Perguntas Sobre

É correto dirigir orações aos anjos?

Por Matt Slick

Bíblia não nos diz que podemos orar ou adorar anjos. A oração e a adoração devem ser oferecidas somente a Deus, porque somente Ele é digno de oração e adoração.

  • Êxodo 20: 4-5: “Você não fará para si um ídolo, ou qualquer semelhança do que há no céu em cima ou na terra embaixo ou na água debaixo da terra. Você não os adorará nem os servirá.”
  • 4:10 , “. Ao SENHOR, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás.”
  • Lucas 4: 8, ” Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto.”

A oração é uma forma de adoração a Deus. Quando oramos, pedimos a Deus que perdoe nossos pecados, nos guie, ajude os outros etc. Quando oramos, às vezes fazemos isso em discurso aberto ou em pensamento silencioso. Pessoas de todo o mundo estão orando simultaneamente em diferentes idiomas. Portanto, a oração é uma expectativa confiante de que Deus é capaz de ouvir nossas orações quer faladas, quer em pensamento, em vários idiomas, onde quer que estejamos, e tudo ao mesmo tempo. Tais habilidades pertencem somente a Deus e não às criaturas.

Anjos são criaturas limitadas. Somente Deus está em toda parte, Salmo 139 (para poder ouvir todas as orações) e onisciente, 1 João 3:20 (para entender todas as línguas). Orar aos anjos é assumir que eles têm a mesma habilidade que Deus, mas essa habilidade pertence somente a Deus, o Criador, e não à criatura. Portanto, tanto a oração quanto a adoração pertencem somente a Deus.

  • Colossenses 2:18: “Não aceiteis que alguém seja árbitro contra vós, fingindo humildade ou culto a anjos, fundamentando-se em visões, ostentando a inútil arrogância do seu conhecimento carnal”.
  • Apocalipse 22: 8-9:“Eu, João, sou quem ouviu e anteviu todos esses acontecimentos. Quando os vi e ouvi, prostrei-me aos pés do anjo que os revelava a mim, a fim de adorá-lo. 9Entretanto, ele me admoestou: “Olha, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e de todos os que guardam as palavras deste livro. Adora, pois, a Deus!” “.

Assim sendo, é errado dirigir orações aos anjos.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia