Testemunhas de Jeová

A organização Torre de Vigia controla o pensamento das Testemunhas de Jeová?

A seguir, citações da literatura da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados – mais conhecida como organização Testemunhas de Jeová. Depois de ler as citações abaixo, é óbvio que a Torre de Vigia desencoraja o pensamento individual entre as Testemunhas de Jeová e exige que elas se submetam ao ensinamento da organização Torre de Vigia. 

 Romanos 14:5  diz: Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente“ A Bíblia quer que pensemos e nos convencemos em nossas mentes sobre questões que são discutíveis (Rm. 14: 1-12). No entanto, a Sentinela não quer que seu povo seja convencido em suas próprias mentes. Quer que eles se submetam à Torre de Vigia. 

 A Bíblia só pode ser entendida através da organização Torre de Vigia. 

 Citação: “Somente esta organização funciona para o propósito de Jeová e para o seu louvor. Somente a Palavra Sagrada de Deus, a Bíblia, não é um livro selado” (A Sentinela de 1° de julho de 1973, p. 402). 

Comentário: Esta é uma citação incrível. Somente a organização Torre de Vigia pode interpretar corretamente a Bíblia. Está dizendo que o Senhor Jesus, através do Espírito Santo, não pode dar a um cristão uma compreensão adequada da Bíblia, embora seja Jesus quem abre a mente para entender as Escrituras ( Lucas 24:45 ). Isso efetivamente impede que a Testemunha de Jeová pense e interprete a Bíblia por si mesmo, além da orientação da organização Torre de Vigia. 

 Indivíduos não são capazes de interpretar corretamente a Bíblia à parte da organização Torre de Vigia. 

Citação: “Assim, a Bíblia é um livro organizacional e pertence à congregação cristã como uma organização, não a indivíduos, independentemente de quão sinceramente possam acreditar que possam interpretar a Bíblia” (A Sentinela , 1 de outubro de 1967, p. 587). 

Comentário: A Torre de Vigia restringe seus seguidores de olharem para a Bíblia por si mesmos sem a orientação da organização. Isso não é liberdade para pensar por si mesmo, e é uma maneira segura de manter intelectualmente as Testemunhas de Jeová de acordo com os ensinamentos da Torre de Vigia. 

Além disso, contraste a citação acima com a seguinte citação da Torre de Vigia:

O Vaticano menospreza o estudo da Bíblia alegando ser a única organização autorizada e qualificada para interpretar a Bíblia” (A Sentinela de 1. ° de julho de 1943, p. 201). O engraçado é que é exatamente isso que a Torre de Vigília faz, alega ser a única fonte de conhecimento espiritual verdadeiro. 

 

Se você não entende alguma coisa, espere humildemente que a Torre de Vigia lhe diga qual é a verdade; Caso contrário, você é um tolo. 

Citação: “Devemos comer, digerir e assimilar o que está diante de nós, sem nos afastarmos de partes da comida, porque isso pode não se adequar à fantasia do nosso gosto mental … Devemos ir mansamente junto com a organização teocrática do Senhor e esperar para esclarecimentos adicionais, em vez de hesitarmos na primeira menção de um pensamento intragável para nós e continuarmos a discutir e criticar nossas críticas e opiniões como se elas valessem mais do que a provisão de alimento espiritual do escravo, os teocráticos apreciarão a organização visível do Senhor. não seja tão tolo a ponto de se colocar contra o canal de Jeová seu próprio raciocínio humano, sentimentos e sentimentos pessoais ”(A Sentinela , 1º de fevereiro de 1952, p. 79-80). 

Comentário: Aqui, a Torre de Vigia nos diz que a submissão tem que ser a “organização teocrática” de Deus, a organização Torre de Vigia, e que a submissão deve ser completa e mansa. Indubitavelmente, isso está claramente ensinando que o pensamento independente não é bem-vindo na Organização Torre de Vigia. 

A revista Sentinela é o meio da comunicação de Deus. 

Citação: “É de se esperar que o Senhor tenha um meio de comunicação com seu povo na Terra, e ele mostrou claramente que a revista chamada A Sentinela é usada para esse propósito ” ( Anuário das Testemunhas de Jeová de 1939 , p. 85). 

Comentário: Isso diz que a organização das Testemunhas de Jeová é o meio que Deus usa para se comunicar na Terra hoje, mas a Bíblia diz que Deus nos fala através de Seu Filho: Hb. 1: 1-2 diz que é Jesus: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,  A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo“. 

Não se consegue entender a Bíblia fora da organização da Torre de Vigia. 

Citação: “Todos nós precisamos de ajuda para entender a Bíblia, e não podemos encontrar a orientação bíblica que precisamos fora da organização ‘escravo fiel e discreto” ( Sentinela , 15 de fevereiro de 1981). 

Comentário: A organização das Testemunhas de Jeová estabeleceu-se como o único meio de compreender a Bíblia. Em contraste com isso, Jesus abre a nossa mente para entender as escrituras (Lucas 24:45). Não é a organização da Watchtower  (Sentinela) que faz isso, mas Deus. É certo que temos diferenças denominacionais, mas as diferenças não estão no essencial; e nós certamente somos capazes de entender aqueles pontos essenciais além da Torre de Vigia. 

Veja o artigo do Defendendo a fé sobre o “ Escravo Fiel e Discreto ” para esclarecimentos sobre esta questão. 

Aqueles que pensam além da orientação da Torre de Vigia são como Satanás. 

Citação: “De tempos em tempos, surgiram entre as fileiras do povo de Jeová aqueles que, como o Satanás original, adotaram uma atitude independente e censurável … Eles dizem que é suficiente ler a Bíblia exclusivamente , seja sozinhos ou em pequenos grupos em casa. Mas, estranhamente, através de tal “leitura da Bíblia”, eles voltaram às doutrinas apóstatas que os comentários do clero da cristandade ensinavam há 100 anos atrás.”(A Sentinela , 15 de agosto de 1981) . 

Comentário: Então, se você pensar de forma independente,  e encontrar falhas em algo que a Torre de Vigia diz, então você é como Satanás. Isso é liberdade de pensamento? É assim que Cristo trabalha na igreja? Dificilmente. 

Além disso, quais são as doutrinas apóstatas mencionadas na citação acima? Naturalmente, essa seria a Trindade, a divindade de Cristo e do Espírito Santo, a ressurreição física de Cristo, etc, todas as coisas que a organização Torre de Vigia nega. Então, se você ler a Bíblia por si só, lendo-a pelo que ela diz e sem a Torre de Vigia te guiando, você adotará essas doutrinas – que a Torre de Vigia diz que não são verdadeiras! 

Se você ama a Deus, então aceitará a Sentinela. 

Citação“ Não podemos alegar amar a Deus, mas negar sua palavra e o seu canal de comunicação ” (A Sentinela , 1º de outubro de 1967, p. 591). 

Comentário: Em outras palavras, se você ama a Deus, então você estará “na” organização da Torre de Vigia. Se você rejeitar a organização, então você rejeitará a Deus. Surpreendente! Assim, a Testemunha de Jeová é instada a não deixar a organização para que não acabe rejeitando a Deus. Isso é encorajador liberdade de pensamento? Não, não é!. 

 A verdade de Deus só pode ser conhecida através da organização da Torre de Vigia. 

Citação: “Todos os que querem entender a Bíblia devem entender que a” Multiforme sabedoria de Deus “pode ​​tornar-se conhecida apenas por meio do canal de comunicação de Jeová, o escravo fiel e discreto( Sentinela , 1 de outubro de 1994, p. 8).  

Comentário: Aqui, a Torre de Vigia afirma que a única maneira de entender a palavra de Deus é através da organização Torre de Vigia. Em outras palavras, seu pensamento deve estar em submissão ao ensinamento da Torre de Vigia. 

Essas poucas citações devem ser mais do que suficientes para demonstrar que a Torre de Vigia não apenas mantém um controle sobre o pensamento de seus adeptos, mas também desestimula o pensamento independente. Este é definitivamente um dos sinais de uma seita. 

 

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia