Salvação

Como saber se alguém é salvo?

Não podemos olhar no coração de alguém para determinar se ele é salvo ou não, mas há duas coisas que podemos examinar: profissão de fé e ações.
Profissão de fé sãos as doutrinas bíblicas que o cristão professa acreditar no momento da conversão e batismo, já as ações, são as atitudes que este mesmo cristão tem no seu dia a dia em acordo com o que professou acreditar.

1- Em primeiro lugar, a pessoa que confessa as doutrinas bíblicas básicas do cristianismo, como a Trindade, a divindade de Cristo, sua ressurreição física, justificação pela graça através da fé, etc., está afirmando os elementos necessários que devem ser mantidos pela fé para ser considerado pelas sagradas escrituras um cristão. Mas, se alguém nega que Jesus Cristo ressuscitou fisicamente dos mortos, ou nega a justificação pela graça através somente pela fé em Cristo, e outras doutrinas cristãs essenciais, e se recusa a afirmar a verdade bíblica mesmo após o ensino adequado, então podemos dizer com segurança que tal pessoa não é salva.
Tome por exemplo o que Jesus disse em João 8:24, “a menos que você creia que eu sou, você morrerá em seus pecados.

Jesus estava reivindicando divindade, como é mais tarde evidenciado por Ele usando o nome divino de Deus “EU SOU” em João 8:58 (veja Êxodo 3:14). A deidade de Cristo (que ele é Deus em carne, Cl. 2:9) é uma doutrina necessária na fé cristã. Então, se alguém negasse abertamente uma doutrina tão essencial, poderíamos dizer que a pessoa não é salva.

2- Em segundo lugar, as ações de uma pessoa precisam ser examinadas para ver se são consistentes com sua profissão de fé. 1 João 2:4 diz:
Se você diz que o conhece e não guarda os seus mandamentos, a verdade não está em você e você é um mentiroso”.
Portanto, se alguém professa ser cristão e ainda assim se comporta de maneira contrária a essa profissão de fé, naturalmente duvidaríamos de sua salvação.
Então, digamos que alguém está confessando a Cristo como Salvador, mas está abertamente e sem arrependimento envolvido em um relacionamento adúltero. Tal falta de convicção do pecado, e falta de luta contra ele, é uma forte indicação de que a pessoa não tem o Espírito de Deus dentro de si. Seria evidência de que tal pessoa não é salva.
Finalmente, devemos ter muito cuidado para não julgarmos muito rapidamente. É uma coisa séria dizer que alguém é ou não salvo. Se você não tem certeza sobre a salvação de alguém, então você deve orar por essa pessoa, pedir a Deus para trabalhar na vida dela, e pedir ao Senhor que lhe dê sabedoria.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia