Testemunhas de Jeová

As doutrinas das Testemunhas de Jeová não são somente da Bíblia

Muitas Testemunhas de Jeová lhe dirão que derivam suas doutrinas da Bíblia e somente da Bíblia. Na realidade, eles derivam suas doutrinas do que a Torre de Vigia diz sobre a Bíblia. A seguir estão várias citações que demonstram esse fato.

  1. Se a Testemunha disser que aprende sua teologia lendo a Bíblia sozinha, então ela contradiz a Torre de Vigia que diz que isso não é possível:

Vamos encarar o fato de que não importa quanta leitura bíblica tenhamos feito, nunca teríamos aprendido a verdade por conta própria. Não teríamos descoberto a verdade a respeito de Jeová, seus propósitos e atributos, o significado e a importância de seu nome, o Reino, o resgate de Jesus, a diferença entre a organização de Deus e a de Satanás, nem porque Deus permitiu a maldade “(A Sentinela, 1º de dezembro de 1990, p. 19).

Assim, a Bíblia é um livro organizacional e pertence à congregação cristã como uma organização, não a indivíduos, independentemente de quão sinceramente possam acreditar que possam interpretar a Bíblia” ( Atalaia, 1º de outubro de 1967, p. 587).

2- Além disso, a Sentinela diz que apenas sua organização entende a Bíblia

“Somente esta organização funciona para o propósito de Jeová e para o seu louvor. Somente a Palavra Sagrada de Deus, a Bíblia, não é um livro selado” ( Watchtower, 1 de julho de 1973, p. 402).

“Todos os que querem entender a Bíblia devem entender que a” sabedoria muito diversificada de Deus “só pode ser conhecida por meio do canal de comunicação de Jeová, o escravo fiel e discreto” (A Sentinela, 1º de outubro de 1994, p. 8).

3- Portanto, qualquer que seja o argumento que a Testemunha de Jeová oferece, não é da compreensão deles da Bíblia, mas da interpretação que a Torre de Vigia faz dela.

Pode a Torre de Vigília ser confiável principalmente se levarmos em conta de que ela fez falsas profecias?  

    1. “… a ‘batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso’ (Apocalipse 16:14), que terminará em 1914 dC com a completa derrubada do atual governo da Terra, já foi iniciada” ( The Time Is Hand , 1908). edição, p. 101).
    2. “A data de 1925 é ainda mais claramente indicada pelas Escrituras do que em 1914” (“A Sentinela”, 1 de setembro de 1922, p. 262).
    3. “Nosso pensamento é que o ano de 1925 é definitivamente estabelecido pelas Escrituras. Quanto a Noé, o cristão agora tem muito mais do que basear sua fé do que Noé tinha sobre o qual fundar sua fé em um dilúvio vindouro” ( Atalaia, abril de 1, 1923, p. 106).
    4. “Recebendo o presente, as crianças marchando entrelaçaram-no a eles, não um brinquedo ou brinquedo por prazer ocioso, mas o instrumento provido pelo Senhor para o trabalho mais efetivo nos meses que faltavam antes do Armagedom” (A Sentinela, 15 de setembro de 1941, p. 288).
    5. “Houve um certo desapontamento por parte dos fiéis de Jeová na Terra em relação aos anos de 1917, 1918 e 1925, cuja decepção durou por um tempo … e eles também aprenderam a parar de fixar datas” ( Vindication, p. 338).
    6. “Por que você está ansioso para 1975?” (A Sentinela, 15 de agosto de 1968, p. 494).

4- A Torre de Vigia diz que se você ler a Bíblia sozinho, você se tornará um trinitário.

 “De tempos em tempos, surgiram dentre as fileiras do povo de Jeová aqueles que, como o Satanás original, adotaram uma atitude independente e censurável … Eles dizem que é suficiente ler a Bíblia exclusivamente, seja sozinho em grupos Mas, estranhamente, através de tais “leituras bíblicas”, eles voltaram às doutrinas apóstatas que os comentaristas do clero da cristandade ensinavam há 100 anos … “(A Sentinela, 15 de agosto de 1981) .

Quais são as doutrinas apóstatas de 100 anos atrás?  a Trindade é claro.

Obviamente, a organização Torre de Vigia diz a seus membros em que acreditar. A partir da última citação, podemos ver claramente que a Bíblia ensina o Trinitarianismo, já que é isso que concluiríamos se simplesmente lêssemos a Bíblia sem a Torre de Vigia guiando nossos pensamentos.

 

Por Matt Slick

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia