Mormonismo

A Lei Mórmon da Progressão Eterna

Por Matt Slick

De acordo com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (os Mórmons), a Lei da Progressão Eterna é o ensinamento de que os homens passam de filhos espirituais de Deus na pré-existência para ganhar corpos físicos aqui na terra e, finalmente, depois Na morte, as pessoas entram em um dos três níveis do céu : Telestial, Terrestre e Celestial. No mormonismo, toda pessoa que existe primeiro existia antes de nascer aqui na terra. Dependendo do comportamento dessa pré-existência, os seres espirituais nascem aqui na Terra – alguns das famílias Mórmons e outros de outras famílias da Terra. Segundo o ensino mórmon, o objetivo é viver uma vida digna o suficiente de ser exaltada à divindade.

Por favor, considere as seguintes citações de fontes mórmons.

  • Após as revelações que recebeu, Joseph Smith ensinou com autoridade muitas verdades registradas na Bíblia que antes não haviam sido entendidas. Algumas delas são: que somos filhos espirituais de Deus, que tínhamos uma existência pré-mortal, que estamos na mortalidade para provar a nós mesmos e que, se formos fiéis, podemos voltar a viver eternamente na presença de Deus e através da eterna progressão. tornar-se semelhante a Deus ”(N. Eldon Tanner,“ As contribuições do profeta Joseph Smith ”, A Liahona, novembro de 1979, p.52).
  • É razoável acreditar, na ausência de revelação direta, pela qual somente o conhecimento absoluto do assunto possa ser adquirido, que, de acordo com o plano de Deus da eterna progressão, será previsto o avanço dentro de cada um dos três reinos especificados; quanto ao possível progresso de um reino para outro, as escrituras não afirmam positivamente “(James E. Talmage, Regras de Fé, 1984, p.371).
  • O principal objetivo do evangelho de Jesus Cristo e o objetivo final da eterna progressão é receber a vida eterna, ou seja, tornar-se como Deus é. Entende-se, no entanto, que uma vasta maioria da família humana nunca se tornará deuses. , porque, para fazer isso, devem aceitar o verdadeiro evangelho, receber todas as ordenanças – incluindo o casamento celestial – e obedecer fielmente a todos os mandamentos de Deus até o fim “(Milton R. Hunter, Cristo na América Antiga, p.168).
A teologia Mórmon ensina o seguinte como o processo de se tornar deuses e deusas em progressão eterna.
  1. Nós pré-existimos como inteligências.
  2. As inteligências passam para a “forma espiritual” através do processo de procriação, onde deus e sua deusa esposa, que têm corpos de carne e ossos, produzem filhos espirituais.
  3. Os filhos espirituais nascem então em corpos mortais aqui na terra.
  4. Após a morte, vamos para o paraíso ou para a prisão espiritual.
  5. No julgamento, somos designados a um dos três níveis do céu (Telestial, Terrestrial, Celestial), ou vamos para a “escuridão exterior”.
  6. A divindade é alcançada por aqueles mórmons que mantiveram a lei celestial. O resto se tornam anjos nos outros dois níveis do céu.
  7. O processo de progressão eterna continua à medida que aqueles que se tornaram deus e deusa produzem filhos espirituais.

Em suma, o mormonismo ensina que tínhamos uma pré-existência, que nascemos aqui na terra e que, se formos mórmons bons o suficiente, podemos nos tornar deuses e deusas de nossos próprios mundos.

Como os cristãos devem responder?

O cristão deve responder aos ensinamentos mórmons sobre a progressão eterna, orando primeiro pela salvação do povo mórmon e para que eles sejam libertados de seus falsos ensinamentos.

Segundo, mesmo que eles neguem a suficiência da Bíblia, você deve citar as Escrituras.  Isaías 55:11 diz: “Assim será a minha palavra que sai da minha boca. Ela não voltará a mim vazia, sem realizar o que desejo“. Você deve confiar no poder da palavra de Deus e contar aos mórmons. Vale a pena apresentar as seguintes escrituras.

  • Deus não foi exaltado. Ele sempre foi Deus . “Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus.” (Salmo 90: 2).
  • Nós não podemos nos tornar deuses. Vós sois as minhas testemunhas!’, diz Yahweh, ‘e meu servo a quem escolhi, para que o saibais, e creiais em minha pessoa, e entendais que Eu Sou Deus e que antes de mim nenhum deus se formou, tampouco haverá algum depois de mim. “(Isaías 43:10).
  • Não há outros deuses. Não vos apavoreis, não temais; não vo-lo dei a conhecer há muito tempo e não o declarei Eu? Vós sois as minhas testemunhas. Porventura existe um Deus fora de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma!”(Isaías 44: 8).

Os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, os Mórmons, foram seduzidos pela ideia de se tornarem semelhantes a Deus e terem seus próprios planetas para governarem. Eles não conseguem ver que o prêmio da salvação é o Senhor Jesus Cristo e sua presença – e não a auto-exaltação a um estado divino. Portanto, ore pelas pessoas perdidas do mormonismo para que Deus lhes conceda arrependimento que conduz ao conhecimento da verdade (2 Tim. 2:25).

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia