ApologéticaPerguntas Sobre

QUAL RELIGIÃO É A VERDADEIRA?

De todas as religiões do mundo, qual é a verdadeira? Essa pergunta é importante, assim como a resposta, mas não é tão difícil sabermos qual é a religião verdadeira como muitos acreditam ser. Na verdade, podemos começar procurando como reconhecer o que é falso porque isso pode nos ajudar a nos livrar de uma série de sistemas teológicos que, simplesmente não funcionam.

Existem duas maneiras principais de determinar se algo é verdadeiro ou falso, simplesmente analisando suas evidências internas e externas. Por evidências internas queremos dizer se uma crença é internamente inconsistente, ou seja, autocontraditória, se ela for, então ela não pode ser verdadeira. 

Por “meios externos” queremos dizer que se uma crença é contrariada por um fato, então a crença não pode ser verdadeira. Portanto, se encontrássemos religiões que se encaixassem em qualquer um desses dois critérios, saberíamos quais religiões não podem ser verdadeiras simplesmente aplicando lógica e evidências a elas. Mas descobrir quais não são verdadeiras não significa que encontramos uma que seja. Vamos agora voltar nossa atenção para a verdade.

A verdade é aquilo que corresponde à realidade. Além disso, a verdade é uma afirmação. Por exemplo, você está lendo esta frase. Esta afirmação é verdadeira e também corresponde à realidade. Se não há declarações, não há verdades. Isso pode parecer confuso, mas não é.

 Em primeiro lugar, não devemos confundir declarações de verdade com mera existência. Se a única coisa que existisse no universo fosse uma esfera de carbono, sua existência seria um fato. Mas sem alguém fizer uma declaração sobre sua existência, a verdade ou falsidade dessa declaração não poderia ser determinada. Portanto, a verdade lida com declarações, e declarações requerem uma mente.

Isso é útil porque se algo não pode ser determinado como verdadeiro porque é um sistema de crenças que não pode ser verificado ou confirmado, seu valor de verdade é nulo. Aqui está um exemplo. Na década de 1990, em San Diego, Califórnia, um grupo de pessoas cometeu suicídio em massa no culto Heaven’s Gate. Eles ensinaram que do outro lado de um cometa que se aproximava havia uma nave espacial que levaria suas almas se eles morressem. Então, todos eles se mataram.

O problema era que essas afirmações não eram verificáveis. Não havia meios para verificar se havia ou não uma nave espacial do outro lado do cometa, nem havia como verificar se suas almas seriam levadas por essa suposta nave espacial. Assim, seu sistema de crenças não era verificável. Ou seja, não foi possível demonstrar se as alegações eram falsas ou verdadeiras. Normalmente, quando um sistema de crenças não é verificável, é porque o sistema de crenças não é baseado na realidade. Não é nada mais do que uma invenção intelectual ou uma fé cega.

RESPONDENDO A PERGUNTA

Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

Em vez de olhar para milhares de sistemas religiosos e tentar encontrar inconsistências internas, fatos que contradizem os sistemas de crença ou tentam determinar se cada um é verificável ou não, vamos dar uma olhada no cristianismo. Por quê? Porque Jesus disse que só Ele era o caminho para Deus Pai. Se Jesus estiver certo, então todas as outras religiões são falsas, já que todas as outras religiões não concordam com o que Jesus disse.

Se pudesse ser demonstrado que havia outros caminhos para Deus o Pai além de Jesus, então a declaração de Jesus seria uma declaração falsa, uma inconsistência interna do cristianismo, e neste caso, o cristianismo não seria verdadeiro. Isso significaria que Jesus estava errado e Suas afirmações também estariam erradas. A declaração de Jesus é ainda mais importante quando percebemos que os documentos originais sobre a vida de Jesus (os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João) são relatos de testemunhas oculares da vida de Jesus antes e depois de Sua crucificação e ressurreição. 

Por que isso é importante?

É importante porque os evangelhos não são boatos ou lendas. São registros de testemunhas oculares da vida, milagres, afirmações e ensinamentos de Jesus. 

Se Jesus afirmou ser o único caminho para Deus Pai, então precisamos olhar para as evidências para podermos determinar se o que Ele disse é verdade ou não. Uma afirmação tão incrível precisaria de alguma evidência incrível para apoiá-la. Então, vamos olhar para as evidências, mas antes, temos que entender alguns fatos.

Primeiro, temos que entender que, não é possível provar sem sombra de dúvida que certos eventos históricos antigos ocorreram (já que a tecnologia de filmagem não existia então). Assim, como qualquer evento histórico, examinamos as evidências e tiramos conclusões lógicas com base nestas evidências. Afinal, uma prova é reservada para matérias como a física e matemática, mas estão sujeitos a várias evidências e exames lógicos.

AS EVIDÊNCIAS

1- Em primeiro lugar, os Evangelhos do Novo Testamento foram escritos antes do final do primeiro século. O livro de Atos é muito importante neste contexto, pois é um registro escrito dos eventos históricos da igreja primitiva. Atos não contém marcadores de data importantes, como a destruição de Jerusalém em 70 d.C., a perseguição dos cristãos por Nero em 64 d.C. ou as mortes do apóstolo Paulo e Tiago em 62 d.C. Portanto, é lógico concluir que o livro de Atos foi escrito o mais tardar em 62 dC, caso contrário, teria registrado esses eventos altamente significativos. Então, vamos dar ao livro de Atos uma data de, digamos, 60 dC.

Atos foi escrito depois do livro de Lucas e, de acordo com a maioria dos estudiosos, Lucas foi escrito depois de Mateus, que provavelmente foi escrito depois de Marcos. Portanto, temos boas evidências de que os Evangelhos foram escritos antes de 62 d.C, e como Jesus foi crucificado em 33 d.C., isso significa que temos menos de 30 anos de diferença entre a vida de Cristo e os registros escritos por aqueles que estavam lá. Isso também significa que não há tempo suficiente para que lendas se infiltrassem nos relatos da vida, morte e ressurreição de Jesus. Isso é o que é tão significativo.

Os Evangelhos contêm relatos de testemunhas oculares da vida de Cristo. Uma vez que Jesus disse que somente Ele era o caminho, a verdade e a vida (João 14:6) o que é uma afirmação incrível – nós então olhamos para os eventos milagrosos que o cercam, e que sustentam Sua afirmação. Uma coisa é afirmar ser o único caminho. Outra é demonstrá-lo. Isso Ele fez demonstrando com habilidades milagrosas e únicas. Primeiro, Jesus cumpriu muitas profecias escritas no Antigo Testamento. 

2- Segundo, Ele realizou muitos milagres registrados no Novo Testamento. 

3- Terceiro, Ele afirmou ser Deus em carne (Jo 8:24; 8:58  compare com Êxodo 3:14). 

4- Quarto, Ele morreu na cruz e ressuscitou fisicamente dos mortos (1Co.15:1-4; Lucas 24:39; João 20:27-28) todos estes fatos foram relatados por testemunhas oculares.

Isso significa que Jesus apoiou Suas reivindicações com milagres. Alguém em qualquer outra religião cumpriu profecias, realizou milagres, afirmou ser Deus, morreu e ressuscitou dos mortos? Não. Jesus é o único.

Portanto, a afirmação de Jesus de que Ele é o único caminho para Deus é verdadeira, e isso significa que todas as outras religiões são falsas.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia