Catolicismo

A Igreja Católica Romana ensina um falso evangelho?

Por Matt Slick

DEFENDENDO A FÉ sustenta que a Igreja Católica Romana ensina um falso evangelho e, portanto, é uma igreja falsa.

Para apoiar meu caso, apresentarei o que a Bíblia diz que é necessário para o perdão de nossos pecados. Vou então mostrar o que a Igreja Católica Romana diz. Você verá um forte contraste entre os dois.

Primeiro de tudo, o que nos salva de nossos pecados.

  • 1 Coríntios 15:1–4:”1Irmãos, lembro-vos do Evangelho que vos preguei, o qual também recebestes e no qual estais firmes. 2Por meio dele também sois salvos, desde que vos apegueis com convicção à Palavra que vos anunciei; caso contrário, tendes crido em vão.3Porquanto, o que primeiramente vos transmiti foi o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, conforme as Escrituras.”
Os católicos romanos afirmarão as Escrituras.

Nesse ponto, eles podem dizer que creem no evangelho.  Há outras coisas reveladas no Novo Testamento sobre como nossos pecados são perdoados. Vamos dar uma olhada nas Escrituras.

  • Romanos 3:28, “Porque sustentamos que um homem é justificado pela fé sem as obras da Lei.”
  • Romanos 4:5:“Mas para quem não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, sua fé é creditada como justiça.”
  • Gálatas. 2:16, “16estamos plenamente conscientes, entretanto, que o ser humano não pode ser justificado pela prática da Lei, mas somente por meio da fé em Jesus Cristo. Sendo assim, nós também viemos a crer em Cristo Jesus a fim de sermos justificados pela fé em Cristo, e de forma alguma pela prática da Lei, porquanto é certo que por praticar a Lei ninguém será capaz de ser justificado.
  • Gálatas. 5:4:“Você foi separado de Cristo, você que procura ser justificado por lei; você caiu da graça.”
  • Tito 3:5:“5não por causa de alguma atitude justa que pudéssemos ter praticado, mas devido à sua bondade, Ele nos salvou por meio do lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,”.

O evangelho é a morte e ressurreição de Cristo. Foi Jesus quem cumpriu a Lei perfeitamente (1 Pedro 2:22) e carregou nosso pecado em seu corpo na cruz (1 Pedro 2:24). Ele fez todo o necessário para recebermos perdão dos pecados cumprindo a Lei e derramando Seu sangue na cruz. Portanto, somos justificados somente pela fé (Romanos 3:28 ; 4:5). Além disso, Paulo, o apóstolo, nos ensina que quem procura ser justificado pela Lei caiu da graça (Gálatas 5:4). O contexto de sua declaração estava lidando com a circuncisão (Gálatas 5:1-3) Em outras palavras, aqueles que procuram ser justificados por fazer uma coisa, a circuncisão, não podem ser salvos porque estão adicionando suas obras à obra de Cristo. É por isso que Paulo diz em Gálatas 3:10: “Pois todas as obras da lei estão amaldiçoadas; porque está escrito:” Maldito todo mundo que não aceita todas as coisas escritas no livro do LEI, PARA EXECUTÁ-LOS. ” Da mesma forma, Tiago diz: “Para quem guarda toda a lei e ainda tropeça em um ponto, ele se tornou culpado de todos” (Tiago 2:10).

O que a Igreja Católica ensina sobre o perdão dos pecados?

A seguinte lista de citações é do Catecismo da Igreja Católica, [Doravante abreviado como CIC.] O CIC é um documento católico oficial. Sublinhei essas partes das citações e depois resumi o que a Igreja Católica Romana diz que é necessário para a salvação.

  • “… para que todos os homens alcancem a salvação pela fé, pelo batismo e pela observância dos mandamentos” (Catecismo da Igreja Católica, 2068).
  • “A autoridade do Magistério se estende também aos preceitos específicos da lei natural, porque a observância exigida pelo Criador é necessária para a salvação” (CIC 2036).
  • O decálogo [dez mandamentos] contém uma expressão privilegiada da lei natural … “(CIC 2070).
  • “O próprio Senhor afirma que o batismo é necessário para a salvação” (CIC 1257).
  • “Baseando-se nas Escrituras e na Tradição, o Conselho ensina que a Igreja, um peregrino agora na Terra, é necessário para a salvação” (CIC 846).
  • “Este sacramento da penitência é necessário para a salvaçãodaqueles que caíram após o batismo, assim como o batismo é necessário para a salvação daqueles que ainda não renasceram” (CIC 980).
  • “A Igreja afirma que, para os crentes, os sacramentos da Nova Aliança são necessários para a salvação”(CIC 1129).
  • “O serviço e o testemunho da fé são necessários para a salvação” (CIC 1816).
  • “O desapego das riquezas é necessário para entrar no Reino dos Céus” (CIC 2556).

Como você pode ver, de acordo com o catolicismo, há muitas coisas que você deve fazer para ser perdoado de seus pecados. Em resumo, o que é necessário para a salvação inclui a igreja (CIC 846), batismo (CIC 1257), penitência (CIC 980), sacramentos (CIC 1129), serviço e testemunho da fé (CCC 1816), manter os dez mandamentos (CIC 2036 e 2070) e desapego das riquezas (CIC 2556).

Conclusão

A Igreja Católica Romana acrescenta obras à salvação. Nega que somos justificados pela fé somente em Cristo. Acrescenta sacramentos (CIC 1129), batismo (CIC 1257), penitência (CIC 980) e as obras da Lei (mandamentos), como sendo necessário para a salvação (CIC 2068, 2036, 2070). A Bíblia ensina que guardar os mandamentos não é necessário para a salvação (Romanos 3:28, 4: 5, Gálatas 2:16, 21) e deve ser evitado (Gálatas 5:1-5). Caso contrário, o que Paulo diz em Romanos 4:5 não seria verdadeiro: “Mas para quem não trabalha, mas acredita Nele que justifica o ímpio, sua fé é creditada como justiça”.

A Igreja Católica Romana prega um falso evangelho.

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia