Salvação

O que acontece com aqueles que nunca ouviram o evangelho?

Perguntar o que acontece com aqueles que nunca ouviram o evangelho é uma pergunta comum. Muitos acham difícil acreditar que um Deus de amor enviaria pessoas para o inferno só porque não ouviram falar dele. Assim sendo, vamos analisar esta questão.

Bíblia não nos conta especificamente sobre o que acontece com aqueles que nunca ouviram falar de Jesus. Mas diz que Jesus é o único caminho para a salvação (Atos 4:12). Se é possível que alguém que não ouviu o evangelho possa ser salvo, então deve ser através de Jesus Cristo e somente dele (João 14:6).

Mas não pode ser que uma pessoa que não ouviu falar de Jesus possa chegar ao céu com base no fato de ser boa ou sincera, pois isso violaria o ensino bíblico de que ninguém é bom (Rm 3.10-12).

Além disso, pode ser que aqueles que nunca ouviram o evangelho de Jesus Cristo irão para o inferno. Mas, se eles vão para o céu, então isso deve estar de acordo com a revelação da palavra de Deus. Mesmo assim, eles serão julgados. Se todas as pessoas que nunca ouviram falar do evangelho de Jesus Cristo acabassem no inferno, então isso seria certo, porque Deus nunca faria nada que fosse impróprio. Por outro lado, se algum deles acabarem no céu, então seria a coisa certa a fazer, pelo mesmo motivo. Mas não pode ser por causa de suas boas obras ou sinceridade. Deve ser por causa da fé. Se a justiça diante de Deus pode ser alcançada sendo bom, ou sincero, ou seguindo várias leis, então Jesus morreu desnecessariamente: “Eu não anulo a graça de Deus; porque se a justiça vem através da Lei, então Cristo morreu desnecessariamente” (Gálatas 2:21).

Como as Escrituras não abordam especificamente esta questão, não podemos fazer uma declaração absoluta a respeito dela. No entanto, uma vez que a Bíblia afirma que a salvação é somente através de Jesus e que uma pessoa deve receber a Cristo, então logicamente concluímos que aqueles que não ouviram o evangelho estão perdidos. Esta é mais uma razão para pregar o evangelho a todos.

Temos que ter em mente, que o que leva uma pessoa ao inferno, é o final de uma vida sem Cristo, e não o fato de ter ouvido ou não.

pois todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14 Como então invocarão Aquele em quem não creram? E como crerão naquele a quem não ouviram?” (Romanos 10:13-14).

 

A seguir estão alguns versículos que se relacionam com este tópico:

  • João 3:36 , “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não obedece ao Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.”
  • João 14:6 , Jesus disse-lhe: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
  • Atos 4:12 : “E não há salvação em nenhum outro; porque debaixo do céu não há outro nome, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
  • Rom. 10:12-15 “Pois não há distinção entre judeu e grego; pois o mesmo Senhor é Senhor de todos, abundante em riquezas para todos os que O invocam; 13 pois “AQUELE QUE INVOCAR O NOME DO SENHOR será salvo”. 14 Como então invocarão Aquele em quem não creram? E como acreditarão naquele a quem não ouviram? E como eles saberiam se ninguém contou? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Assim como está escrito: “QUÃO BELOS SÃO OS PÉS DAQUELES QUE TRAZEM BOAS NOVAS DE COISAS BOAS!”
  • 1Tm. 2:5-6 , “Porque há um só Deus, e também um só mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus, 6 o qual se entregou em resgate por todos, sendo o testemunho prestado no devido tempo.”
  • 1 João 5:11-12 : “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em Seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”.
  • Apocalipse 20:15 : “E se o nome de alguém não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.”

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia