Catolicismo

Os ensinos protestantes são encontrados na igreja primitiva?

Por Matt Slick

Uma das coisas que os católicos romanos afirmam é que os ensinos protestantes não são encontrados na igreja primitiva. Mas isso não é verdade. De fato, eles são encontrados na igreja mais antiga, a Igreja do Novo Testamento. Porém, os católicos romanos costumam dizer que a igreja primitiva era composta pelos pais da igreja e que todos eles mantinham os ensinos católicos. Isso não é verdade, já que os pais da igreja se contradizem em muitos tópicos:

Mas, se devemos olhar para a igreja primitiva para ver se os ensinos dos protestantes estão presentes, então façamos isso. Vamos olhar para a igreja primitiva. Onde encontramos a igreja primitiva? É encontrada pela primeira vez no Novo Testamento. Foi aí que a igreja primitiva começou. No livro de Atos, temos a primeira menção aos cristãos ( Atos 11:26 ; 26:28 ). É o livro de Atos que registra as primeiras práticas e crenças cristãs. Além disso, as epístolas do Novo Testamento mencionam os cristãos e seus ensinamentos. Tudo o que alguém precisa fazer é lê-los para descobrir o que a igreja primitiva acreditava e praticava.

Obviamente, a palavra protestante não está no Novo Testamento, e os protestantes não existiam como um movimento até os anos 1500. Mas, os protestantes afirmam encontrar seus ensinamentos no Novo Testamento. Então, é para isso que precisamos olhar. Precisamos ver se as ideias protestantes são encontradas na igreja primitiva, a Igreja do Novo Testamento. Mas por que isso? Por que colocamos tanta ênfase nas Escrituras além da tradição da igreja?

Apostasia e a igreja primitiva

Uma das coisas que digo aos católicos (e aos da Igreja Ortodoxa) é que os pais da igreja frequentemente se contradizem. Eles não são e não devem ser a autoridade final da verdade doutrinária. E não são eles que devemos procurar para interpretar as Escrituras. Devemos olhar para a palavra de Deus para isso. Mas esse é outro tópico. Pois o Novo Testamento é inspirado, não os pais da igreja.

As epístolas do Novo Testamento foram escritas para combater os erros que já se arrastavam na igreja – enquanto os apóstolos ainda estavam vivos. Ainda mais que fomos avisados que após a partida (morte) dos apóstolos erros iriam surgir na igreja, Paulo, o apóstolo, nos alertou sobre exatamente isso.

Atos 20: 29–30: “Sei que depois da minha partida os lobos selvagens entrarão entre vocês, não poupando o rebanho; 30 e dentre vocês mesmos surgirão homens, falando coisas perversas, para atrair os discípulos depois deles. ”

Agora, não estou dizendo que os pais da igreja eram lobos em pele de cordeiro. De modo nenhum. Muitos deles tinham muitas coisas boas a dizer e eram muito piedosos. Mas muitos deles mantiveram visões bastante estranhas sobre vários tópicos diferentes. Afinal, eles não eram inspirados.

O que são doutrinas protestantes?

Tudo bem, então o que exatamente são as doutrinas protestantes? Simplesmente, são ensinamentos encontrados nas Escrituras e que se opõem aos erros dos ensinamentos católicos romanos. Para ser claro, protestantes e católicos concordam com a doutrina da Trindade, as duas naturezas de Jesus e a ressurreição física de Cristo, etc. Mas as coisas em que diferem, que se relacionam à teologia protestante, estão listadas abaixo. E, observe que listei essas diferenças nas referências das Escrituras. Isso é para demonstrar que a igreja primitiva se apegou às chamadas ideias protestantes. Ou devo dizer, os protestantes se apegam aos ensinamentos da igreja primitiva.

Os protestantes afirmaram a Escritura e dela derivaram aquelas coisas que se opunham aos ensinamentos da Igreja Católica Romana. Portanto, eles se tornaram distintivos “protestantes”. Mas eles são bíblicos? Eles foram ensinados e cridos pela igreja primitiva registrada no Novo Testamento? Sim, eles eram.

  1. Um mediador entre Deus e o homem, não muitos mediadores (1 Tm. 2: 5)
  2. Justificação somente pela fé, não pela fé e pelas obras ou pelo batismo ( 3:28; 4: 5 ; 11: 6 ; Gálatas 2:16 , 21)
  3. Segurança eterna, não segurança condicional baseada em nossas obras (João 6: 37-40; 10: 27-28)
  4. Nos é permitido ter divergências de opiniões sobre questões discutíveis, mas não o essencial ( 14:1-5)
  5. As escrituras são a autoridade final para assuntos espirituais, e não a tradição e os concílios da igreja (Atos 17:11; 2 Tm. 3: 15-16)
  6. Sacerdócio de todos os crentes, não apenas do clero católico (1 Pedro 2: 5)
  7. Cristo foi sacrificado apenas uma vez pelos crentes, não repetidamente na Missa ( 9:28; 1 Pedro 3:18)
  8. A graça é o favor imerecido de Deus e a obra de Deus em uma pessoa, não algo infundido através de sacramentos (Atos 18:27;  3:24; 6:14; 11: 6).

Como você pode ver, a teologia protestante é certamente ensinada na igreja mais antiga. Sabemos disso pelo que as Escrituras dizem que foi ensinado e praticado.

As Escrituras e a Igreja Primitiva

Para ajudá-lo a ler este artigo, reproduzi a lista acima e inseri as Escrituras. Lembre-se de que os apóstolos faziam parte da igreja primitiva e escreveram o que a igreja primitiva deveria acreditar e praticar.

  1. Um mediador entre Deus e o homem, não muitos mediadores (1 Tm. 2: 5)
    1. 1 Timóteo 2: 5:”Porque há um Deus, e um mediador também entre Deus e os homens , o homem Cristo Jesus”.
  2. Justificação somente pela fé, não pela fé e pelas obras ou pelo batismo (  3:28; 4: 5;11: 6 ; Gálatas 2:16 , 21)
    1. Romanos 3:28: “Porque sustentamos que um homem é justificado pela fé sem as obras da lei”.
    2. Romanos 4: 5:”Mas para quem não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, sua fé é creditada como justiça”.
    3. Romanos 11: 6:”Mas, se é pela graça, não é mais com base nas obras; caso contrário, a graça não é mais graça.”
    4. Gálatas 2:16, “todavia, sabendo que um homem não é justificado pelas obras da Lei, mas pela fé em Cristo Jesus, cremos em Cristo Jesus, para que sejamos justificados pela fé em Cristo e não pelas obras da lei, uma vez que pelas obras da lei nenhuma carne será justificada “.
    5. Gálatas 2:21: “Eu não anulo a graça de Deus, pois se a justiça vem através da Lei, então Cristo morreu desnecessariamente“.
  3. Segurança eterna, não segurança condicional baseada em nossas obras (João 6:37-40;10: 27-28 )
    1. João 6:37–40:” Todo aquele que o Pai me der, esse virá a mim; e o que vem a mim, de maneira alguma o excluirei. 38Pois Eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade do Pai, o qual me enviou: que Eu não perca nenhum de todos os que Ele me deu, mas que Eu os ressuscite no último dia. 40De fato, esta é a vontade daquele que me enviou: que todo aquele que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia.”
    2. João 10: 27-28, “Minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; 28 e eu lhes dou a vida eterna, e eles nunca perecerão; e ninguém os arrebatará da minha mão.”
  4. Nos é permitido ter divergências de opiniões sobre questões discutíveis, mas não o essencial ( 14: 1-5)
    1. Romanos 14:1–5:”Aceitai o que é fraco na fé, sem a preocupação de debater assuntos controvertidos. 2Um crê que pode comer de tudo, e outro, cuja fé é fraca, come somente alimentos vegetais. 3Aquele que come de tudo não deve menosprezar o que não come, e quem não come de tudo não deve condenar quem come; pois Deus o aceitou. 4Quem és tu, que julgas o servo alheio? É para o seu senhor que ele está em pé ou cai. E permanecerá em pé, porquanto o Senhor é capaz de o sustentar.5Há quem considere um dia mais sagrado do que outro; outra pessoa pode entender que todos os dias são iguais. Cada um deve estar absolutamente convicto em sua própria mente”
  5. As escrituras são a autoridade final para assuntos espirituais, não a tradição ou os concílios da igreja (Atos 17:11; 2 Tm. 3:15-16)
    1. Atos 17:11: “Agora, eles eram mais nobres do que os de Tessalônica, pois receberam a palavra com grande entusiasmo, examinando as Escrituras diariamente para ver se essas coisas eram assim “.
    2. 2 Timóteo 3:15–16, “15Porque desde a infância sabes as Sagradas Letras que têm o poder de fazer-te sábio para a salvação, por intermédio da fé em Cristo Jesus. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; 17a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações “;
  6. Sacerdócio de todos os crentes, não apenas do clero católico (1 Pedro 2:5)
    1. 1 Pedro 2: 5, “você também, como pedras vivas, está sendo edificado como casa espiritual para o santo sacerdócio, para oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis ​​a Deus por Jesus Cristo”.
  7. Cristo foi sacrificado apenas uma vez pelos crentes, não repetidamente na Missa ( 9:28;1 Pedro 3:18)
    1. Hebreus 9:28, “assim também Cristo, tendo sido oferecido uma vez para levar os pecados de muitos, aparecerá uma segunda vez para a salvação sem referência ao pecado, àqueles que esperam ansiosamente por Ele”.
    2. 1 Pedro 3:18: “Porque Cristo também morreu pelos pecados de uma vez por todas, os justos pelos injustos, para que Ele pudesse nos levar a Deus, sendo morto em carne, mas vivificado em espírito”;
  8. A graça é o favor imerecido de Deus e a obra de Deus em uma pessoa, não algo infundido através de sacramentos (Atos 18:27;  3:24; 6:14; 11: 6).
    1. Atos 18:27: “E quando ele queria ir para a Acaia, os irmãos o encorajaram e escreveram aos discípulos para recebê-lo; e, quando ele chegou, ajudou muito aqueles que haviam crido pela graça“.
    2. Romanos 3:24, “sendo justificado como um presente por Sua graça,através da redenção que está em Cristo Jesus”;
    3. Romanos 6:14: “Porque o pecado não te dominará, porque você não está debaixo da lei, mas debaixo da graça.”
    4. Romanos 11: 6:”Mas, se é pela graça, não é mais com base nas obras; caso contrário, a graça não é mais graça.”

Conclusão

As Escrituras são a autoridade final da verdade, não os pais da igreja, e certamente não a tradição da igreja. A igreja católica romana afirma possuir a autoridade para revelar a verdade de Deus, interpretar a palavra de Deus e decidir qual “tradição sagrada” é autêntica. Apesar disso, devemos compreender que a igreja primitiva sustentava os chamados ensinamentos protestantes e não as adições católicas que foram impostas à palavra de Deus e sobre ela. Então, sim, os ensinamentos protestantes são encontrados na palavra de Deus.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia