Salvação

Escolhemos a Deus, ou Deus nos escolhe?

Nós escolhemos Deus ou ele nos escolhe? Há um sentido em que ambas as ideias são verdadeiras. Deus definitivamente nos escolhe, mas nós também o escolhemos. 

Dentro da teologia cristã, existem diferentes perspectivas que tratam da questão da eleiçãopredestinação e nosso livre arbítrio. Não vou entrar nestes tópicos neste artigo.

 Mas ser eleito, significa ser escolhido por Deus (Efésios 1:4-52 Tessalonicenses 2:13). É isso que significa “eleição”

 Portanto, encontramos versículos como Efésios 1:4, “assim como nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele”. Então, Deus definitivamente nos escolhe para a salvação. Por favor, considere as seguintes escrituras.

  • “Não fostes vós que me escolhestes; ao contrário, E vos escolhi a vós e vos designei para irdes e dardes fruto, e fruto que permaneça. Sendo assim, seja o que for que pedirdes ao Pai em meu Nome, Ele o concederá a vós.” (João 15:16).
  • “Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque ele é um instrumento meu escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, reis e filhos de Israel” (Atos 9:15).
  • “Assim como nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor 5 nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Efésios 1:4-5).
  • “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação , pela santificação do Espírito e fé na verdade” (2 Tessalonicenses 2:13).

Claramente, vemos que Deus nos escolheu para a salvação (Efésios 1:42 Tessalonicenses 2:13)

Mas, por outro lado, nós escolhemos a Deus livremente porque Deus não apenas nos escolhe, mas ele nos capacita a escolhê-lo, concedendo-nos o que precisamos para fazer tal escolha.

  • “Por isso lhe perguntaram: Que faremos para realizarmos as obras de Deus?” 29 Jesus respondeu e disse-lhes: “Esta é a obra de Deus, que creiais naquele que ele enviou” (João 6:28-29).
  • “Porquanto, por amor de Cristo vos foi concedida a graça de não somente crer em Cristo, mas também de sofrer por Ele,” (Filipenses 1:29).

Há um mistério em como tudo isso funciona, mas as Escrituras são claras. É Deus quem opera a fé em nós (João 6:28-29) e concede que creiamos (Filipenses 1:29). Assim, através de Sua obra em nós, podemos escolhê-lo livremente.

Alguns identificam isso como a regeneração precedendo a fé. O que isso significa é que Deus nos muda, nos regenera, o que nos permite escolher livremente a Deus. Uma analogia pode ser encontrada na lâmpada. Diríamos que sempre que a eletricidade está presente na lâmpada, a luz é o resultado. Mas não é o caso que a eletricidade é o resultado da luz. Da mesma forma na salvação, quando a regeneração está presente, a fé é o resultado. Esta seria uma necessidade lógica e não temporal.

Então, quando as pessoas perguntam se escolhemos a Deus, ou Deus nos escolhe, há um sentido em que ambos são verdadeiros porque Deus nos escolhe para a salvação e então nos capacita a escolhê-Lo.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia