio levítico foi reservado para Arão e seus descendentes da tribo de Levi – não gentios (Numeros 3:5-13; Exôdo 28:1-3).

Testemunho

Versiculos que lidam com sentimentos para a descoberta da verdade.:  Jr. 17:9; Pv. 28:26; Atos 17

Jeremias 17:9: ” Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? 

Provérbios 28:26: “ O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo.”

Atos 17:11: ” Estes eram mais nobres que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias, se estas coisas eram assim. “É importante notar que Paulo nunca disse aos Bereanos para determinar se Jesus era o messias baseados na sua vida de oração pessoal, eles foram elogiados por terem buscado nas escrituras tais evidencias.São as escrituras  a única autoridade para determinar a verdade -. Não os nossos próprios sentimentos e emoções pecaminosos.

1 Tessalonicenses 5:21: ” Examinai tudo. Retende o bem..”

1 João 4:1: ” Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.”

1 João 5:9-13: 9 Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou.  Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.  Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.  Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.

Outros versículos.

O propósito de nossa existência é trazer glória a Deus – não para alcançar a exaltação ou a felicidade humana. Apocalipse 4:11 diz: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.” Nosso propósito final é realmente encontrado quando adoramos a Deus.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia