Diálogos Apologéticos

Amor aos irmãos, a apologética esquecida

A apologética não é apenas boa, é necessária. É uma parte vital do evangelismo e também um meio que Deus usa para fortalecer e assegurar a fé do Seu povo. Quando fazemos nossa defesa pública da verdade ou apresentamos nossos argumentos contra o erro, estamos sendo obedientes aos mandamentos do Novo Testamento e seguindo o exemplo dos apóstolos e de outros crentes primitivos e dos profetas anteriores a eles. De fato, estamos seguindo o exemplo de nosso Senhor. A importância deste nunca deve ser diminuída, e cada crente deve santificar o Senhor em seu coração e estar sempre pronto para dar uma defesa da esperança que está em nós, (1 Pedro 3:15).

No entanto, muitas vezes há algo faltando em nossa imagem de apologistas. Há uma prova poderosa de nossa identidade no Senhor e da verdade de nossa mensagem que deixamos de utilizar, e penso que é claro que nossa apologética e, nosso evangelismo sofre por causa disso.

Temos um mandamento apoiado por uma promessa de nosso Senhor Jesus que nos aponta para uma maneira segura de que todos os homens saberão que realmente somos Dele, mas é um caso que não podemos fazer simplesmente com versos memorizados e argumentos cuidadosamente pensados. Nossas vidas são drasticamente transformadas por essa metodologia apologética verdadeiramente bíblica, que  é ordenada e prometida por Deus, e funciona. Ela funciona porque, além do trabalho de Seu Espírito em nossas vidas, nenhum de nós pode fazê-lo. Funciona porque é tudo dele e não de nós. Para dar algum contexto, na última ceia, pouco antes de Sua crucificação, Jesus lavou os pés de seu discípulo. Explicando isso, Ele disse:

Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes” (João 13:12-17)

Foi nessa conversa que Jesus passou a dizer o ponto chave para os nossos propósitos aqui:

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros,” (João 13:34-35)

Da mesma forma que Jesus amava Seus discípulos, eles deveriam amar uns aos outros. É um mandamento, não uma opção, e se eles form obedientes a ele, então todos os homens saberão que são de fato seguidores de Jesus. Ainda mais, Jesus afirma duas vezes em João 17: 21-23 que é pelo amor e unidade entre os cristãos que o mundo saberá que Ele foi enviado do Pai. Observe, que o mundo não é persuadido por quanto amamos o mundo. Claro, nós certamente devemos amar nosso próximo e até nossos inimigos. É claro que devemos ser bons samaritanos para os estrangeiros necessitados e até mesmo demonstrar compaixão pelos nossos perseguidores, mas Jesus não está falando sobre nada disso aqui. O mundo saberá quem somos, e quem Ele é através de como amamos uns aos outros. Como você ama seu companheiro de fé? O que é o amor e o auto sacrifício um pelo outro em sua congregação local?

Comunhão cristã, amor fraternal, comunidade eclesial, vida como um só corpo em Cristo, isso é o que Jesus diz que fará todos os homens saberem que somos realmente Seus discípulos. Esta é a nossa apologética que se perdeu.

Paulo articula a mesma coisa para a igreja em Roma. Ele escreve:

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus ” (Romanos 12:1-2).

Observe algo que muitas vezes passa despercebido. Devemos apresentar nossos corpos (plural) como um sacrifício vivo (singular). Todos nós estamos oferecendo nossos corpos juntos como um sacrifício vivo. Não somos para nos conformar com este mundo, mas sim para sermos transformados pela renovação de nossas mentes.

O mundo se divide em judeu, grego, bárbaro, sábio, tolo, etc., mas no evangelho de Jesus Cristo não é assim (Romanos 1: 14-17).

Nós magnificamos a Deus e exibimos Seu trabalho milagroso em que os inimigos se tornam irmãos e estranhos se tornam amigos. Essa é a nossa adoração aceitável a Deus e somente o Seu Espírito e Seu evangelho podem fazer uma coisa dessas. Com isso, “provamos qual é a vontade de Deus, aquilo que é bom, aceitável e perfeito”.

Isto é claramente o que Paulo tem especificamente em mente aqui é esclarecido pelo resto da passagem. Romanos 12: 3 continuam insistindo para que não pensemos mais em nós mesmos do que deveríamos. Romanos 12: 4-5 nos lembra de que devemos agir juntos como os muitos membros de um só corpo. Romanos 12: 6-8 nos diz para usarmos os dons que temos para o benefício uns dos outros. Romanos 12: 9-16 vai dizer:

O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.  Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;  Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.  Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos.”

As passagens são claras e consistentes. Nosso sacrifício da verdadeira adoração a Deus é uma oferta de amor unificado uns pelos outros. Nossa prova da vontade de Deus é nossa baixa estima de nós mesmos e nossa alta estima uns pelos outros; nosso serviço uns aos outros em amor fraternal, retidão e verdade. É isso que o evangelho nos faz e, portanto, dá prova que o evangelho é verdadeiro àqueles que estão observando. Nós vemos este exemplo atuando poderosamente na igreja primitiva:

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar,” (Atos 2:42-47)

O foco principal aqui é o amor auto sacrificial um pelos outros em amor e gratidão a Deus. Qual é o resultado? Deus adiciona ao seu número diariamente aqueles que estão sendo salvos. Isso é uma promessa que, se apenas nos amarmos, as pessoas sempre se reunirão para se unir às nossas igrejas em cada circunstância? Não.

Mas é um poderoso testemunho do fato de que nosso amor significa que podemos estar em Cristo algo que o mundo e a carne não podem, um povo humilde e amoroso que coloca um ao outro antes de nós mesmos, é uma parte do nosso testemunho, e de fato nos motiva a pedir ao próximo incrédulo que se afaste de sua maneira pecaminosa e confie em Cristo e venha fazer parte de uma obra tão peculiar de Deus! Isso não substitui o evangelismo ou a apologética, faz parte do evangelismo e da apologética e alimenta os dois! Esta é a parte mais difícil de nossa apologética porque não é meramente uma apologética. E não pode ser falsificado apenas para enfatizar nosso ponto de vista e não pode ser substituído por programas ou estratégias.

Deve ser genuíno, o que significa que deve ser um ato de Deus, o que significa que devemos confiar total e completamente nEle e em Seu Espírito e  no evangelho gracioso de nosso Senhor Jesus Cristo..

Como uma nota final, devemos entender que esse amor não é o “amor” simplesmente emocional do mundo. Jesus disse para amarmos um ao outro como Ele nos amou (João 13:34). Paulo disse: “O amor deve ser sem hipocrisia. Aborrecer o mal, apegar-se ao que é bom” (Romanos 12: 9). O amor está centrado, em última análise, na santidade e bem estar eterno da outra pessoa, não em seus sentimentos imediatos.

Nós certamente nos importamos profundamente quando eles estão sofrendo, e estamos satisfeitos quando eles estão se regozijando (Romanos 12:15), mas nosso objetivo não é a felicidade pessoal, mas sim que não nos falte a diligência; fervor em espírito; servir ao Senhor Alegrem-se na esperança, ser pacientes na aflição, e percistir na oração ”(Romanos 12: 11-12). Observe o que é dito em Levítico 19: 17-18, a famosa passagem “ame ao seu próximo”:

Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado.  Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.”

Sim, o amor inclui repreensão e correção. O amor está preocupado com a justiça e a verdade. Isso não deve ser esquecido. Mas o amor também abri mão do que temos para que nossos irmãos e irmãs tenham o que precisam. O amor está dando do nosso tempo para atender às suas necessidades. O amor está precisando um do outro e servindo um ao outro em vez de si mesmo. Seja em repreensão, em oração, em dons materiais ou em atos de serviço, o amor está colocando a outra pessoa diante de si mesmo. Este assassinato de orgulho e crucificação da carne para honrar seu irmão primeiro, só é possível em Cristo, e é por isso que é vital para um apologista cristão saudável e bíblico..

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia