Testemunhas de Jeová

Colossenses 1:16-17 e as Testemunhas de Jeová

Por Matt Slick

Cl. 1: 16-17 , “porque por meio dele todas as [ outras ] coisas foram criadas nos céus e na terra, as coisas visíveis e as coisas invisíveis, não importando se são tronos ou soberanos ou governos ou autoridades. Todas as outras coisas foram criadas por ele e por ele. 17 Além disso, ele é antes de todas as [ outras ] coisas e por meio dele todas as [ outras ] coisas foram feitas para existir. ” Tradução do Novo Mundo – Ênfase adicionada

A organização das Testemunhas de Jeová alterou o texto bíblico de acordo com seu pressuposto teológico de que Jesus é uma coisa criada. 1 É por isso que a tradução do novo mundo acrescenta a palavra “outro” quatro vezes em Col. 1: 16-17 , embora não esteja no texto grego.

Existem duas palavras gregas para “outro”:

allos, que significa outro do mesmo tipo e heteros,que significa outro de um tipo diferente. Paulo poderia ter usado uma palavra aqui se quisesse mostrar que Jesus era “outra” coisa criada, mas ele não o fez. Não há nenhuma razão linguística para inserir esta palavra aqui quatro vezes – a menos que você esteja tentando apoiar a pressuposição de que Jesus não é Deus.

Abaixo está uma cópia do Interlinear do Reino das Testemunhas de Jeová. Este livro tem as palavras gregas e sua tradução exata em inglês embaixo de cada palavra. A coluna da direita é como a Tradução do Novo Mundo traduz o grego para o inglês. Eu adicionei quadrados vermelhos é para demonstrar as adições para o texto em Inglês que não são suportados no grego.

Na Tradução do Novo Mundo, você notará que a palavra “outro” está entre parênteses. Esta é uma admissão de que as palavras não estão no texto original. Naturalmente, a Organização Torre de Vigia afirma que a inserção da palavra “outro” quatro vezes é necessária para esclarecer o texto. Não é, se serve para alguma  coisa,  é apenas para enganar o leitor.

No entanto, se você tiver a oportunidade, peça a uma Testemunha de Jeová que leia o texto sem dizer a palavra “outro”. Normalmente, ele terá dificuldade. Além disso, pergunte a ele o que ele acha que o texto está dizendo sem a palavra “outro” adicionado. Será uma discussão interessante.

Basicamente, a teologia das Testemunhas de Jeová afirma que Deus criou Jesus e depois Jesus criou todas as outras coisas.

Isaías, 44:24, “Assim diz o SENHOR, seu Redentor, e aquele que te formou desde o ventre materno, eu, o SENHOR, sou o Criador de todas as coisas, estendendo os céus por Mim mesmo e estendendo a terra sozinho.'”

 

Se a Testemunha de Jeová está correta, então como é possível que o SENHOR (YHWH ou Jeová) estenda os céus por Si mesmo, sozinho (sem nenhuma ajuda), e ainda assim Jesus “a primeira coisa criada” seja aquele que fez isso? Ambas as afirmações  não podem estrem corretas.

A verdade é que Jeová é o nome de Deus. Deus é uma Trindade; e, portanto, Jesus pode ser o criador de todas as coisas; e YHWH pode fazer isso sozinho, pois Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.

Esta é uma demonstração muito simples e direta nas Escrituras de que Jesus é o Senhor Deus em carne. Se Ele não é, então as Testemunhas de Jeová têm uma contradição bíblica em suas mãos.

 

 

  • “A primeira criação de Jeová foi o seu ‘Filho unigênito’ … foi usado por Jeová na criação de todas as outras coisas,” Aid to Bible Understanding, p. 390-391.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia