Espírito Santo

Por que o Espírito Santo desceu como uma pomba durante o batismo de Jesus?

Todos os quatro evangelhos relatam que, quando Jesus foi batizado por João Batista, o Espírito Santo desceu sobre Jesus na forma visível de uma pomba (Mateus 3:16, Marcos 1:10, Lucas 3:22, João 1:32). Este evento é tão familiar para a maioria dos cristãos que a pomba se tornou um símbolo reconhecido para a pessoa ou presença do Espírito Santo.

 No entanto, se pararmos para perguntar “por que uma pomba?” a resposta não é totalmente óbvia. De fato, mesmo na igreja antiga, alguns falsos mestres exploraram isso para elaborar um sistema de numerologia usando as letras da palavra grega para “pomba” para alegar que Deus escolheu esta imagem para promover enigmaticamente seu ensino esotérico. Embora tais alegações sejam obviamente absurdas, ficamos com a pergunta: por que Deus escolheu que o Espírito Santo aparecesse como, de todas as coisas, uma pomba? A Bíblia nunca nos diz a resposta diretamente, mas tanto a Escritura quanto a história fornecem algumas razões possíveis que valem a pena considerar.

Um símbolo de inocência e pureza?

A maioria das pessoas assume que a pomba era um símbolo de algo como paz, gentileza ou inocência. Certamente significa essas coisas em nossa cultura. Mas há alguma evidência de que os judeus do primeiro século que estavam presentes neste evento teriam entendido a imagem de uma pomba dessa forma? E se eles entendessem, o que isso implicaria sobre Jesus?

Há, de fato, alguma evidência nos próprios evangelhos de que uma pomba poderia simbolizar pureza ou inocência. Mais adiante em seu evangelho, Mateus relata Jesus instruindo Seus discípulos a “serem astutos como serpentes e inocentes como pombas” (Mateus 10:16). Pombas também são destacadas como animais de sacrifício em todos os quatro evangelhos (Mateus 21:12, Marcos 11:15, Lucas 2:24, João 2:14, 16), implicando seu status representativo como um animal “limpo”, puro e aceitável para sacrifício. E este pode, de fato, ser o ponto. Talvez o Espírito Santo tenha descido sobre Jesus na forma de uma pomba como um símbolo de Sua inocência e pureza sem pecado, testemunhando Sua dignidade de ser o sacrifício de uma vez por todas e de suportar os pecados da humanidade.

A princípio, isso pode parecer um exagero, mas é concebível que seja isso que os escritores do evangelho tinham em mente. Afinal, no evangelho de João, João Batista conta a história do Espírito Santo descendo como uma pomba no batismo de Jesus para explicar sua declaração: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29). E cada um dos outros três evangelhos segue seu relato do batismo de Jesus imediatamente com o Espírito levando Jesus ao deserto para ser tentado por Satanás (e para superar essas tentações sem pecado). Talvez a mensagem fosse a mesma que o autor de Hebreus escreveria mais tarde:

“Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que penetrou os céus, Jesus, Filho de Deus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Portanto, aproximemo-nos confiadamente do trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos em ocasião oportuna,” (Hebreus 4:14-16).

As pessoas reunidas no Jordão para receber o batismo de João estavam respondendo ao chamado para se arrepender e buscar a purificação do Senhor. Seria um contexto adequado para a declaração de que Jesus é o puro e sem pecado que realmente concederia essa purificação. Esta explicação é consistente com o contexto imediato, bem como com o ensino mais amplo do Novo Testamento. No entanto, há evidências históricas de que os judeus presentes ali podem ter visto algo diferente (ou pelo menos algo mais) na imagem da pomba.

A pomba e Israel

Os judeus antigos frequentemente viam a pomba como um símbolo do povo de Israel. Essa tradição não é diretamente atestada no Novo Testamento, mas provavelmente remonta pelo menos a essa época, como a encontramos em um livro apócrifo judaico do final do primeiro século, frequentemente conhecido como 4 Esdras:

“e de todas as aves que foram criadas, você nomeou para si uma pomba, e de todos os rebanhos que foram feitos, você providenciou para si uma ovelha, e de toda a multidão de povos você obteve para si um povo; e a este povo, a quem você amou, você deu a lei que é aprovada por todos.” (4 Esdras 5:27) 2

Com base em fontes rabínicas posteriores (que foram escritas séculos depois do tempo do Novo Testamento e devem sempre ser usadas com cautela ao tentar determinar o que os judeus do primeiro século acreditavam), essa tradição parece ter sido derivada principalmente de duas passagens do Antigo Testamento. A primeira delas é o Salmo 68:14. Por exemplo, o Talmude Babilônico relata várias vezes:

“O que há de diferente em uma pomba… A Gemara responde: Porque a comunidade de Israel é comparada a uma pomba, como está escrito: ‘As asas de uma pomba, cobertas de prata, e suas penas com o brilho do ouro’ (Salmos 68:14).” 3

O Targum (ou paráfrase aramaica interpretativa) do Salmo afirma esta interpretação, e também é encontrada em outras partes da literatura rabínica. 4Esta conexão entre a pomba e Israel é reforçada pela interpretação alegórica comum de Cântico dos Cânticos, que vê o livro como um símbolo do relacionamento de aliança entre Deus e Seu povo. Em Cântico dos Cânticos, o amado é frequentemente chamado de “minha pomba” (Cântico dos Cânticos 2:14, 5:2, 6:9). A literatura rabínica interpreta isso como uma referência a Israel, 5e assim, novamente, vê a pomba como o símbolo do povo da aliança.

Se esta tradição estivesse presente nas mentes dos judeus que testemunharam o batismo de Jesus, eles podem ter visto a pomba celestial descendo sobre Cristo como “o reconhecimento de Jesus como o israelita ideal, o representante do seu povo”. 6Isso apontaria para Jesus como o Messias (mais sobre isso abaixo) e também talvez para Sua função sacerdotal. De fato, se deixarmos as tradições rabínicas falarem mais, é interessante ver algumas das razões que os sábios judeus ofereceram para o porquê esses textos do Antigo Testamento escolheram a imagem de uma pomba para Israel. No Midrash Tanchuma, lemos:

“Todas as outras aves se movem convulsivamente enquanto são abatidas, mas somente a pomba estica seu pescoço. Da mesma forma, nenhuma nação no mundo, exceto Israel, permite ser destruída para santificar Seu nome” 7

E:

“Assim como a pomba trouxe luz ao mundo (ao trazer uma folha de oliveira para Noé), assim você, que é comparado a uma pomba, deve trazer azeite de oliva e acender lâmpadas diante de Mim.” 8

Assim, pelo menos nas mentes dos rabinos judeus posteriores, a pomba simbolizava tanto a disposição de se oferecer para morrer quanto um papel de trazer luz ao mundo por meio do serviço sacerdotal. Se algo como essas tradições remonta ao tempo dos evangelhos (e não posso enfatizar o suficiente que esse é um grande se), o símbolo da pomba teria representado ricamente muito sobre quem Jesus era e o que ele veio fazer. E, no entanto, até agora, essas tradições apontam amplamente para o mesmo significado essencial que já vimos na definição mais simples oferecida originalmente: a imagem da pomba apontava para Jesus como o sacrifício puro e inocente, digno sumo sacerdote que poderia tirar os pecados do povo.

“Desce como uma pomba” e o trono real

Talvez haja mais uma camada nessa tradição que vale a pena mencionar brevemente. Como um símbolo para Israel em geral, a pomba também se tornou conectada com tradições relacionadas à linhagem real de Davi e à promessa do Messias. Um bom exemplo disso é a tradição do trono de Salomão. Existem várias versões disso com pequenas variações entre elas, mas a história conta que Salomão tinha um trono real ornamentado, e naquele trono, havia uma pomba segurando um falcão representando o tempo prometido quando Deus entregaria as nações a Israel9 (ou seja, a era messiânica). Algumas versões também têm a pomba colocando a coroa na cabeça do rei e/ou o rolo da Lei de Moisés em sua mão. Assim, a descida de uma pomba do céu para pousar sobre Jesus pode ter evocado imagens culturais dos reis davídicos coroados por uma pomba, a pomba que agarrou o falcão das nações. Em outras palavras, pode ter apontado para um reconhecimento divino do céu de que este Jesus era o Messias que traria as promessas de Deus.

Isso combinaria bem com uma voz do céu clamando “Tu és meu Filho amado” (Marcos 1:11,Lucas 3:22), o que inevitavelmente teria trazido à mente a profecia messiânica do Salmo 2:10 .

“Certamente contarei o decreto do Senhor: Ele me disse: ‘Tu és meu Filho, hoje eu te gerei. ‘Pede-me, e eu certamente te darei as nações por herança, e os confins da terra por tua possessão,” (Salmo 2:7-8).

Assim, a descida do Espírito como uma pomba pode ter sido uma afirmação culturalmente significativa de Jesus como rei Messias! De fato, uma fonte midráshica parece indicar que a própria criação estava apontando para esse momento. Genesis Rabbah oferece várias interpretações rabínicas de Gênesis 1:2, que diz:

“A terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas” (Gênesis 1:2).

De acordo com Genesis Rabbah, Simeon ben Lakish (um rabino, reconhecidamente, depois do tempo do Novo Testamento) interpretou este versículo como uma profecia enigmática de uma sucessão de reinos. Sem forma (Babilônia), vazio (medos/persas), escuridão (Grécia) e “a superfície do abismo” (“este estado perverso”, presumivelmente Roma). Ele então disse que o Espírito de Deus pairando é “o Espírito do Messias”, e as águas simbolizam o arrependimento. Genesis Rabbah então relata o testemunho separado de Simeon ben Zoma, que apontou que o Espírito não soprou nas águas, mas sim pairou sobre elas, “como um pássaro voando e batendo suas asas”.11 (Um relato semelhante das palavras de Simeon ben Zoma é encontrado no Talmude Babilônico.12)

Curiosamente, o esquema de Simeon ben Lakish está claramente aludindo a Daniel 7 e à visão das quatro bestas seguidas pelo “Filho do Homem”, um título que Jesus usou para Si mesmo frequentemente. Se juntarmos as duas tradições (como o coletor de Gênesis Rabá fez), vemos o Espírito do Messias pairando sobre as águas do arrependimento como um pássaro batendo suas asas. Isso soa muito como a cena do batismo de Jesus! Este último exemplo é tardio demais para ter qualquer relevância direta aos detalhes de como exatamente os judeus da época de Jesus entendiam o Espírito Santo descendo como uma pomba, mas ilustra a quão rica em significado essa cena pode ter sido para aquelas antigas testemunhas oculares judaicas.

Conclusão

Os escritores do Novo Testamento entenderam claramente a pomba como um animal sacrificial limpo que poderia simbolizar pureza e inocência, e isso pode ser suficiente para explicar por que o Espírito Santo escolheu essa imagem no batismo de Jesus. Pelo menos um documento judaico não bíblico do primeiro século fornece evidências de que o símbolo da pomba pode ter carregado significado adicional para os judeus daquela época, e escritos judaicos posteriores expõem essa possibilidade. Isso pode indicar que a imagem da pomba descendo forneceu um testemunho ainda mais rico de Jesus para o público original.

No entanto, isso é muito material para simplesmente assumir sem nenhuma declaração clara do Novo Testamento para implicar sua relevância. A grande maioria dessas tradições é atestada apenas em documentos escritos séculos depois dos evangelhos e muitas vezes são até mesmo atribuídas a rabinos que viveram em uma data posterior. Não devemos contrabandear acriticamente todo esse material para nossa compreensão do Novo Testamento. Esse não é o ponto aqui. Certamente, pelo menos algumas, se não todas, essas ideias rabínicas ainda não existiam quando Jesus foi batizado, e a escolha de Deus de ter o Espírito Santo aparecendo como uma pomba pode não aludir a nenhuma delas. Mas por meio de um estudo como este, vemos que a pomba era na verdade um símbolo muito rico para o povo judeu.

Quando o Espírito Santo desceu sobre Jesus especificamente como uma pomba, obviamente apontou para quem Jesus era como o Messias. Temos boas razões para pensar que isso falava de Seu papel sacrificial e sacerdotal e algumas evidências de que também O identificou como o rei davídico. É interessante que, com o tempo, à medida que tradições posteriores se desenvolveram na comunidade judaica não cristã, essas tradições parecem, irônica e involuntariamente, enfatizar ainda mais a potência do testemunho celestial no batismo de Jesus sobre quem Cristo realmente é.

References

References
1 Noted in an ancient Christian treatise often (though likely incorrectly) attributed to Tertullian: Against All Heresies, Chapter 5, https://ccel.org/ccel/tertullian/against_all_heresies/anf03.v.xi.v.html (Accessed 11/22/2021)
2 This book is also known as 2 Esdras in some translations
3 Babylonian Talmud, Berakhot 53b https://www.sefaria.org/Berakhot.53b?lang=bi (Accessed 11/20/2021), see also Shabbat 130a https://www.sefaria.org/Shabbat.130a.17?lang=bi (Accessed 11/20/2021) and Shabbat 49a https://www.sefaria.org/Shabbat.49a.6-8?lang=bi (Accessed 11/20/2021)
4 For example, in the Babylonian Talmud, see Gittin 45a, Sanhedrin 95a, Sotah 11b which also claim the dove as an image for the Jewish people based on the same Psalm.
5 See, for example, Bamidbar Rabbah 4, Shir HaShirim Rabbah 2, Midrash Tanchuma: Kedoshim 12, etc.
6 Marvin R. Vincent, Vincent’s Word Studies of the New Testament, Vol. 1 (Macdonald Publishing Company, 1887) 27
7 Midrash Tanchuma, Tetzaveh 5 https://www.sefaria.org/Midrash_Tanchuma%2C_Tetzaveh.5.5?ven=Midrash_Tanhuma-Yelammedenu,_trans._Samuel_A._Berman&lang=bi&with=all&lang2=en (Accessed 11/20/2021)
8 Ibid
9 For example, see Targum Sheni, Chapter 1. The translation of Bernard Grossfeld in “The Aramaic Bible, Volume 18: The Two Targums of Esther” (Liturgical Press, 1991) also contains notes documenting numerous instances of similar traditions in other rabbinic literature
10 For a separate discussion of early Christian writers and scribes who made this very connection (and of modern critics who exploit them to attack the New Testament), see our article: Did Early Christians Change the Words of Luke 3:22?
11 Genesis Rabbah 2:4, quotes here are from the translation of Dr. H. Freedman, Midrash Rabbah: Volume 1, third impression (The Soncing Press, 1961) 17-18, https://archive.org/details/RabbaGenesis/page/n63/mode/2up?view=theater (Accessed 11-20-2021)
12 Chagigah 15a https://www.sefaria.org/Chagigah.15a.3?lang=bi (Accessed 11/21/2021)

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia