Ateismo

Cristianismo e a Ciência

Por Matt Slick 

A ciência é o ramo de estudo que busca observar, descobrir e entender a natureza e os princípios que governam nosso universo, nosso mundo e nós mesmos. O resultado desse processo é uma categorização sistemática do conhecimento com o objetivo de prever e manipular eventos de acordo com as leis naturais descobertas. 

A ciência moldou nossas vidas dramaticamente. Por causa da ciência, agora temos um grande conhecimento médico. Podemos viajar em jatos, automóveis e trens por grandes distâncias. Podemos aproveitar rios, prever tempestades e usar o poder do átomo. Ao pegar um telefone, podemos conversar com quase qualquer pessoa no mundo. Podemos ver em qualquer lugar do planeta via televisão e até olhar a superfície da lua e de Marte. Como um gigantesco portão de inundação que foi aberto, o que está fluindo através de suas portas é uma maravilhosa tecnologia de ajuda, avanços, entretenimento, diversão, segurança, perguntas respondidas e esperança. Não devemos mais cultivar a terra com nossas mãos, estar sujeito aos caprichos da natureza, ou e ficar totalmente desamparado durante os períodos de doença. De fato, a ciência se tornou para muitos um novo deus. 

Antes do tempo em que a ciência era procurada para obter explicações sobre o desconhecido, a humanidade se voltava para a religião. A história está cheia de estórias, escritos e a influência de crenças religiosas em sociedades inteiras. Templos dedicados a vários deuses estão em todo o mundo. Embora a ciência não tenha substituído a religião em todas as áreas, ela oferece uma razão intelectualmente justificável para negar a soberania de Deus. A evolução é um bom exemplo. 

Quando uma sociedade é impotente para controlar seu futuro e é vulnerável aos elementos da natureza, ela se volta para o que está no controle dessas coisas: deus/deuses

Em todos os sistemas religiosos, as orações são oferecidas na esperança de apaziguar e convencer um deus ou deuses a ajudar em momentos de necessidade. Mas agora que podemos fornecer irrigação para substituir a chuva, remédios para curar doenças, armas para proteger nossos lares e televisão para embotar nossas mentes e corações, a necessidade de uma divindade para orar deu lugar à necessidade de obter dinheiro para obter os benefícios da tecnologia: conforto, lazer e segurança. O mundo oferece um novo tipo de religião: a ciência. Os cientistas são seus sacerdotes e a população em geral é a congregação. 

 O que isso significa para um cristão? 

Para o cristão, a ciência é apenas o ramo da descoberta que categoriza, descobre e utiliza o conhecimento tecido no universo por um Criador Soberano, Todo-Poderoso e Onisciente. A ciência não é o fim de todas as coisas, mas apenas um dos meios pelos quais o homem pode glorificar a Deus. Isso ocorre porque Deus é o criador de tudo o que existe. Ele escondeu os tesouros de sua glória no próprio universo em que existimos. O poder no átomo, energia, massa, tempo, etc. são todas criações de Deus e, portanto, sob sua autoridade. Quanto mais o cristão aprende sobre essas coisas, mais ele pode glorificar a Deus. A ciência deve ser subserviente a Ele, e não o contrário. A ciência não é o substituto de Deus. Todo cristão deveria saber disso. 

A Bíblia e a ciência discordam? 

Onde outras cosmologias encontradas nas religiões têm o mundo nas costas das tartarugas, ou a terra é o resultado de uma luta entre deuses, a revelação bíblica é bastante consistente com a ciência. Isso não quer dizer que a Bíblia seja justificada pela ciência; ao contrário, é a ciência que é justificada pela Bíblia. Considere o seguinte: (nota: todas as cotações são da NVI) 

A Forma Redonda da Terra - “Ele se senta entronizado acima do círculo da terra, e seu povo é como gafanhotos. Ele estende os céus como um dossel e os espalha como uma tenda para morar” ( Isaías 40:22 ). 

A Terra está suspensa no nada - “Ele espalha os céus do norte sobre o espaço vazio; ele suspende a Terra sobre o nada” ( Jó 26: 7 ). 

As Estrelas são Inumeráveis ​​- “Ele o levou para fora e disse:” Olhe para os céus e conte as estrelas – se é que você pode contá-las. “Então ele lhe disse:” Assim será sua descendência “ ( Gênesis 15:5 ). 

A Existência de Vales nos Mares - “Os vales do mar foram expostos e os fundamentos da terra foram expostos à repreensão do Senhor, ao sopro das suas narinas” ( 2 Samuel 22:16 ). 

A Existência de Nascentes e Fontes nos Mares “No sexagésimo sexto ano de vida de Noé, no décimo sétimo dia do segundo mês – naquele dia todas as fontes do grande abismo e as comportas dos céus foram abertos “ ( Gênesis 7:11 ). Veja também Gênesis 8: 2 ; Pv. 8:28 . 

A Existência de Caminhos de Água (Correntes do Oceano) nos Mares - “Ó Senhor, nosso Senhor, quão majestoso é o seu nome em toda a terra! … Quando considero seus céus, o trabalho de seus dedos, a lua e os estrelas que você pôs em prática … Você o fez governar sobre as obras de suas mãos; você colocou tudo sob os pés dele … os pássaros do ar e os peixes do mar, tudo que nadam os caminhos dos mares “ ( Salmo 8: 1 , 3 , 6 , 8 ). 

O Ciclo Hidrológico - “Ele envolve as águas em suas nuvens, mas as nuvens não rebentam sob seu peso” ( Jó 26: 8 );  ”Ele tira as gotas de água, que destilam como a chuva nas correntes; as nuvens derramam sua umidade e chuvas abundantes caem sobre a humanidade” ( Jó 36: 27-28 ); ”O vento sopra para o sul e vira para o norte; dá voltas e mais voltas, sempre retornando ao seu curso. Todos os córregos fluem para o mar, mas o mar nunca está cheio. novamente “ ( Eclesiastes 1: 6-7 ). 

O conceito de entropia -  Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados“ ( Salmo 102: 25-26 ). 

A natureza da saúde, saneamento e doença – A lista desta seção é muito grande para esta página. Mas as referências das escrituras são os capítulos 12 a 14 de Levítico. 

 Só existe um Deus 

Os cristãos precisam ter cuidado para não deixar a ciência usurpar o lugar da autoridade e da honra que pertencem somente a Deus. Se você é cristão, precisa ter em mente que somente Deus é o Senhor e que Ele colocou o universo aqui. Estamos aqui para ele, para que possamos glorificá-lo e desfrutá-lo para sempre ( Co. 1: 9 ). Não há Deus, mas um ( Isaías 44: 6 , 8 ). Mas . . .  

Você vê a ciência como sua esperança, sua segurança e sua rede de proteção? Você vai a Deus somente depois que a ciência lhe falhou, somente depois que o remédio não funciona ou somente depois que seus confortos estão ameaçados? A televisão é um ídolo ao qual você sacrifica seu tempo e energia? Os prazeres oferecidos pela tecnologia, que são os filhos da ciência, são os frutos que você busca mais do que Deus? Quanto da sua dependência de Deus foi substituído pela sua dependência das coisas? 

A ciência é a criação de Deus e Deus é o Soberano de todos. 

 

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia