Espírito Santo

Quem é o Espírito Santo?

O Espírito Santo é o Espírito de Deus, a terceira pessoa da Trindade. Junto com o Pai e o Filho, o Espírito Santo é o único Deus vivo e verdadeiro. A Bíblia tem muito a dizer sobre a pessoa e a obra do Espírito Santo. Aqui resumiremos apenas alguns dos pontos principais:

O Espírito Santo é YHWH

Em primeiro lugar, devemos ter claro que o Espírito Santo é YHWH (Yahweh, Jeová, o SENHOR). Ele é o Deus verdadeiro e vivo. YHWH (o nome pessoal do único Deus em toda a existência) existe em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Para a maioria das pessoas, é incontroverso que o Pai é YHWH (embora passagens como o Salmo 110 tornem isso explícito para aqueles que duvidam). O Novo Testamento também deixa repetidamente claro que o Filho é YHWH . No entanto, existem passagens que também identificam o Espírito Santo como YHWH. Por exemplo:

Portanto, assim diz o Espírito Santo: Assim como proclama o Espírito Santo: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como ocorreu na rebelião, durante o tempo da provação no deserto, onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, ainda que, durante quarenta anos, tenham contemplado as minhas obras. Por esse motivo, me indignei contra essa geração e declarei: O coração destes está sempre se desviando, e não reconheceram os meus caminhos. Sendo assim, jurei na minha ira: Estes jamais entrarão no meu descanso”. (Hebreus 3:7-11).

O autor de Hebreus é bastante explícito ao dizer que a pessoa que pronunciou estas palavras foi o Espírito Santo, no entanto, estas são as palavras do Deus de Israel, a quem eles testaram no deserto e que não os deixou entrar no Seu descanso. Em outras palavras, estas são as palavras do SENHOR, de Jeová, de YHWH. Assim, o Espírito Santo é o SENHOR! Paulo diz explicitamente o mesmo:

Ora, o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade” (2 Coríntios 3:17).

Da mesma forma, o Espírito Santo é identificado com o único Deus de muitas outras maneiras. Por exemplo, mentir para o Espírito Santo é usado como sinônimo de mentir para Deus:

Mas Pedro disse: ‘Ananias, por que Satanás encheu o seu coração para mentir ao Espírito Santo e reter parte do preço da terra? Embora não tenha sido vendido, não permaneceu seu? E depois que foi vendido, não ficou sob seu controle? Por que você concebeu esta ação em seu coração? Você não mentiu para os homens, mas para Deus.” (Atos 5:3-4 .

Assim, quando perguntamos “quem é o Espírito Santo?”, a resposta é que Ele é o SENHOR Deus! Ele é YHWH! Ele é a terceira pessoa da Trindade.

O Espírito Santo é Pessoal

 Muitas pessoas falam do Espírito Santo como “isso” e pensam Nele mais como um poder ou força que se estende de Deus do que como uma pessoa consciente. No entanto, nas passagens citadas acima, já vimos que o Espírito fala, pode ser testado, faz obras, fica irado, etc. (veja Hebreus 3:7-11), que são todas qualidades inerentemente pessoais. Da mesma forma, lemos que se pode mentir para o Espírito Santo (veja Atos 5:3).

Não se pode mentir para uma força impessoal como a gravidade ou a eletricidade, nem para alguma motivação ou entusiasmo interior dado por Deus. Você não mente para um “isso”, você mente para um “quem”. Assim, muitos dos mesmos textos que nos mostram que o Espírito Santo é o único Deus verdadeiro também deixam claro que o Espírito Santo é uma pessoa. Outros textos confirmam isso, como a discussão de Jesus sobre o Espírito Santo como nosso ajudador enviado para nos ensinar (João 14:16-17, 26, 16:13), ou lugares onde se diz que o Espírito Santo experimenta emoções pessoais como tristeza. (Isaías 63:10, Efésios 4:30).

O Espírito é Criador

 Muitas vezes pensamos em Deus Pai como Criador, e Ele é! Da mesma forma, lembramos de textos como João 1:1-3 e Colossenses 1:16 que nos dizem que Deus, o Filho, criou todas as coisas, e assim o fez! No entanto, desde o início, as Escrituras também nos falam do papel do Espírito Santo na Criação:

No princípio Deus criou os céus e a terra. A terra era informe e vazia, e as trevas cobriam a superfície do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a superfície das águas” (Gênesis 1:1-2).

Os Salmos louvam a Deus pelos atos criativos do Espírito Santo:

“Ó Senhor, quantas são as tuas obras! Com sabedoria Tu fizeste todos eles; A terra está cheia dos teus bens… Envias o teu Espírito, eles são criados; E renovas a face da terra” (Salmos 104:24 ,30). A criação foi um ato do Deus Triúno, de modo que todas as três pessoas da Trindade podem ser corretamente chamadas de “criadoras”.

Ele é Deus presente com Seu povo

Jesus prometeu que o Espírito Santo viria para ser nosso Ajudador. Que, através da presença do Espírito Santo, Deus habite com aqueles que são o Seu povo. Jesus disse:

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.” (João 14:16-20).

Na pessoa do Espírito Santo, Deus nos ensina e nos guia em toda a verdade:

“Essas coisas eu falei com você enquanto estava com você. Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, Ele vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos disse.” (João 14:25-26).

O Espírito Santo procede do Pai e testifica do Filho:

“Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, isto é, o Espírito da verdade que procede do Pai, ele dará testemunho de mim” ( João 15:26).

Assim, conhecemos o Deus Trino diretamente através da pessoa do Espírito Santo que está presente com e em todos os que creem no evangelho.

O Espírito Santo convence o mundo do pecado

No entanto, o Espírito também age sobre aqueles que não acreditam. Ele veio não apenas para ajudar o povo de Deus, mas também para convencer o mundo do pecado:

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” (João 16:7-8).

O Espírito Santo é o doador dos dons de Deus

É igualmente o Espírito Santo quem dá dons espirituais ao povo de Deus, distribuindo-os a cada crente como Ele achar adequado para a unidade e edificação de todos:

Agora existem variedades de dons, mas o mesmo Espírito. E existem variedades de ministérios, e o mesmo Senhor. Existem variedades de efeitos, mas o mesmo Deus que opera todas as coisas em todas as pessoas. Mas a cada um é dada a manifestação do Espírito para o bem comum. Porque a um é dada a palavra de sabedoria pelo Espírito, e a outro a palavra de conhecimento segundo o mesmo Espírito; a outro a fé pelo mesmo Espírito, e a outro os dons de curar pelo um Espírito, e a outro a realização de milagres, e a outro a profecia, e a outro a distinção de espíritos, a outro vários tipos de línguas, e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo a cada um individualmente como quer” (1 Coríntios 12:4-11).

O Espírito Santo é o selo das promessas de Deus

Por último, o Espírito Santo habita conosco agora como sinal e selo da promessa do Deus Trino de habitar conosco mais plenamente na era vindoura. Ele serve como penhor das promessas futuras de Deus. Nossa comunhão com o Espírito Santo como uma preciosa prova e antecipação do que está por vir. Paulo escreve:

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” (Efésios 1:13-14).

E novamente diz:

Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, por quem fostes selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30).

Paulo também escreveu aos coríntios:

Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós. Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus, O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.” (2 Coríntios 1:20-22).

Elaborando essas promessas, ele escreveu:

Porque sabemos que, se a tenda terrena que é a nossa casa for derrubada, teremos da parte de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. Porque, de fato, nesta casa gememos, desejando ser revestidos com a nossa morada do céu” (2 Coríntios 5:1-2).

E então anotou:

Ora, quem nos preparou para este propósito foi Deus, que nos deu o Espírito como penhor” (2 Coríntios 5:5).

Assim, ao habitar conosco agora na pessoa do Espírito Santo, Deus sela e garante todas as Suas promessas relativas à nossa vida com Ele para sempre na era vindoura.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia