Doutrinas CristãsUniversalismo

O Inferno é Eterno?

O ensino de que existe um inferno eterno no qual hordas da humanidade sofrerão o castigo eterno para muitos é uma doutrina difícil de aceitar. Ouvimos muito sobre o amor infinito de Deus e como Ele deseja que todos os homens sejam salvos (1 Timóteo 2:4). No entanto, aqueles que desenvolvem suas teologias com base no lado “gentil” de Deus o fazem com uma imagem incompleta. Deus não é apenas amoroso (1 João 4:8-10), gracioso (Êxodo 33:19 ;1 Pedro 2:3) e misericordioso (Êxodo 34:6; Salmo 67:1; Tiago 5:11), mas Ele também é santo (Isaías 6:3 ; Apocalipse 4: 8), justo (Neemias 9: 32-33 ; 2 Ts. 1: 6), e odeia o pecado (Salmos 5:5-6; Hab. 1:13). Deus pune o pecador (Jr. 50:31; Ezequiel 44:12; Mat. 25:46 ; 2 Ts. 1: 9; 2 Pe. 2: 9; Hb. 10:29).

A Bíblia ensina que existe um inferno de fogo, um lugar sobre o qual Jesus alertou as pessoas.

“E se a tua mão ou o teu pé te fizerem tropeçar, corta-o e lança-o de ti; é melhor para ti entrar na vida aleijado ou coxo, do que tendo duas mãos ou dois pés, e ser lançado no fogo eterno, “(Mt. 18:8). 1

O fogo eterno é real. Jesus disse que sim. Na verdade, Jesus falou muito sobre o inferno. É disso que Jesus veio aqui para nos salvar.

Haverá um Dia do Juízo, quando todas as pessoas enfrentarão Deus. Aqueles que não forem cobertos pelo sacrifício de Jesus na Cruz serão lançados no inferno, onde sofrerão o castigo eterno. “E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna” (Mt. 25:46). Neste versículo, a mesma palavra “eterno” é usada para descrever a punição dos ímpios, bem como a vida eterna do crente. A punição é infinita, assim como a vida eterna do crente. É por isso que o evangelho (1 Co.15:1-4) é tão importante, porque salva as pessoas da condenação eterna:

  • “Agora vos faço saber, irmãos, o evangelho que vos anunciei, o qual também recebestes, no qual também estais, 2pelo qual também sois salvos, se guardardes a palavra que vos preguei, a menos que Vós crestes em vão. 3 Pois vos entreguei em primeiro lugar o que também recebi, que Cristo morreu por nossos pecados segundo as Escrituras, 4 e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo a Escrituras, “
  • “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida” (João 5:24). .

A seguir estão alguns versículos que mostram a eternidade do inferno e do castigo. Deus usa frases diferentes para descrever a mesma coisa.

  • “E eles pagarão o preço da destruição eterna, longe da presença do Senhor e da glória do Seu poder” (2 Ts. 1:9).
  • “Assim como Sodoma e Gomorra e as cidades ao seu redor, visto que, da mesma forma que estes, se entregaram à imoralidade grosseira e foram atrás de carne estranha, são exibidas como um exemplo, ao serem submetidas ao castigo do fogo eterno” (Judas 7).
  • Esses homens são aqueles que são recifes escondidos em suas festas de amor, quando festejam com você sem medo, cuidando de si mesmos; nuvens sem água, levadas pelos ventos; árvores de outono sem frutos, duplamente mortas, arrancadas; 13ondas furiosas do mar, lançando como espuma a sua própria vergonha; estrelas errantes, para as quais a escuridão negra foi reservada para sempre “Judas 12-13).

É “para todo o sempre” sem fim?

A frase “para todo o sempre” é usada tanto para descrever o valor eterno de Deus quanto para a duração da condenação eterna. A mesma frase grega é usada em cada um dos versículos da tabela abaixo.

Para todo o sempre

aionas ton aionon
“eras dos séculos”

         Eterno – sem fim
“Agora, ao Rei eterno, imortal, invisível, o único Deus, seja honra e glória para todo o sempre, Amém” (1 Timóteo 1:17).“… Àquele que está assentado no trono, e ao Cordeiro, seja bênção e honra e glória e domínio para todo o sempre” (Apocalipse 5:13).

          Danação Eterna
“E pela segunda vez eles disseram:” Aleluia! Sua fumaça sobe para todo o sempre“(Ap 19: 3).

“E o diabo que os enganava foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde também estão a besta e o falso profeta; e serão atormentados dia e noite para todo o sempre” (Apocalipse 20:10).

A frase grega aionas ton aionon, que é traduzida “para todo o sempre”, ocorre 18 vezes no Novo Testamento grego. Em 17 deles, a frase significa sem fim, estendendo-se ao infinito. Em Apocalipse 19:3, a frase é usada para descrever a destruição da grande prostituta da Babilônia (Apocalipse 17: 1, 4) cuja fumaça sobe para todo o sempre. Também é eterno e significa o início do julgamento eterno que virá sobre ela.

Também vale a pena examinar Ap. 14:11, “E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm descanso dia e noite, os que adoram a besta e a sua imagem e os que recebem a marca do seu nome. “

O grego em Apocalipse 14:11 é apenas ligeiramente diferente. Na tabela acima, “para todo o sempre” é traduzido do grego, aionas ton aionon, que significa literalmente “eras sobre as eras”. Em Apocalipse 20:10, o grego é aionas aionon que significa literalmente “idades de idades”. Neste último caso, a única palavra grega “do” está faltando. Mas não é necessário e não muda o significado do texto. Portanto, a escritura ensina que a fumaça de seu tormento sobe para sempre, sem fim.

Fogo inextinguível

Alguns acreditam que o fogo do inferno é simbólico e / ou temporal. Mas os versículos a seguir mostram que não.

Mt. 3:12 diz: “E o seu garfo de joeirar está na sua mão, e ele limpará totalmente a sua eira; e ajuntará o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo inextinguível.” (Veja também Lucas 3:17.)

Marcos 9:43 diz: “E se a tua mão te faz tropeçar, corta-a; é melhor para ti entrar na vida aleijado, do que ter as duas mãos, ir para o inferno, para o fogo inextinguível.” A palavra “insaciável” é amianto no grego. De acordo com o léxico do Enhanced Strong, significa “insaciável, o fogo eterno do inferno para punir os condenados”.

As seguintes citações são de dicionários e léxicos gregos. Eles mostram que a palavra “insaciável”, que é amianto no grego, (que ocorre apenas em Mt.3:12, Lucas 3:17 e Marcos 9:43 ) significa insaciável, sem fim.

  • ” insaciável, inextinguível” 2
  • não extinto” 3
  • pertencente a um fogo que não pode ser apagado” – “inextinguível”. 4
  • “insaciável” 5
  • que não pode ser apagado” 6
  • inextinguível” 7

O inferno é eterno? Sim, ele é. Seus fogos são sem fim? Sim, eles estão. É uma doutrina agradável de discutir? Na verdade, não, mas, o inferno é real. Este é mais um motivo para pregar o evangelho. Jesus disse,

“E se a tua mão ou o teu pé te fizerem tropeçar, corta-o e lança-o de ti; é melhor para ti entrar na vida aleijado ou coxo, do que tendo duas mãos ou dois pés, para ser lançado no fogo eterno, “(Mateus 18:8).

  • 1Todas as citações das escrituras são traduzidas da NASB.
  • 2Liddell, HG e Scott, Abridged Greek-English Lexicon, Oxford: Oxford University Press, 1992. Disponível Online: Logos Library System.
  • 3 -Vine, WE, Dicionário Expositivo de Vine de Palavras do Antigo e do Novo Testamento, Grand Rapids, MI: Fleming H. Revell, 1981. Disponível: Logos Library System
  • 4 -Louw, JP e Eugene A. Nida, Greek-English Lexicon of the New Testament: Based on Semantic Domains, New York: United Bible Societies, 1989.
  • 5Enhanced Strong’s Lexicon, Oak Harbor, WA: Logos Research Systems, 1995. Disponível: Logos Library System.
  • 6Wigram-Green, The New Englishman’s Greek Concordance and Lexicon, Peabody MA: Hendrikson Publishers, 1982, p. 771.
  • 7Arndt, WA, F. Wilbur Gingrich, Léxico Grego-Inglês do Novo Testamento e Outra Literatura Cristã Primitiva, 2ª ed., Chicago: University of Chicago Press, 1979, p. 114

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia