Homosexualidade

Pode um homossexual praticante ser salvo?

Por Matt Slick

Se “praticar a homossexualidade” significa uma pessoa que aprova abertamente a homossexualidade e está envolvida nela, essa pessoa pode ser salva? Sim e não.

Sim, porque qualquer pecador tem o potencial de ser salvo. Por outro lado, se a pessoa professa ser cristã e ainda pratica a homossexualidade, ela não será salva.  1 João 2: 4 diz:

“Quem diz: ‘Eu o conheci’, e não guarda Seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.”

Assim, um homossexual pode ser salvo, mas uma vez salvo, o Espírito de Deus fará com que essa pessoa se arrependa do pecado da homossexualidade. Se uma pessoa continuar praticando a homossexualidade sem arrependimentos, promovendo-a etc., essa pessoa não estará demonstrando evidências de regeneração.

Mas, novamente, uma pessoa pode ser salva, e recair na homossexualidade, ser condenada pelo Espírito de pecar e, procurar se libertar deste pecado. Então, tecnicamente, nesse último sentido, ele poderia ser salva e ser homossexual – não como um estilo de vida, mas como uma luta contra seu pecado. Seria como um viciado em drogas se tornar cristão e ainda estar viciado em drogas. Ele lutaria contra isso, mas ainda teria o desejo de se drogar.

Eu diria que uma pessoa que professou a Cristo e está lutando contra o pecado está demonstrando evidência de regeneração. Lembre-se, muitas pessoas que se tornam cristãs ainda lutam com muitos de seus pecados antigos. Até Paulo lutou:

“Pois o bem que desejo, não faço; mas pratico o mal que não desejo” ( Rm. 7:19 ).

Não somos perfeitos e devemos lembrar-nos de ser gentis com os outros, especialmente quando eles estão presos em um pecado antigo, querem se arrepender e estão tentando obter vitória sobre ele. É quando a graça é necessária, não a lei. Mas, é claro, nunca devemos encorajar ou desculpar o pecado de uma pessoa. Devemos orar para que eles alcancem a vitória completa.

Agora, alguns cristãos afirmam que, uma vez que você seja salvo, você deve automaticamente ter vitória sobre todos os seus pecados. Esse é um fardo infeliz que eles colocam para muitos cristãos, porque a “perfeição” se torna o padrão para medir se são ou não cristãos. Isso pode fazer as pessoas duvidarem de sua salvação. Embora seja verdade que temos vitória em muitas áreas quando somos salvos, também é verdade que ainda lutamos com muitos de nossos antigos pecados. Certamente, nunca é bom seguirmos pecando ( Rm. 6: 1-2 ).

Devemos sempre lutar pela santidade. Mas o fato é que, como Paulo, às vezes fazemos as coisas que não queremos e não fazemos o que deveríamos. É a nossa luta contra o pecado que demonstra que somos regenerados, pois estamos buscando ser santos, como Deus é santo ( 1 Pedro.)

 

Finalmente, nenhuma pessoa morta luta pela vida. Somente aqueles que estão vivos lutam. Da mesma forma, os mortos em pecado, os não regenerados, não lutam contra seus pecados. Os cristãos o fazem.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia